Programação

QUARTA-FEIRA, 24 de Agosto de 2011
SALÃO NOBRE DA AGRONOMIA
08:30 10:00 Credenciamento
10:00 10:30 Abertura
10:30 11:30 Tutorial
Conjuntos Fuzzy

Neste tutorial, serão apresentadas as noções básicas de conjuntos fuzzy e da álgebra dos conjuntos fuzzy, assim como inferência fuzzy e sistemas fuzzy. Serão analisados exemplos de aplicações.

Profa. Dra. Graçaliz Pereira Dimuro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1980), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é Professora Adjunta do Centro de Ciências Computacionais da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional da FURG, avaliador de cursos de graduação do BASIS do Ministério da Educação e pesquisador nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. É editora associada da Revista TEMA – Tendências em Matemática Aplicada e Computacional, da SBMAC. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Multiagentes e Matemática da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de sistemas multiagentes, processos de decisão em sistemas multiagentes, simulação social, teoria dos domínios, lógica fuzzy e matemática intervalar.
11:30 12:10 Sessão Técnica 1: Conjuntos e Lógica Fuzzy – Parte 1
Probabilidade Fuzzy em Jogos Bayesianos
Tiago C. Asmus, Graçaliz P. Dimuro
Um comparativo entre os algoritmos de Agrupamento de Dados FCM e ckMeans
Rogério R. Vargas, Benjamín C. Bedregal e Eduardo S. Palmeira
12:10 14:00 Almoço
14:00 15:30 Palestra 1
Model-Checking

Verificação de modelos (ou model checking) é uma técnica utilizada quando se quer garantir que um sistema de hardware ou software possui determinada propriedade. Essa técnica é particularmente interessante para sistemas concorrentes, quando as técnicas de teste de software tradicionalmente aplicadas não funcionam. Na verificação de modelos, um sistema é descrito por um modelo finito de estados, gerado a partir de uma linguagem de especificação e as propriedades são especificadas por meio de alguma lógica temporal. O verificador de modelos é um algoritmo que percorre o espaço de estados do modelo, assegurando que em nenhum estado a propriedade especificada é violada; caso isso ocorra, o verificador apresenta um contra-exemplo para a propriedade, correspondente ao traço de execução no sistema que violou a propriedade. A automatização do processo de verificação tem o atrativo de não demandar conhecimentos especializados de provas matemáticas formais; por outro lado, tem a limitação do espaço de estados ter que ser finito. Neste curso veremos diferentes abordagens existentes para a verificação de modelos, ferramentas disponíveis e como elas podem auxiliar na construção de sistemas corretos do ponto de vista de sua especificação.

Profa. Dra. Ana Paula Lüdtke Ferreira

Possui graduação em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa (1993), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). É professora do ensino superior desde Agosto de 1996. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e avaliadora institucional e de cursos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: orientação a objeto, método formais de especificação e verificação de sistemas de software, gramáticas de grafos, modelos de melhoria de processos de software e educação em computação e informática.
15:30 16:00 Coffee-break
16:00 16:40 Sessão Técnica 2: Aplicações de Sistemas Fuzzy
Utilizando Lógica Fuzzy para Avaliar a Qualidade de uma Compra Via Internet
Leonardo M. Rodrigues e Graçaliz Dimuro
Interface Experimental de Fuzificação para o TOPOBO
Mateus Santin, Silvia Botelho, Fernanda Mota, Celso Rodrigues e Graçaliz Dimuro.
16:45 17:40 Sessão Técnica 3: Modelagem e Desenvolvimento de Software
Um Modelo de Simulador para Ambientes de Desenvolvimento de Processos de Software Utilizando a Análise da Sensibilidade
Juliano Dertzbacher, Abraham Sousa, Ivan Tierno e Daltro J. Nunes
Utilizando Gramática de Grafos para o Desenvolvimento de Sistemas Embarcados Baseado em Modelos UML
Nícolas Bisi, Vinicius Pazzini, Luciana Foss, Simone Costa e Lisane Brisolara
Mônadas em Java (trabalho resumido)
Rafael L. Bandeira, Andre R. Du Bois, Mauricio Pilla e Juliana K. Vizzotto

 

QUINTA-FEIRA, 25 de Agosto de 2011
SALÃO NOBRE DA AGRONOMIA
08:30 09:30 Palestra 2
Modelos de Computação: uma abordagem sistêmica

Inicialmente, analisam-se os modelos da Teoria da Computação Clássica (especialmente a máquina de Turing) desde o ponto de vista sistêmico, isto é, desde o ponto de vista que considera os sistemas computacionais como sistemas reais, funcionando no contexto do ambiente em que estão inseridos. Caracterizam-se, então, os modelos da computação clássica como sistemas fechados, não interativos, com computações limitadas à realização computacional de mapeamentos entre dados de entrada e saída. A seguir, analisam-se os modelos da Teoria da Computação Interativa (especialmente a máquina de Turing persistente) do ponto de vista sistêmico, mostrando de que forma eles se caracterizam como sistemas abertos cujas computações realizam a troca interativa de informações com o ambiente. Em seguida, considera-se a perspectiva de estender os modelos da Teoria da Computação Interativa para incluir a possibilidade de o sistema trocar não apenas informação, mas também matéria e energia com o seu ambiente. Nessa perspectiva, procura-se indicar as características gerais que se esperaria de sistemas computacionais com características desenvolvimentais, isto é, de sistemas computacionais capazes de se modificar material e operacionalmente enquanto funcionam e interagem com o ambiente. Para concluir, consideram-se as possíveis consequências práticas e teóricas da disponibilidade de sistemas computacionais com características desenvolvimentais.

Prof. Dr. Antônio Carlos da Rocha Costa

Possui graduação em Engenharia Elétrica opção Eletrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande, pesquisador 2b do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor orientador colaborador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Inteligência Artificial, atuando principalmente nos temas: Fundamentos da Inteligência Artificial, Sistemas Multiagentes e Teoria da Computação Interativa.
09:30 10:00 Coffee-break
10:00 12:00 Minicurso 1 (Parte 1)
Gramática de Grafos

Este curso tem por objetivos oferecer uma visão geral da área de métodos formais para especificação de sistemas e dar uma introdução ao método de gramáticas de grafos. Este método de especificação pode ser utilizado para especificar uma grande variedade de sistemas complexos, incluindo sistemas concorrentes e distribuídos. A descrição utilizando grafos para representar estados e transformações de grafos para representar mudanças de estados é bastante intuitiva e ao mesmo tempo poderosa. Neste curso serão discutidas várias aplicações de gramáticas de grafos. Atenção especial será dada à especificação de sistemas concorrentes e distribuídos, que podem ser modelados de forma simples e elegante usando gramática de grafos.

Profa. Dra. Leila Ribeiro e Prof. Dr. Fernando Luis Dotti

Leila Ribeiro: Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informtica – Technische Universitat Berlin (1996). Atualmente é pesquisadora nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do IFIP Working Group 1,3 (Foundations of System Specification). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: especificação e semântica formal, bioinformática, verificacao formal e modelos de computação.
Fernando Luís Dotti: possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988 e 1991), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Técnica de Berlim (1997). De agosto de 2008 a julho de 2009 esteve em estágio pós-doutoral em visita às Universidades de Newcastle e York, Inglaterra. Desde 1998 é professor em tempo integral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua como orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Tem experiência em redes de computadores e sistemas distribuídos, aplicando técnicas de especificação, verificação e análise quantitativa de protocolos de comunicação e algoritmos distribuídos. Durante o estágio pós-doutoral investigou técnicas de especificação formal e análise aplicadas a sistemas tolerantes a falhas. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS.
12:00 13:45 Almoço
13:45 15:15 Minicurso 1 (Parte 2)
Gramática de Grafos

Este curso tem por objetivos oferecer uma visão geral da área de métodos formais para especificação de sistemas e dar uma introdução ao método de gramáticas de grafos. Este método de especificação pode ser utilizado para especificar uma grande variedade de sistemas complexos, incluindo sistemas concorrentes e distribuídos. A descrição utilizando grafos para representar estados e transformações de grafos para representar mudanças de estados é bastante intuitiva e ao mesmo tempo poderosa. Neste curso serão discutidas várias aplicações de gramáticas de grafos. Atenção especial será dada à especificação de sistemas concorrentes e distribuídos, que podem ser modelados de forma simples e elegante usando gramática de grafos.

Profa. Dra. Leila Ribeiro e Prof. Dr. Fernando Luis Dotti

Leila Ribeiro: Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informtica – Technische Universitat Berlin (1996). Atualmente é pesquisadora nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do IFIP Working Group 1,3 (Foundations of System Specification). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: especificação e semântica formal, bioinformática, verificacao formal e modelos de computação.
Fernando Luís Dotti: possui graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988 e 1991), e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Técnica de Berlim (1997). De agosto de 2008 a julho de 2009 esteve em estágio pós-doutoral em visita às Universidades de Newcastle e York, Inglaterra. Desde 1998 é professor em tempo integral na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, onde atua como orientador no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Tem experiência em redes de computadores e sistemas distribuídos, aplicando técnicas de especificação, verificação e análise quantitativa de protocolos de comunicação e algoritmos distribuídos. Durante o estágio pós-doutoral investigou técnicas de especificação formal e análise aplicadas a sistemas tolerantes a falhas. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da PUCRS.
15:20 16:00 Sessão Técnica 4: Gramática de Grafos e Aplicações
Uma Gramática para a Transformação de DAGs em Grafos Descrevendo Programas Multithreaded
Cícero Camargo, Gerson Cavalheiro, Luciana Foss e Simone Costa
Gramática de Grafos: um comparativo de métodos de verificação
André Mello, Luiz Lemos, Simone Costa e Luciana Foss
16:00 16:30 Coffee-break
16:30 17:50 Sessão Técnica 5: Métodos Numéricos e de Otimização
Análise teórica e experimental do método branch and bound Jurema
Felipe Müller, Guilherme Dhein e Olinto Araújo
Método das Diferenças Finitas no Domínio do Tempo e algoritmo de Yee: uma proposta para simulação do funcionamento de antenas microstrip
Lizandro Oliveira
Modelos de Programação Linear Inteira Mista para Resolução do Jogo Shisen-Sho
Renan Trindade, Guilherme Dhein, Olinto De Araújo e Felipe Müller
Aplicações de Métodos Numéricos com Complexidade Linear na Previsão de Enchentes de Rios
Alice Finger e Aline Loreto
20:30 Jantar de Confraternização

SEXTA-FEIRA, 26 de Agosto de 2011
SALÃO NOBRE DA AGRONOMIA
08:30 10:00 Minicurso 2 (Parte 1)
Redes de Petri

A medida que os paradigmas de desenvolvimento voltam-se para ambientes distribuídos, seja fisicamente ou conceitualmente, metodologias que permitam a descrição de sistemas deste tipo de forma natural e intuitiva ganham atenção. Nesse sentido, a Rede de Petri, como uma ferramenta gráfica e matemática de modelagem e análise, se adapta a um grande número de aplicações em que as noções de eventos e de evoluções simultâneas são importantes. O objetivo com esta palestra é apresentar os modelos básicos de Redes de Petri (binária/ordinária) e dar uma introdução aos chamados modelos de alto-nível (coloridas, objeto, entre outras). Finalmente, será apresentado um modelo desenvolvido especificamente para o desenvolvimento de sistemas multiagentes e seus agentes.

Prof. Dr. Eder Gonçalves

Possui graduação em Engenharia Elétrica Hab Eletrônica pela Universidade Católica de Pelotas (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência computacional, sistemas multiagentes, manufatura inteligente, robótica e redes de Petri.
10:00 10:30 Coffee-break
10:30 12:00 Minicurso 2 (Parte 2)
Redes de Petri

A medida que os paradigmas de desenvolvimento voltam-se para ambientes distribuídos, seja fisicamente ou conceitualmente, metodologias que permitam a descrição de sistemas deste tipo de forma natural e intuitiva ganham atenção. Nesse sentido, a Rede de Petri, como uma ferramenta gráfica e matemática de modelagem e análise, se adapta a um grande número de aplicações em que as noções de eventos e de evoluções simultâneas são importantes. O objetivo com esta palestra é apresentar os modelos básicos de Redes de Petri (binária/ordinária) e dar uma introdução aos chamados modelos de alto-nível (coloridas, objeto, entre outras). Finalmente, será apresentado um modelo desenvolvido especificamente para o desenvolvimento de sistemas multiagentes e seus agentes.

Prof. Dr. Eder Gonçalves

Possui graduação em Engenharia Elétrica Hab Eletrônica pela Universidade Católica de Pelotas (1998), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica e Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: inteligência computacional, sistemas multiagentes, manufatura inteligente, robótica e redes de Petri.
12:00 13:45 Almoço
13:45 14:40 Sessão Técnica 6: Modelos de Agentes e Sistemas Multiagentes
Um Estudo para uma Proposta de Modelos de Tomada de Decisão em Interações Estratégicas para Sistemas Multiagentes em Ambientes de Informação Imperfeita
Stephanie Brião, Graçaliz P. Dimuro e Antônio C. R. Costa
Uso de RSL para a Especificação Formal de Organizações de SMAs baseadas em PopOrg
Raquel M. Barbosa e Antônio C. R. Costa
Um Modelo de Agentes BDI-Fuzzy para Trocas de Serviços Não-Econômicos com Base na Teoria das Trocas Sociais (trabalho resumido)
Giovani Farias, Graçaliz Dimuro e Antônio C. R. Costa
14:45 15:25 Sessão Técnica 7: Algoritmos Genéticos e Culturais
Sobre Sistemas Híbridos: Algoritmos Genéticos e Abordagens Fuzzy
Luís Macedo, Marilton Aguiar e Graçaliz Dimuro
Sobre Algoritmos Culturais: Conceitos e Abordagens (trabalho resumido)
Murian Ribeiro e Marilton Aguiar
15:25 15:55 Coffee-break
15:55 16:55 Sessão Técnica 8: Conjuntos e Lógica Fuzzy – Parte 2
Um Estudo Sobre Vetores e Matrizes de Números Fuzzy
Jorge L. B. Ribes, Graçaliz P. Dimuro e Marilton S. Aguiar
Implicações Fuzzy Intuicionistas Valoradas Intervalarmente
Lidiane Visintin, Renata Reiser e Benjamín Bedregal
Conjugate and Dual Constructions on Interval Functions
Gesner Reis, Lidiane Visintin, Benjamín Bedregal e Renata Reiser
17:00 17:40 Sessão Técnica 9: Modelos de Computação
Relativismo Epistêmico em Sociedades de Agentes: Uma Modelagem Semântica Preliminar
Antonio C. R. Costa
Towards Developmental Turing Machines
Simone Costa, Antônio C. R. Costa e Graçaliz Dimuro
17:40 Encerramento

Tempo de apresentação dos trabalhos:

  • Trabalho Resumido (7 páginas): 10 min + 5 min para perguntas
  • Trabalho Longos (13 páginas): 15 min + 5 min para perguntas
  • Importante: Recomenda-se a utilização do computador oferecido na sala do evento para realizar a apresentação dos trabalhos. Os apresentadores devem comparecer 10 minutos antes do início das sessões da manhã e da tarde, para copiarem suas apresentações neste computador ou informar que usarão seus próprios recursos.