Projeto de Prevenção contra Incêndio

O que é o PPCI?

O PPCI é uma sigla que significa plano de prevenção e proteção de combate a incêndio, baseado em um conjunto de ações que possam garantir a segurança das pessoas. Esse plano é exigido por lei, sendo um documento fiscalizado pelo Corpo de Bombeiros para verificar se as instalações e implementações realizadas no local estão de acordo com as normas vigentes.

Esse plano de prevenção deve ser realizado para qualquer tipo de estabelecimento comercial, residencial ou industrial que necessite obter o AVCB (Auto de vistoria do corpo de bombeiros) ou CLCB (Certificado de Licenciamento do corpo de bombeiros).

Porque eu preciso do PPCI?

A Vértice irá elaborar o PPCI para seu estabelecimento e implantar as medidas de segurança necessárias para a prevenção de incêndios. As medidas serão analisadas pelo Corpo de Bombeiros. Após a aprovação do plano o órgão responsável irá realizar a fiscalização através de uma vistoria onde será verificado se as instalações estão de acordo com o plano aprovado. Os bombeiros irão averiguar o PPCI e poderão exigir novas medidas de segurança, além de poderem determinar um período para que as mesmas sejam executadas.

Esse tipo projeto é obrigatório por lei federal e, no caso do Rio Grande do Sul, é regulamentado pela lei complementar nº 14.376 de 2013, atualizada e incrementada devido à tragédia da Boate Kiss em Santa Maria, sendo assim muitas edificações ainda estão com o documento desatualizado.

O que a Vértice pode fazer por mim?

A realização do projeto consiste de visitas técnicas ao local e da

 representação dos elementos de prevenção na planta arquitetônica, tudo isso sob orientação, revisão e assinatura de um Engenheiro ou Arquiteto formado. Em seguida, fazemos o protocolo junto ao Corpo de Bombeiros para, então, entregarmos o Plano ao cliente junto de um Memorial Descritivo com recomendações para a execução do PPCI.

 

Equipamentos que podem ser instalados:

• Extintores de Incêndio;
• Placas de Sinalização;
• Portas corta Fogo;
• Saídas de Emergência;
• Hidrantes;
• Lâmpadas de Emergência;
• Detector de Fumaça e Alarme de incêndio;