Apresentação

O Centro de Artes da UFPel tem, desde suas origens, desenvolvido investigações que relacionam o ensino e a extensão com a pesquisa. O I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes nos trouxe um panorama da multiplicidade das pesquisas que nossos docentes realizam, e mais do que uma mostra de projetos, foi um encontro de saberes, de convergência de interesses e de socialização afetiva deste grupo. Esperamos que os frutos deste encontro nos tragam novos projetos, maior envolvimento dos discentes e ampliação da Pós-Graduação para todas as áreas das Artes.

Ursula Rosa da Silva
Diretora do Centro de Artes / UFPel

Desvendar, revelar, conhecer e apresentar foram alguns dos verbos que motivaram a realização do I Seminário de Pesquisa do Centro de Artes, da Universidade Federal de Pelotas. Evento organizado e realizado pela Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG/CA/UFPel) teve como propósito, a partir das ações citadas, estimular o campo investigativo na unidade, possibilitando que o seu corpo docente conhecesse as pesquisas em andamento desenvolvidas pelos seus professores e colaboradores.

Considerando que o Centro de Artes trata-se de uma unidade plural – contando com 14 cursos de graduação e 2 cursos de pós-graduação (especialização e mestrado) – reunir essa diversidade foi uma necessidade. Artes visuais, música, cinema, dança, design e teatro são as áreas abarcadas pelo Centro, através de cursos que, mesmo acontecendo em diferentes espaços, unem-se por um elo comum: a arte.

Elo este a partir do qual um universo rizomático se apresentou. Demonstrações do pensar e do fazer ligados à arte, enfim, do pesquisar no campo artístico. Um evento, um encontro de múltiplos encontros. Um evento para conhecer e, por conseguinte, para potencializar, alavancar, fortalecer e reunir multidisciplinarmente diferentes investigações e diferentes campos e especificidades do saber.

O que se congrega no presente volume são os resumos das pesquisas que permitiram esse(s) encontro(s). Um evento que deu origem a este catálogo, a materialização das conversas, dos debates, de algumas respostas e de muitas perguntas que emergiram. Em suma, aqui se reúnem as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no Centro de Artes, cujos temas e objetos confirmaram a pluralidade da unidade, bem como revelaram muitas aproximações, abrindo portas para um horizonte de convergências possíveis e, por certo, enriquecedoras. Este horizonte está logo ali, que sigamos vislumbrando-o e caminhando na sua direção.

Em nome da CPPG/CA/UFPel e da direção da unidade, externo reconhecimento aos professores pesquisadores e seus colaboradores que conduzem as investigações que formam este catálogo, engajados na propagação e fortalecimento de reflexões e questionamentos que sensibilizam, tocam, alertam, denunciam, ferem, acalmam, poetizam, socializam, libertam… Que tenhamos força para existir e (re)existir!

Paula Garcia Lima
Coordenadora da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro de Artes / UFPel