Curso

O Curso de Bacharelado em Letras – Habilitação em Tradução, ofertado pela primeira vez em 2010/1 é um curso de funcionamento noturno, com duração de 8 (oito) semestres. A cada ano serão oferecidas 40 vagas, quais sejam, 10 vagas para cada par de línguas. Foram ofertados inicialmente os pares Inglês/Português e Espanhol/Português e a meta é oferecer vagas também para os pares Alemão/Português e Francês/Português.

O Curso de Tradução deverá proporcionar aos alunos condições que lhes favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades necessários para que se tornem capazes de:

  • dominar o uso da língua portuguesa, na modalidade culta, em manifestações orais e escritas;
  • desenvolver habilidades de leitura e de escrita em língua estrangeira, além de compreensão oral e produção oral;
  • compreender que as línguas naturais são produto e instrumento dos processos interlocutivos que se dão no interior de espaços sociais, apresentam “heterogeneidade sistemática” e uma gramática variável, capaz de explicar os diferentes aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos e semânticos que se observam nas variedades tanto cultas quanto populares;
  • aplicar teorias linguísticas à análise dos diversos níveis da(s) língua(s) objeto de seu estudo;
  • adequar o uso da linguagem aos diferentes gêneros textuais – literário, acadêmico, jurídico, jornalístico etc.;
  • dominar técnicas e procedimentos de tradução (técnica, jurídica, científica, literária), de acordo com os princípios éticos que regem essas atividades;
  • dominar os recursos e as ferramentas tradicionais e informatizadas de tradução de textos impressos e/ou virtuais;
  • conscientizar-se de que sua formação global e crítica na área da Tradução deve ser um processo continuado e autônomo.

A carga horária distribui-se nos componentes curriculares de atividades acadêmicas, científicas e culturais (horas teóricas) e nas atividades práticas realizadas em sala de aula. Assim, o modo como as disciplinas dos Cursos de Letras distribuem suas cargas horárias enfatiza tanto a aquisição de conhecimentos e habilidades (através dos conteúdos curriculares) quanto a construção autônoma dos conhecimentos, competências e habilidades necessários à prática profissional do aluno egresso que se insere no mercado de trabalho.