Convite: Seminário Avançado sobre o ‘Pensamento Crítico Latino Americano’ com o Professor Ricardo Salas Astrain, da Universidad Catolica de Temuco (Chile)

Do dia 04 à 26 de julho será realizado o ‘Seminário Avançado sobre Pensamento Crítico Latino-Americano’ ministrado pelo Professor Jovino Pizzi, da Universidade Federal de Pelotas. O evento contará ainda com a participação do Professor visitante (CAPES/PrInt) Dr. Ricardo Salas Astrain, da Universidad Catolica de Temuco, no Chile, além de outros convidados especiais.

Neste Seminário concentrado, serão abordadas temáticas como:
  • A questão da identidade e da autenticidade do pensamento latino-americano;
  • As dificuldades epistemológicas, metodológicas e filosóficas, capaz de dar sentido às noções de diversidades;
  • O pensamento originário na América, como reconhecimento e apelo para uma convivência com mundos afros-brasileiros e ibéricos;
  • O choque ou o encontro de mentalidades diferentes nos contexto do mundo em transformação, dentre outras.
Com isso, pretende-se salientar que a desconstrução das colonialidades requer a alternativa para o diálogo intercultural e a convivência hospitaleira na multiplicidade, cujos matizes de uma racionalidade comunicativa se tornam o núcleo da filosofia intercultural.
A atividade começa logo pela manhã, a partir das 09H, no Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Artes e Linguagem (CEHUS).
Publicado em Notícias.