Por Superávit Caseiro

Após reunião realizada ao longo de quarta-feira, 15, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) promoveu o 11º aumento consecutivo da taxa Selic, a taxa básica de juros. Com o aumento de 0,5%, a taxa de juros passou de 12,75 para 13,25%. Além disso, o Copom sinalizou um novo aumento em agosto, quando se reúne novamente. Os sucessivos aumentos, além de ir contra a proposta inicial do governo, de oferecer juros baixos, é uma tentativa de conter os aumentos desenfreados da inflação.

O cenário de inflação e juros altos faz o sinal de alerta ficar ligado nas finanças dos brasileiros, pois com a alta nos preços, aumenta a tendência das pessoas tirarem empréstimos ou utilizarem sistemas de crédito. No entanto, quando recorrem a essas ferramentas, elas acabam pagando esses mesmos juros que estão sendo elevados. Ou seja, não resta muita opção ao brasileiro a não ser ajustar ainda mais o já apertado cinto de economizar e manter as contas em dia.

Em nota, o Copom informou: “O Comitê enfatiza que irá preservar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas”. A última vez em que a taxa chegou a esse patamar foi em 2017, no governo de Michel Temer.

Por outro lado, quem investe em renda fixa pode aproveitar o momento para aumentar seus rendimentos. O Superávit Caseiro está preparando material para a próxima semana, explicando como o aumento na taxa básica de juros afeta alguns investimentos, como CDBs, Tesouro Direto, Poupança, dentre outros.