Convidados

Andréa Hygino (Brasil)

Artista e arte-educadora. Mestra em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ (PPGAV-EBA) (2017). Bacharela em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014). Professora substituta de desenho na Escola de Belas Artes da UFRJ (2019 – 2020).

Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Abre Alas 16 (2020), na Galeria A Gentil Carioca (2020); Esqueleto, no Paço Imperial (2019) e 24º Salão Anapolino de Arte (2019). integrou exposições em espaços nacionais e internacionais de referência, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Galeria Antônio Sibassoly (Anápolis), Galeria Nara Roesler (Nova Iorque, EUA), Galeria Belmacz (Londres, Reino Unido), Wits Art Museum (Joanesburgo,África do Sul) e Kunstverein Bielefeld (Alemanha); Foi vencedora do 3º Prêmio SeLecT de Arte e Educação (categoria Camisa Educação, realizada em coautoria com Luiza Coimbra ) e do Prêmio FOCO ARTRio (2022).
Participou de residência artística na Bag Factory Artists’ Studios em Joanesburgo, África do Sul (2022). Também foi residente no JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia (Nova Lima – MG) (2023). A artista integrou a equipe curatorial da 14º Bienal do Mercosul (2025) como curadora educativa. Além disso, foi vencedora do Prêmio Pipa, um dos mais importantes das artes visuais do Brasil, no ano de 2025. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em processos gráficos.
Andréa Hygino se debruça sobre o ambiente escolar, os processos de aprendizado, adestramentos, disciplina, repetição e encontra na desobediência de estudante o lugar necessário de contestação e criação.

 

Mariana dos Santos Velázquez (Uruguai)

Artista visual, docente e pesquisadora. Sua prática entrelaça arte, pedagogia e escrita, abordando as relações entre memória, afeto e território. É coordenadora e professora da Tecnicatura em Artes do CENUR Noreste – Sede Rivera – Faculdade de Artes – Universidad de la República. Licenciada em Artes Plásticas e Visuais e Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes – Universidad de la República.

 

Monica Dantas (Brasil)

Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, no qual é docente orientadora de Mestrado e Doutorado. Bolsista Capes/PRINT/Ufrgs para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido); Bolsista Capes para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/C-DaRE, Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Licenciada em Educação Física pela UFRGS. Realizou Missão de Curta Duração no Exterior junto à Coventry University/C-DaRE. Professora nos Cursos de Graduação em Dança e Educação Física da UFRGS. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Coordenadora do Curso de Graduação em Dança e do Curso de Graduação em Educação Física e Vice-Coordenadora da Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Foi Editora-Chefe da Revista Cena e atualmente é Editora de seção da Movimento, Revista de Educação Física da UFRGS. Coordena o projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul (www.ufrgs.br/carnedigital), que recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2021 na categoria Memória. Coordenou a equipe de artistas e pesquisadores brasileiros que participou da Residência Artística Building an international network for virtual dance collaboration (Reino Unido/EUA/Índia/Tailândia/Brasil), em parceria com o Afro-Sul Grupo de Dança e Música e Ânima Cia. de Dança. Coordenou a criação da Biblioteca Digital de Movimentos Iara Deodoro/Afor-Sul, financiada pelo Prêmio Funarte Retomada Dança 2023 e agraciada com Troféu Destaque do Prêmio Açorianos de Dança 2024. Pesquisadora na área da Dança, com ênfase nos seguintes temas: processos de criação em danças contemporâneas e populares, história da dança, arquivos digitais em artes cênicas. Coordenou o Projeto Dar Carne à Memória, pelo qual recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009 e os Prêmios Açorianos de Dança 2010 de Melhor Espetáculo, Coreografia e Produção. Integra o Coletivo Novos Velhos Corpos e atua como bailarina convidada da Ânima Cia. de Dança e da Eduardo Severino Cia. de Dança.

 

Sergio Trabucco Zerán (Chile)

Jornalista pela Universidade do Chile, Mestre em Estética e Teoria da Arte Contemporânea e Mestre em Gramáticas da Arte Contemporânea pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (Bolsas Chile-CONICYT). Atualmente está matriculado no Doutorado em Artes e Educação da Universidade de Granada, Espanha.
Publicou suas experiências em revistas e capítulos de livros de circulação nacional e internacional. É cocriador da Rede Patagônia Cultural (UFRO, ULagos, UdeAysén e UMAG), diretor acadêmico de cursos de especialização em comunicação, território e gestão cultural e em educação artística, além de avaliador e jurado em concursos literários do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.
Atualmente é docente nos departamentos de Arquitetura e de Humanidades e Artes da Universidade de Los Lagos, atuando nas áreas de comunicação e gestão cultural, e também exerce a função de subdiretor de Arte, Cultura e Patrimônio da mesma instituição de ensino superior.
Além disso, integra o conselho da Fundação de Orquestras Juvenis e Infantis e da Corporação Cultural Estación Mapocho, o comitê acadêmico do Observatório do Livro e da Leitura coordenado pela Universidade do Chile, e a Rede de Artes e Humanidades do Consórcio de Universidades do Estado do Chile.