Kaique Cangirana/Superávit Caseiro
A Netflix chegou a um acordo de U$ 5 bilhões (R$ 24,85 bilhões) para a transmissão inédita do “RAW”, evento principal da World Wrestling Entertainment (WWE) nos Estados Unidos. O comunicado da empresa ainda conta com a disponibilização de eventos especiais da companhia na plataforma. Após lucrar US$938 milhões no 4º trimestre de 2023 e ampliar base de assinantes entre 12 a 13 milhões, resultados que alavancaram os preços das ações (atualmente em 58,26 reais), a plataforma de streaming marca a chegada do evento esportivo após 31 anos de transmissão na televisão linear estadunidense.
O programa é líder de audiência na USA Network, com mais de 17,5 milhões de espectadores e as redes sociais da WWE acumulam mais de um bilhão de seguidores. O presidente da WWE, Nick Khan, está otimista com o acordo de transmissão de 10 anos: “Acreditamos que a Netflix, como uma das principais marcas de entretenimento do mundo, é o lar ideal de longo prazo para a base de fãs ao vivo, leal e cada vez maior do Raw”, afirmou.
Em abril do ano passado a WWE se juntou a TKO Group Holdings, empresa que também possui o Ultimate Fighters Championship (UFC) e está listada na bolsa de valores americana (New York Stock Exchange) no valor de 86,76 dólares.
Em entrevista ao Superávit Caseiro, Roberto Figueroa, narrador brasileiro da WWE comentou as expectativas para a transmissão na Netflix:
“Estamos muito entusiasmados para que chegue 2025, porque muita gente que gosta da empresa ou da luta livre em geral ainda fica perdido sobre como acompanhar. Entendemos que essa transmissão possa levar o evento ao vivo até as pessoas e ficar disponível na plataforma” afirmou.
O narrador também destacou a oportunidade de popularizar o esporte no mercado de entretenimento do Brasil:
“Acredito que aumenta muito a visibilidade no Brasil graças a Netflix e por isso, estamos muito entusiasmados. Vai ser ótimo, teremos eventos como o RAW, Smackdown, NXT e os especiais (normalmente vendidos no modelo pay-per-view). Tenho certeza de que essa transmissão vai agregar e incentivar promoções locais do pro wrestling no Brasil, ajudar a empresa a crescer no país e muitos atletas dedicados ao esporte também”, concluiu.
O “Netflix Cup 2023” em 14 de novembro no Wynn Golf Club em Las Vegas, foi o primeiro evento esportivo transmitido ao vivo pela plataforma de streaming que indicou sua intenção de ampliar sua receita a partir de investimentos graduais neste segmento. Concorrentes como a Amazon Prime Video e Paramount+, que detém os direitos de grandes ligas esportivas já transmitem, respectivamente, NFL e NBA, Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana no Brasil.
De acordo com o levantamento feito pelo JustWatch, a Netflix possui 27% de participação de mercado entre as plataformas de Streaming no Brasil e é a atual líder no índice de Market Share. A chegada da WWE pode colaborar para o crescimento e maior atratividade de novos assinantes para a plataforma que passa a investir intensamente no entretenimento esportivo.
Atualmente a Netflix oferece três planos que variam entre R$18,90, R$39,90 e R$55,90. O primeiro valor é referente ao plano padrão com anúncios, seguido pelo padrão que também permite o acesso em até 2 telas ao mesmo tempo. O plano premium é disponibilizado com alta definição e permite o uso em até quatro telas simultaneamente.