Trabalhos de Campo
Aprender em campo, interpretar a paisagem e compreender os processos que moldam o território.
Os trabalhos de campo constituem uma das atividades centrais do VI Encontro Luso-Brasileiro de Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (VI ELBPGG) e da II Reunión Ibero-americana sobre Patrimonio Geomorfológico (II RIAPG). Mais do que visitas técnicas, os roteiros foram concebidos como experiências de aprendizagem imersiva, permitindo aos participantes interpretar processos geomorfológicos diretamente na paisagem, discutir metodologias de inventário e valoração do patrimônio geomorfológico e compreender os desafios contemporâneos da geoconservação em territórios sujeitos às mudanças ambientais.
Os três roteiros foram planejados para contemplar diferentes contextos geomorfológicos do sul do Rio Grande do Sul, reunindo ambientes costeiros, lagunares e planálticos de elevada relevância científica, paisagística e educativa.
Importante!
Na sexta-feira (09/10/2026), os três trabalhos de campo ocorrerão simultaneamente. Cada participante poderá inscrever-se em apenas um dos roteiros.
As inscrições para os trabalhos de campo serão disponibilizadas em breve.
Os valores referentes aos custos operacionais de cada trabalho de campo (transporte, alimentação quando aplicável e demais despesas logísticas) serão divulgados juntamente com o sistema de inscrições.
Trabalho de Campo 1 (Campo Longo) – Rota dos Grandes Cenários da Planície Costeira Sul
09 e 10 de outubro de 2026
Duração: dois dias
Horário
- Saída: sexta-feira (09/10), às 08h00
- Retorno: sábado (10/10), aproximadamente às 21h00
Número de vagas
40 participantes
Apresentação
Uma expedição científica pelos principais cenários geomorfológicos da Planície Costeira Sul do Rio Grande do Sul. Ao longo de aproximadamente dois dias, os participantes percorrerão um extenso transecto entre os municípios de Pelotas, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí, analisando a evolução quaternária da margem atlântica do sul do Brasil e discutindo processos associados à dinâmica lagunar, costeira, eólica e marinha. O roteiro permitirá compreender, em escala regional, a sucessão de sistemas deposicionais que constituem uma das mais completas planícies costeiras da América do Sul, abordando temas relacionados à evolução do Sistema Patos-Mirim, variações relativas do nível do mar, paleopaisagens, geoconservação e geopatrimônio.
Trabalho de Campo 2 (Campo Curto) – Caminhos das Cascatas da Serra dos Tapes
09 de outubro de 2026
Horário
08h00 às 18h00
Número de vagas
40 participantes
Apresentação
Este roteiro percorre alguns dos mais expressivos sítios associados às quedas d’água da Serra dos Tapes, nos municípios de Pelotas e Arroio do Padre. Durante o percurso serão discutidos os controles estruturais e litológicos responsáveis pela formação das cachoeiras, vales encaixados, escarpas e formas erosivas desenvolvidas sobre as rochas do Escudo Sul-rio-grandense, além das relações entre relevo, drenagem, biodiversidade e ocupação humana. O roteiro constitui uma oportunidade para compreender o patrimônio geomorfológico do Planalto Sul-rio-grandense e seu potencial para ações de geoconservação, geoturismo e educação ambiental.
Trabalho de Campo 3 (Campo Curto) – Paisagens das Águas: Patrimônio Hidrogeomorfológico da Planície Lagunar de Pelotas
09 de outubro de 2026
Horário
08h00 às 18h00
Número de vagas
40 participantes
Apresentação
Este roteiro foi concebido para apresentar a diversidade hidrogeomorfológica do território do Projeto Geoparque Paisagem das Águas no município de Pelotas. Ao longo do percurso serão interpretadas feições associadas à evolução da planície lagunar, aos sistemas de drenagem, às paleolagunas, aos depósitos sedimentares quaternários e às interações entre processos hidrológicos e geomorfológicos responsáveis pela configuração atual da paisagem. O trabalho de campo também discutirá os valores científico, educativo, turístico e cultural do patrimônio hidrogeomorfológico regional e sua importância para estratégias de gestão territorial e geoconservação.