Por Camila Fernandes/Assessora de Investimentos/Colaboradora

Antes do sucesso que a organização tem hoje, existe uma história de muito, fracasso, dificuldade e superação por parte de seu fundador e idealizador.

O fundador da Disney, Walter Elias Disney, conhecido por Walt Disney, adorava arte, e por esse motivo tinha prazer em desenhar. Sua primeira companhia foi fomentada por ele assim que retornou da Primeira Guerra Mundial (1914-1919), onde atuou como motorista de ambulância, visto que, foi rejeitado para luta por sua pouca idade.

Assim que voltou para os Estados Unidos, com 19 anos, começou a vender desenhos dos personagens que ilustrava desde sua infância, porém estava dificil permanecer com seu empreendimento, pois não tinha dinheiro para se manter e precisou, inclusive, morar com amigos. Ele tentou várias vezes inovar, fazer diferente, promoveu reinaugurações, porém todas foram seguidas de falência. Assim, aos 22 anos Disney declarou definitivamente a falência da sua companhia.

Após o fracasso incicial, Walt Disney tentou ser ator, trabalhou como fotógrafo e pensou inclusive em se tornar diretor de filmes. Além disso, chegou a ser demitido por um editor de jornal, que o julgava preguiçoso e sem nenhuma criatividade.

Enquanto isso, Disney era pressionado pela família para achar um emprego, porém acreditava em seus sonhos e na sua arte, e queria ser empreendedor, então, voltou para Hollywood e desenvolveu um novo estúdio em sua própria garagem. Mesmo trabalhando com entusiasmo, novamente ele foi ficando sem dinheiro e se endividando aos poucos.

Porém, nesse período ele conseguiu um contrato para uma animação, à de Alice comedies. E isso lhe deu forças, para continuar, mas não obteve o sucesso esperado.

Fonte: https://disney.fandom.com/wiki/Alice_Comedies

Seguindo em frente, Walt teve a chance de trabalhar com a Universal e criou  Oswald – O Coelho Sortudo, este foi o primeiro personagem de destaque de sua carreira, mas ele foi passado pra trás já que a empresa que custeou o personagem acabou o tomando os direitos sobre ele.

Oswald – O Coelho SOrtudo, de Walt Disney

Consequentemente, Walt voltava a estaca zero, porém, junto aos seus sócios Roy e Iwerks, que também necessitavam seguir adiante. Foi então que surgiu o camundongo Mortimer, conhecido atualmente com Mickey Mouse, nome escolhido pela esposa de Walt, Lily.

Lily Bounds Disney e Walt

Mickey Mouse foi idealizado para ser o oposto da falta de honestidade, encontrada por Walt em seu trajeto. A ideia é que o rato seria, gentil, honesto, educado e amoroso. Afinal, era isso o que ele desejava ter em sua família, amigos e equipe de trabalho.

Evolução do personagem de desenho animado e quadrinhos Mickey Mouse. FOnte: https://www.jn.pt/artes/mickey-faz-90-anos-o-rato-que-se-tornou-um-mito-10194326.html

Agora o sucesso estava batendo à sua porta. Ele precisou traçar um caminho árduo mas o triunfo havia finalmente chegado após um orçamento pequeno. Ele não contratou dubladores para o primeiro filme, pois os sócios faziam essas primeiras dublagens. Neste momento nasce a companheira de Mickey, Minnie Mouse, e logo após, a insistência de Walt por mais quatro filmes com o rato, devido a falta de interesse do mercado pelos três primeiros. E assim, surgiu o fenômeno americano Mickey Mouse.

Na sequência do sucesso de Mickey Mouse, a próxima animação apresentada por Walt Disney foi A Branca de Neve e os sete anões. Ficando com pouco dinheiro durante a produção, os sócios desencorajaram ele a dar sequência na animação, mas ele persistiu, e mostrando as suas ideias referentes a história, consegiu finalizar a produção e hoje ela é um clássico das animações.

Após tudo isso, vem outras história de lutas, sim, mas seguidas de muito sucesso. Walt Disney passou a produzir longas-metragens e houve um crescimento significativo para Disney´s Brothers Studios, que  hoje é o maior grupo de mídia e entretenimento do mundo.

Sede corporativa da Walt Disney Studios em Burbank, Califórnia. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Walt_Disney_Company

Curiosidade: Na Segunda Guerra Mundial, Walt Disney foi convidado pelas Forças Armadas dos EUA para criar desenhos animados que seriam utilizados em treinamentos militares. Ele gostou tanto da ideia, que passou a produzir filmes de propaganda militar, empregando nelas seus personagens mais conhecidos.

O casal Walt e Lily Bounds Disney teve duas filhas: Diane Marie Disney e Sharon Mae Disney. Conforme biografias escritas sobre ele, o criador de Mickey e tantos personagens marcantes era apaixonado pelas filhas e as levava com frequência em parques de diversões, porém, uma coisa o incomodava nestes parques: as crianças precisavam brincar separadas dos adultos. Foi então que ele pensou que deveria existir um lugar onde adultos e crianças pudessem se divertir e brincar juntos.

“Afinal de contas, os adultos são apenas crianças crescidas”, costumava dizer Walt Disney. Essa ideia foi crescendo e se desenvolvendo em sua mente, mas agora precisava encontrar um meio para financianciá-la. Então ele apresentou esta ideia através de uma proposta para rede americana de televisão ABC. Ele faria um programa de TV todos os domingos em troca do financiamento da obra do tão sonhado parque de diversões. Walt era muito sagaz e esperto e durante a apresentação do programa ele fazia publicidade do local. Isso foi um sucesso!

O primeiro parque foi fundado na Califórnia e no dia da inauguração, além de contar com uma variedade de brinquedos para as crianças, ele também disponibilizava um castelo em tamanho real, o Castelo da Bela Adormecida. Porém, esta inauguração não aconteceu da forma que Walt esperava.

Primeiro parque de diversões Disney foi construído no estado americano da Califórnia

O parque tinha capacidade aproximada de 12.000 pessoas e foram distribuídos 11.000 ingressos para a inauguração, mas devido a publicidade que ele fez durante em seu programa de TV, muitas pessoas apareceram com ingressos falsos, totalizando em torno de 30000 pessoas. E pra piorar a situação, faltou água na Califórnia, e ele precisou escolher para usar o pouco que tinha ou para os banheiros ou para os bebedouros. Ele escolheu os banheiros, no entanto, estava muito quente, em torno de 38º C, e muitas pessoas passaram mal devido a estas circunstâncias. Ainda para piorar, o asfalto do parque começou a derreter e a grudar nos sapatos das pessoas. Aquela inauguração ficou conhecida por ele e pelos sócios como Black Sunday .

Mesmo depois desta inauguração mal-sucedida, a Disneyland se tornou um sucesso, a ponto de somar no desenvolvimento da cidade, várias empresas nascerem a sua volta, não deixando espaço para a expansão do parque. Walt queria aumentar o parque, por isso precisou procurar um novo espaço. Encontrou um excelente espaço na Flórida, então começou a exceutar os planos para compra do espaço.

Embora já fosse muito rico na época, ele não teria facilidade em comprar a quantidade de terras suficientes para construir agora o tão sonhado Resort, que estava em seus planos. Acreditava que se os proprietários das terras soubessem para quem estavam vendendo as terras, aumentariam expressivamente os preços, então, usou vários nomes, e por fim conseguiu o espaço.

Foram adquiridos por ele 100 Km² de terra. Mas, infelizmente ele faleceu em 1966 devido à complicações de um câncer no pulmão, antes de seu sonhado Resort ser construído. Porém seu irmão Roy Disney, continuou o seu projeto, e inaugurou a Wlat Disney World em 1° de outubro de 1971.

Hoje este  Resort, possui 4 parques temáticos, 2 parques aquáticos, um enorme centro de compras, um centro de atividades esportivas e mais de 20 hotéis temáticos, e isso equivale a apenas 1/3 do total da área adquirida, ou seja, ainda tem muito crescimento pela frente.

Atualmente, estes empreendimetos da Disney levam à diversão aproximadamente 150 milhões de pessoas por ano. Existem ao todo seis parques da Disney difundidos por todo planeta, como mostra a figura abaixo.

Mapa apontando onde estão localizados os seis parques idealizados por Walt Disney

No ano de 2017, a Disney se tornou o maior conglomerado de mídia e entretenimento do mundo, depois de ter adquirido 21st Century Fox.

Parque da Disneylândia na Califórnia
Parque da Disneylândia em Tóquio, no Japão
Parque da Disneylândia em Paris, na França
Parque da Disneylândia na ilha de Lantau Island, em Hong Kong
Parque da Disneylândia em Xangai, na China
Walt Disney Company
Ramo de atuaçãoMídia entretenimento
    SegmentaçãoMédia Networks;
 Parks Experiences and Products;
Studio Entertainment;
Direct-To-Consumer and International.
  
  ProduçãoFilmes, animações, musicais e peças de teatro.;
Distribuição de programas de televisão e rádio.
Atua ainda, através de atrações e conceitos de parques temáticos.
  
        Longa-metragensBranca de Neve e os Sete Anões, Pinóquio, Dumbo, Bambi, Cinderela,
Alice no País das Maravilhas, Peter Pan, A Dama e o Vagabundo,
A Bela Adormecida, 101 Dálmatas ,Mogli – O Menino Lobo, Robin Hood,
As Aventuras do Ursinho Pooh, A Pequena Sereia, a Bela e a fera,
Aladin, O Rei Leão, Pocahontas, O corcunda de Notre Dame, Hércules
Mula, Tarzan, Lilo & Stitch, A Princesa e o Sapo, Enrolados,
Moana: Um Mar de Aventuras, Frozen 2 , entre outros…
  
  PersonagensMickey Mouse, Minnie, Pato Donald, Maragrida, Tico e Teco, Pateta, Max,
Pluto, Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luizinho, entre outros…
AquisiçõesHollywood Pictures (1989); Miramax Films (1993); Pixar (2006); Marvel (2009); Lucasfilms (2012).
O mundo dos personagens de Walt Disney

Disney no Mercado financeiro

O preço inicial da ação da Disney, quando foi negocidada pela primeira vez, era de 5 dólares. Atualmente uma ação da Walt Disney Company, está aproximadamente R$ 169,00 (posição em 22 de outubro de 2021)*.

Uma das formas de se tonar sócio da organização, é através da compra de ações. A legislação brasileira dificulta um pouco este processo, visto que é necessário a abertura de uma conta em uma corretora internacional, aporte em dinheiro na mesma, e só então se conseguirá negociar essas ações aqui do Brasil, no entanto, seus ganhos podem ser recebidos em dólar.

Outra forma é através da BDR (Brazilian Depositary Receipt). Esta opção é disponível na bolsa brasileira na B3. Quando se investe em BDR, está aquirindo um certificado de determinada ação, e não efetivamente uma ação.

O BDR é um recebível na forma de certificado de depósito de valores mobiliários, que tem emissão aqui no Brasil e que é representado por outro valor mobiliário por companhias abertas, sediadas no exterior, assegurados por ações de empresas que não estão na Bolsa de Valores brasileira. O BDR da Disney é negociado na B3 através do ticker DISB34 no valor de R$ 64,01 (posição em 22 de outubro de 2021)*.

A organização já cresceu muito e vem cativando um público maior a cada dia, e ainda tem uma tremenda capacidade de crescimento, pois conta com uma bonita história de superação, de fracassos, dificuldades e muito esforço, e por isso segue atraindo um público maior de investidores com o passar do tempo.

Essa história, vem motivando também os empreendedores, que a usam como espelho, para superar as adversidades.

(*Posições segundo investing.com)

“E assim, depois de muito esperar, num dia como outro qualquer, decidi triunfar…

Decidi não esperar as oportunidades e sim, eu mesmo buscá-las.

Decidi ver cada problema como uma oportunidade de encontrar uma solução.

Decidi ver cada deserto como uma possibilidade de encontrar um oásis.

Decidi ver cada noite como um mistério a resolver.

Decidi ver cada dia como uma nova oportunidade de ser feliz.

Naquele dia descobri que meu único rival não era mais que minhas próprias limitações e que enfrentá-las era a única e melhor forma de as superar.

Naquele dia, descobri que eu não era o melhor e que talvez eu nunca tivesse sido.

Deixei de me importar com quem ganha ou perde.

Agora me importa simplesmente saber melhor o que fazer.

Aprendi que o difícil não é chegar lá em cima, e sim deixar de subir.

Aprendi que o melhor triunfo é poder chamar alguém de”amigo”.

Descobri que o amor é mais que um simples estado de enamoramento, “o amor é uma filosofia de vida”.

Naquele dia, deixei de ser um reflexo dos meus escassos triunfos passados e passei a ser uma tênue luz no presente.

Aprendi que de nada serve ser luz se não iluminar o caminho dos demais.

Naquele dia, decidi trocar tantas coisas…

Naquele dia, aprendi que os sonhos existem para tornarem-se realidade.

E desde aquele dia já não durmo para descansar… simplesmente durmo para sonhar”.

Walt Disney