Organização

A estrutura modular dos cursos de Bacharelado em Letras visa a desenvolver competências e habilidades necessárias e fundamentais à formação do futuro bacharel, conforme orientam os Pareceres CNE/CES 492/2001 e CNE/CES 1.363/2001.

Esses pareceres também destacam a necessidade de se garantir experiências e conhecimentos adquiridos previamente ao seu ingresso no curso. A estrutura modular, além de permitir flexibilidade e autonomia ao estudante para o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao exercício da profissão, oportuniza a alunos de outros cursos da UFPel, ou mesmo profissionais com curso superior, a obtenção da competência específica desenvolvida pelo módulo cursado como conhecimento complementar à sua formação. Por exemplo, um aluno do Curso de Direito, ou mesmo um advogado, poderá cursar as disciplinas de Latim do módulo Língua Estrangeira, complementando sua formação e obtendo um certificado de 226 h 42 min em extensão. Logo, a existência de módulos permite que as vagas tornadas ociosas por evasão ou reprovação possam ser ocupadas, ao mesmo tempo em que contribui para a maior qualificação dos profissionais.

Para o desenvolvimento das competências básicas que todo e qualquer profissional de Letras precisa possuir, há um módulo chamado “Competências Básicas em Letras”, que acontece nos dois primeiros semestres do curso, possui 566 horas e 42 minutos distribuídas em dez disciplinas e tem caráter classificatório para ingresso no terceiro semestre, quando têm início as disciplinas específicas da terminalidade (Tradução).

Para o desenvolvimento das competências necessárias à formação na terminalidade, há dez disciplinas obrigatórias, organizadas em três módulos, representados pelas siglas CNFT1, CNFT2 e CNFT3 – Competências Necessárias à Formação na Terminalidade 1, 2 e 3. Esses módulos são obrigatórios e específicos. Os módulos CNFT1 e CNFT2 têm carga horária de 226 horas e 42 minutos cada, ou seja, quatro disciplinas de quatro créditos cada, e o módulo CNFT3 possui carga de 113 horas e 18 minutos, isto é, duas disciplinas de quatro créditos cada.

Para o desenvolvimento das Competências e Habilidades Complementares à Terminalidade (CHC), há oito disciplinas optativas organizadas em dois módulos, representados pelas siglas CHC1 e CHC2, com carga horária de 226 horas e 42 minutos cada.

Está previsto ainda o Módulo Pesquisa em Letras, que é composto pelas disciplinas Pesquisa em Letras IPesquisa em Letras II, cuja finalidade é propiciar aos estudantes a iniciação científica e a prática de pesquisa em Letras. Este módulo prepara o aluno para o Módulo Avançado. O módulo Pesquisa em Letras tem carga de 113 horas e 18 minutos.

O Módulo Avançado é organizado para atender necessidades específicas da terminalidade (Tradução). Inclui o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC (com carga horária mínima de 113,3 horas), Estágios I e II (com carga horária máxima de 340 horas, estabelecida de acordo com as necessidades da terminalidade) e Estudos Avançados I e II (com carga horária mínima de 136 h/a ou 113,3 horas e conteúdos específicos definidos em função da terminalidade).

Ainda que a permanência nos módulos seja recomendável, pois consolida competências, conhecimentos e habilidades, o estudante não é obrigado a cursar todas as disciplinas de um módulo, precisando apenas integralizar a carga horária prevista para disciplinas optativas, cujo total é de 566h42min.