O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental e Médio
Dra. LEILA RIBEIRO, Dr. DALTRO JOSÉ NUNES, Dr. ECIVALDO DE SOUZA MATOS e Msc. MÁRCIA ELENA JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ
- Resumo: A tecnologia está mudando a forma com que as pessoas realizam tarefas do cotidiano: leituras são feitas em tablets, conversas telefônicas são feitas através de diferentes dispositivos eletrônicos, compras são feitas pela Internet, entre outros. Para ter sucesso neste ambiente de mudanças as pessoas precisam se adaptar, serem flexíveis e serem capazes de resolver problemas. Criatividade, colaboração, comunicação, pensamento crítico, capacidade de solucionar problemas e conhecimento de computação são habilidades básicas que os estudantes de hoje precisam ter para se preparar para o futuro. Quando se combina pensamento crítico com os fundamentos da computação define-se uma metodologia para tomar decisões ou inovar em soluções que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas, denominada Pensamento Computacional. Pensamento Computacional é um método para solução de problemas que utiliza como base os fundamentos e técnicas da ciência da computação. De forma geral, habilidades comumente utilizadas na criação de programas computacionais para resolver problemas específicos são utilizadas como uma metodologia para resolver problemas de forma geral. O Pensamento Computacional pode ser colocado como uma das habilidades intelectuais básicas de um ser humano, comparada à ler, escrever, falar e fazer operações aritméticas. Habilidades estas que servem para descrever e explicar situações complexas. Nesta linha de raciocínio, o Pensamento Computacional é mais uma linguagem (junto com as linguagens escrita e falada, e a matemática) que podemos usar para falar sobre o universo e seus processos complexos. O ensino de habilidade que envolvem o pensamento computacional pode ser feito através de atividades dirigidas que envolvem o ensino de conceito fundamentais da computação, não necessariamente utilizando computador. Já existem diversos programas e projetos que têm se preocupado em desenvolver atividades e aulas para o desenvolvimento do pensamento computacional nos mais diversos níveis de ensino. Neste painel serão discutidos alguns aspectos do pensamento computacional no âmbito do ensino fundamental e médio, assim como, quais as vantagens e dificuldades que o ensino da computação desde os primeiros anos da educação pode trazer para o ensino como um todo e qual o papel dos cientistas da computação neste processo.
- Biografias:
- Dra. Leila Ribeiro: Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Informática – Technische Universitat Berlin (1996). Atualmente é pesquisadora nível 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do IFIP Working Group 1,3 (Foundations of System Specification). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Métodos Formais, atuando principalmente nos seguintes temas: especificação e semântica formal, bioinformática, verificação formal e modelos de computação.
- Dr. Daltro José Nunes: Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1969), mestrado em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro(1972), doutorado em Der Naturwissenschaften – Informatik pela Universitat Stuttgart(1985) e pós-doutorado pela Universitat Stuttgart(1994). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, da Financiadora de Estudos e Projetos, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, Consultor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Membro de corpo editorial da Jornal da Universidade e Revisor de periódico da Magazine of Interdisciplinary Themes on Technology and Sciences. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Teoria da Computação.
- Dr. Ecivaldo de Souza Matos: Professor DIII-2 (Adjunto 2) do Instituto Federal de São Paulo (Campus São Paulo). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com bolsa do Programa Internacional de Bolsas de Pós-graduação da Fundação FORD (IFP – Ford Foundation International Fellowships Program). Bacharel em Ciência da Computação (2002) com especialização em Sistemas Distribuídos pela Universidade Federal da Bahia (2003) e Mestrado em Informática (Eng. de Software / IHC) pela Universidade Federal de Campina Grande (2006). Tem experiência técnica e docente nas áreas de Ciência da Computação e Educação, atuando nos seguintes temas: Interação Humano-Computador, Programação .NET, Currículo, TDIC aplicadas à Educação, Didática da Computação, Informática na Educação e Semiótica. Ex-professor do Departamento de Ciência da Computação do Colégio Pedro II. Atua como pesquisador do Laboratório de Estudos da Aprendizagem Humana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (LEAH/UERJ) e do Grupo Alpha (FE-USP). Implementador certificado do Modelo de Processos de Software MPS.BR. Avaliador da ACM SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems (CHI).
- Msc. Marcia Elena Jochims Kniphoff da Cruz: Professora da Universidade de Santa Cruz do Sul UNISC, Departamento de Informática. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS, especialização em Informática Aplicada à Educação e graduação em Habilitação Plena Licenciatura UNISC. Coordena o Núcleo de Socialização de Ciência e Tecnologia, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Relações Comunitárias PROEXT. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas Inclusão Digital, Informática e Robótica Educativa, e Neurociência Aplicada à Aprendizagem em Ambiente Tecnológico. É bolsista CAPES e orientadora de bolsista Capes Ensino Médio.
- Material: Veja o vídeo com a apresentação da professora Leila Ribeiro.