“Navegando no cenário pós-pandêmico através do design híbrido”
7/11 | 19h | Auditório Elio Paulo Zonta do Campus Anglo

Florencia Rodriguez

Bacharel em Design Digital pela UFPEL com experiência em UI Design, Design Systems e gestão de pessoas. Atualmente, coordeno uma equipe multidisciplinar de design na Wunderman Thompson Technology, contribuindo para clientes como Danone, MetLife e Banco DLL.


“O que um designer precisa pra crescer na carreira? Dicas e métodos práticos comprovados”
7/11 | 20h | Auditório Elio Paulo Zonta do Campus Anglo

Cristiano Fernandes By Design

Cristiano Fernandes é consultor de design corporativo pela By Design Studio e ajuda empresas a faturarem milhões de reais através do design. Tem 23 anos de experiência e no portfólio clientes como Bradesco, Toyota, Natura, Chevrolet, Rio2016, Nestlé, Sadia, Embraer, Vale entre muitas outras. Sua missão é aprimorar a experiência das pessoas em produtos tecnológicos e estabelecer uma presença de marca que inspira confiança, resultando na maior atração e retenção de clientes. Premiado no conceituado concurso internacional de design A’Design Awards. Criador e mentor do método LED para carreira de designers com mais de 50 cases de sucesso em 4 países (Brasil, EUA, Canadá e Alemanha).


"Da Ficção à função: progressos recentes da Inteligência Artificial"
08/11 | 19h | Auditório Elio Paulo Zonta do Campus Anglo

Ricardo Matsumura De Araújo

Ricardo é pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Computação e no Hub de Inovação em IA da UFPel. Além disso, é co-fundador do Wida, uma inovadora plataforma digital voltada a aprimorar os cuidados com a saúde mental. Ele também atua como consultor especializado nas áreas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, atuando junto a diversas empresas.


“Quanto custa o meu trabalho?”
08/11 | 20h | Auditório Elio Paulo Zonta do Campus Anglo

Daniel Cuca Moreira Incomum Cuidadores de Marcas

Daniel Cuca Moreira é publicitário, sócio-diretor na Incomum Cuidadores de Marcas e há 28 anos faz contas para manter a saúde financeira da agência.


"Meios para tornar ambientes e produtos mais seguros e inclusivos diante da diversidade humana"
9/11 | 19h | Auditório do Parque Tecnológico

Sérgio Antônio Brondani

Atualmente professor Titular da UFSM - lotado no curso de Desenho Industrial, Brondani tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UNISINOS com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Possui mestrado em Engenharia Civil/Conforto Ambiental também na UFSM, doutorado em Engenharia de Produção/Projeto de Produto pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-doutorado em Motricidade Humana pela Universidade de Lisboa.


"Desenho de Embalagem e Fator Ecológico: uma proposta de análise e produção criativa"
9/11 | 20h | Auditório do Parque Tecnológico

Marcos Brod Junior

Bacharel em Desenho Industrial - Programação Visual (UFSM/1997), Mestre em Engenharia de Produção (UFSM/2004) e Doutor em Engenharia de Produção (UFRGS/2010). Foi professor da Universidade de Caxias do Sul, da Faculdade da Serra Gaúcha e do Centro Universitário Ritter dos Reis. É Professor Associado Classe D [Nível 3] da Universidade Federal de Santa Maria, no curso de Desenho Industrial e também Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo Campus Santa Maria. Áreas de Interessem: Design de Embalagem e Fator Ecológico; Teoria e Metodologia do Design; Design Gráfico Ambiental: Projeto de Sinalização; Fatores Projetuais e Educação Projetual; Criatividade e Design; Projetos de Comunicação Visual: percepção, coerência e estética; História do Design.


“Desenvolvendo games de Pelotas para o Mundo”
10/11 | 17h | Auditório 2 do Centro de Artes

Everton Vieira IzyPlay Game Studio

Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no ano de 1999. Sua paixão por games é de longa data. Em 2003, como sócio de uma das cinco maiores empresas de Tecnologia Educacional do país, foi responsável pela criação da divisão de Serious Games da empresa. Durante oito anos atuou como Game Designer e Arquiteto de Software em mais de 30 projetos de Serious Games (simuladores) para grandes empresas do país. Atualmente é sócio-fundador da Izyplay Game Studio, empresa fundada em 2010, onde exerce o cargo de CEO. Além do envolvimento corporativo, é o atual presidente da ADJogosRS, principal associação de jogos regional do país.


“O Mercado de Design Digital no Pós-Pandemia: Estratégias para navegar em meio às mudanças”
10/11 | 18h | Auditório 2 do Centro de Artes

Anna Laux

Anna Laux é Head de Cultura e Crescimento na Garupa Design, estúdio que pensa e executa projetos digitais. Tem formação em Design Gráfico pela UFPEL. Possui mais de 6 anos de experiência com Produção Digital e Gestão de equipes de Design com atuação nacional e internacional. Atualmente está cursando Pós-graduação em UX na PUCRS.