WebSYHDA

Em decorrência de monitoramento, a representação temporal de variáveis hidrológicas, tais como precipitação média anual, vazão máxima anual e evapotranspiração diária, dá origem às séries hidrológicas, imprescindíveis para diversas finalidades no manejo e gestão de recursos hídricos, tomada de decisões para os usos d’água e dimensionamento de projetos de obras hidráulicas. O manuseio de séries hidrológicas é uma tarefa bastante corriqueira para hidrólogos e usualmente ocorre sem o uso de softwares específicos, implicando em elevado tempo de processamento e riscos consideráveis de erros.

Análises mais robustas empregando técnicas do estado-da-arte são muitas vezes inviabilizadas pela ausência de softwares específicos, limitações de aplicação das planilhas eletrônicas, e do próprio hidrólogo a respeito de linguagens de programação. Embora existam alguns softwares para facilitar a elaboração e análise de séries hidrológicas e permitir o desenvolvimento de atividades laboriosas e repetitivas, estes apresentam limitações diversas.

Visando contemplar tais limitações e tendo como fator motivacional as experiências adquiridas, o Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq desenvolveu o software “System of Hydrological Data Acquisition and Analysis” (SYHDA), registrado em 2016 junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Desde o seu desenvolvimento, o SYHDA tem sido empregado em inúmeros estudos conduzidos pelo Grupo, como para constituição de séries hidrológicas, análises locais de frequência com uso de modelos probabilísticos teóricos para séries de chuvas intensas e de vazões de enchente, para análises da sazonalidade de vazões de estiagem e de vazões máximas visando à regionalização, e para análise regional de frequência de cheias empregando modelos probabilísticos multiparâmetros.

Muitas destas análises são consideradas do estado-da-arte e somente foram possíveis com o auxílio do SYHDA, culminando em publicações em periódicos internacionais de alto fator de impacto. Por meio destas publicações, o SYHDA despertou o interesse de pesquisadores da área a nível nacional e internacional. Contudo, dada a grande demanda pelo software e o anseio, por parte do Grupo, em incluir no SYHDA novas técnicas de análises de dados, tem sido avaliado outro ambiente de programação para a sua contínua atualização e o desenvolvimento de uma nova versão. Isso porque a linguagem de programação atual tem caído em desuso, dificultando a captação de recursos humanos e atualizações do software.

Neste contexto, acredita-se que a utilização de uma linguagem de programação interpretada difundida entre profissionais que não cientistas da computação venha a facilitar a constante ampliação e atualização do SYHDA e dar celeridade à disponibilidade e manutenção do software. Outro ponto relevante é a facilidade com que este tipo de linguagem permite incorporar à Web produtos desenvolvidos. O desenvolvimento e a disponibilização do SYHDA em ambiente Web eliminam a necessidade de instalação do software e, com isso, todos os problemas verificados quanto a atualizações e à compatibilidade com o sistema operacional, além de permitir o controle efetivo de seus usuários e potencializar sua difusão.

Destaca-se o caráter técnico, científico e de inovação tecnológica deste projeto, o qual tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma plataforma Web para o SYHDA (WebSYHDA), incluindo aprimoramentos computacionais e novas técnicas para aquisição, constituição e análise de séries hidrológicas. A estratégia de desenvolvimento do WebSYHDA seguirá o fluxo de uso do mesmo – aquisição de dados hidrológicos, constituição de séries e análises.

Em relação à aquisição de dados, serão implementados algoritmos para possibilitar a leitura dos bancos de dados hidrológicos nacionais do Hidroweb/ANA e do BDMEP/INMET. Também serão implementadas funcionalidades para permitir a aquisição de dados de estações diversas, cuja validação será realizada com base nos dados da rede de monitoramento de responsabilidade do Grupo de Pesquisa. Um diferencial projetado para o WebSYHDA será permitir a aquisição de um conjunto de séries e realizar o processamento em fila.

São projetadas melhorias na constituição de séries para a transição SYHDA – WebSYHDA, de modo a torná-lo mais abrangente, a saber: i) estrutura para escolha de período inicial e final de séries hidrológicas; ii) configuração das prioridades de uso de dados segundo o nível de consistência, quando do uso de dados do Hidroweb/ANA; e iii) opções de estabelecimento de critérios de falhas. Nesta etapa também será oportunizada a exportação das séries constituídas, bem como a visualização de hietogramas e hidrogramas. As análises hidrológicas serão possibilitadas após a constituição da série de interesse com base no banco de dados importado para a plataforma. Neste quesito, as análises disponíveis no SYHDA serão adaptadas à plataforma, bem como várias outras funcionalidades serão implementadas, com destaque para: estatísticas descritivas, representações gráficas, testes não paramétricos, análises de sazonalidade, consistência de dados de chuva, curvas IDF, análise de frequência local e análise de frequência regional.

Visando uma melhor apresentação dos resultados destas análises hidrológicas, serão estruturados relatórios dinâmicos na forma de WebPage, com possibilidade de exportação. Espera-se que a plataforma WebSYHDA viabilize o uso de técnicas ainda pouco empregadas na área de recursos hídricos, mas com comprovação científica de superioridade em relação às técnicas tradicionalmente empregadas no Brasil, para resolver questões associadas à engenharia hidrológica e à gestão de recursos hídricos, trazendo soluções mais adequadas que têm impacto no meio ambiente, na economia e na sociedade. Além do mais, espera-se ampliar a difusão do WebSYHDA entre profissionais de outros países, haja vista a incorporação de funcionalidades que permitem a entrada de dados de fontes diversas de informações.