Por João Victor Rodrigues/Superávit Caseiro
Segundo estudo da Natixis Investment Managers, o Brasil ficou na penúltima posição em ranking global de aposentadoria com 44 países, à frente apenas da Índia. O levantamento levou em consideração quatro pontos principais para estabelecer onde o aposentado possui melhor qualidade de vida: saúde, bem-estar, qualidade de vida e finanças.
O Índice Global de Aposentadoria Natixis, iniciado em 2012, engloba países com economia desenvolvida e os que fazem parte dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China).
Segundo o estudo, a alta inflação e o aumento nos preços do petróleo, alimentos e habitação que ocorreram neste ano foram os motivos que contribuíram para a queda na qualidade de vida dos aposentados e também no seu poder de compra.
O ranking é liderado pela Noruega, seguido pela Suíça e Islândia. Três países da América Latina conquistaram melhores colocações: Colômbia, México e Chile. Os três, porém, possuem baixos índices de bem-estar na aposentadoria, abaixo de 40%. No caso do Brasil, o índice é de 4%.
Veja a posição dos países no ranking global de aposentadoria
- Noruega
- Suíça
- Islândia
- Irlanda
- Austrália
- Nova Zelândia
- Luxemburgo
- Holanda
- Dinamarca
- República Tcheca
- Alemanha
- Finlândia
- Suécia
- Áustria
- Canadá
- Israel
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- Reino Unido
- Bélgica
- Eslovênia
- Japão
- Malta
- França
- Estônia
- Polônia
- Cingapura
- Portugal
- Chipre
- Eslováquia
- Itália
- Hungria
- Lituânia
- Chile
- Letônia
- México
- Rússia
- Espanha
- China
- Grécia
- Turquia
- Colômbia
- Brasil
- Índia
Foto: Freepik