Início

O 2º Seminário Internacional de Pesquisa em Artes (SIPA) e o 14º Seminário de Pesquisa do Mestrado em Artes Visuais são promovidos por discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Rio Grande do Sul, Brasil. O evento é voltado a pesquisadores das poéticas, educação e teoria das artes (visuais, cênicas e musicais), vinculados ou não a instituições, assim como a discentes e egressos de Instituições de Ensino Superior (IES), nacionais e estrangeiras.

O evento engloba as três linhas de pesquisa do PPGArtes/UFPel: Educação em Artes e Processos de Formação Estética, Processos de Criação e Poéticas do Cotidiano, e Histórias e Teorias das Artes e Transversalidades. Assim, partindo das linhas de pesquisa, se abre espaço para uma diversidade de investigações que contribuem também para a construção de múltiplos saberes.

 INSCRIÇÕES OUVINTES (Formulário aqui)

2 a 4 de dezembro de 2025
Centro de Artes / UFPel

Modalidades de apresentação de GTs e Campos Propositivos, com artigos completos e/ou ensaios visuais e/ou resumos expandidos.

Templates para submissão nos editais abaixo:

EDITAL 2025 / PPGARTES UFPEL | RETIFICAÇÃO EDITAL (NOVO)

INSCRIÇÕES DE ARTIGO COMPLETO

INSCRIÇÕES DE ENSAIO VISUAL

INSCRIÇÕES RESUMO EXPANDIDO (NOVO)

Dúvidas pelo email:
sipa.ppgartes.ufpel@gmail.com

 

Do tema

CAMPO DE CONFLUÊNCIAS

No pampa, campo é um horizonte amplo que permite ao olhar de tantos artistas percorrer planícies e prospectar novos horizontes existenciais e conceituais de criação. Como cultivo, campo também se torna espaço de jogos, integrações e dinâmicas entre corpos, tempos, territórios e objetos, onde da contemplação e da ação nascem novos sentidos. Trata-se de uma geometria sensível que conecta corpo e mundo, inspirada no cuidado e na atenção ao tempo de espera como metáfora para a germinação da pesquisa em Arte no extremo sul do Brasil. Conflui dessa experiência com a terra o interesse pelo encontro e seus frutos, assim como o interesse pelo olhar crítico ao espaço que se perde diariamente à máquina neoliberal que come a natureza. Amparados na ideia de confluência de Antônio Bispo dos Santos, o Nego Bispo, que diz que quando um rio encontra outro rio não deixa de ser ele mesmo, mas passa a ser ele e outros rios, compreendemos o valor dos encontros gerados em eventos de pesquisa como este, que abarcam e confluenciam diferentes formas de produção no grande campo das Artes.

O tema CAMPO DE CONFLUÊNCIAS propõe o encontro com um lócus específico — um território de ação, vida e criação — destinado à produção de pensamento nas pesquisas em Artes. O evento parte dessa ideia de “campo” como espaços de cultivo, jogo e troca para estabelecer a comunhão entre corpo, contexto e estado de presença. Neste lugar, questões do mundo contemporâneo e da Arte, atravessando cada pesquisa, apontam formas de vinculação e de posicionamento. Por encontros que se tocam, trocam, se orientam e desorientam dentro de um campo coletivo de cultivo. Por práticas, linguagens e experiências se entrelaçam, fazendo emergir saberes e modos de pensar e fazer arte que revelam diferentes maneiras de habitar, compreender e criar mundos.

 

Do formato

Como pensar um evento de pesquisa em/sobre artes? Onde começa? Como acontece? Onde termina? Longe de buscar respostas, deixamo-nos mover pelas próprias perguntas. É a partir delas que propomos reelaborar formatos e ampliar os campos de encontro a partir da confluência.

A programação inclui Roda de Confluências com convidados, exposição, atividade cultural de rua e publicação de artigos e ensaios visuais. Junto ao formato Grupos de Trabalho convencionais com apresentações de 15 minutos e debate, o SIPA propõe os Campos Propositivos, que serão lugares de convívio, experimentação e criação colaborativa. Estes serão atravessados pela disponibilidade de escuta, pelo risco, pela abertura e pelo gesto propositivo. É um convite a dar tempo ao tempo, ao acontecimento da participação, e à valorização do compartilhamento. No momento da inscrição, podem ser submetidos trabalhos concluídos ou pesquisas em processo. Cada participante poderá indicar a forma de participação: GTs ou Campos Propositivos.

O 2º SIPA, acreditando na potência do convívio e da abertura metodológica, aposta na heterogeneidade e na fluidez das confluências entre diferentes frentes teórico-práticas da pesquisa. A proposta do 2º SIPA (e do 14º SPMAV) busca gerar aproximações de temas, suas questões e seus resultados dos diferentes processos, no intuito de gerar contribuições na formação de quem produz conhecimento neste campo.

Convidados

Andréa Hygino (Brasil)

Artista e arte-educadora. Mestra em Linguagens Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRJ (PPGAV-EBA) (2017). Bacharela em Artes Visuais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014). Professora substituta de desenho na Escola de Belas Artes da UFRJ (2019 – 2020).

Participou de diversas exposições coletivas, entre elas: Abre Alas 16 (2020), na Galeria A Gentil Carioca (2020); Esqueleto, no Paço Imperial (2019) e 24º Salão Anapolino de Arte (2019). integrou exposições em espaços nacionais e internacionais de referência, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Galeria Antônio Sibassoly (Anápolis), Galeria Nara Roesler (Nova Iorque, EUA), Galeria Belmacz (Londres, Reino Unido), Wits Art Museum (Joanesburgo,África do Sul) e Kunstverein Bielefeld (Alemanha); Foi vencedora do 3º Prêmio SeLecT de Arte e Educação (categoria Camisa Educação, realizada em coautoria com Luiza Coimbra ) e do Prêmio FOCO ARTRio (2022).
Participou de residência artística na Bag Factory Artists’ Studios em Joanesburgo, África do Sul (2022). Também foi residente no JA.CA – Centro de Arte e Tecnologia (Nova Lima – MG) (2023). A artista integrou a equipe curatorial da 14º Bienal do Mercosul (2025) como curadora educativa. Além disso, foi vencedora do Prêmio Pipa, um dos mais importantes das artes visuais do Brasil, no ano de 2025. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em processos gráficos.
Andréa Hygino se debruça sobre o ambiente escolar, os processos de aprendizado, adestramentos, disciplina, repetição e encontra na desobediência de estudante o lugar necessário de contestação e criação.

 

Mariana dos Santos Velázquez (Uruguai)

Artista visual, docente e pesquisadora. Sua prática entrelaça arte, pedagogia e escrita, abordando as relações entre memória, afeto e território. É coordenadora e professora da Tecnicatura em Artes do CENUR Noreste – Sede Rivera – Faculdade de Artes – Universidad de la República. Licenciada em Artes Plásticas e Visuais e Mestre em Arte e Cultura Visual pela Faculdade de Artes – Universidad de la República.

 

Monica Dantas (Brasil)

Professora Titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS, no qual é docente orientadora de Mestrado e Doutorado. Bolsista Capes/PRINT/Ufrgs para realização de Estágio de Professor Visitante na Coventry University/Centre for Dance Research (C-DaRE/Reino Unido); Bolsista Capes para realização de Pós-Doutorado na Coventry University/C-DaRE, Doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montréal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS e Licenciada em Educação Física pela UFRGS. Realizou Missão de Curta Duração no Exterior junto à Coventry University/C-DaRE. Professora nos Cursos de Graduação em Dança e Educação Física da UFRGS. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Coordenadora do Curso de Graduação em Dança e do Curso de Graduação em Educação Física e Vice-Coordenadora da Comissão de Pesquisa da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Foi Editora-Chefe da Revista Cena e atualmente é Editora de seção da Movimento, Revista de Educação Física da UFRGS. Coordena o projeto Carne Digital: Arquivo Eva Schul (www.ufrgs.br/carnedigital), que recebeu o Prêmio Açorianos de Dança 2021 na categoria Memória. Coordenou a equipe de artistas e pesquisadores brasileiros que participou da Residência Artística Building an international network for virtual dance collaboration (Reino Unido/EUA/Índia/Tailândia/Brasil), em parceria com o Afro-Sul Grupo de Dança e Música e Ânima Cia. de Dança. Coordenou a criação da Biblioteca Digital de Movimentos Iara Deodoro/Afor-Sul, financiada pelo Prêmio Funarte Retomada Dança 2023 e agraciada com Troféu Destaque do Prêmio Açorianos de Dança 2024. Pesquisadora na área da Dança, com ênfase nos seguintes temas: processos de criação em danças contemporâneas e populares, história da dança, arquivos digitais em artes cênicas. Coordenou o Projeto Dar Carne à Memória, pelo qual recebeu o Prêmio Funarte Klauss Vianna de Dança 2009 e os Prêmios Açorianos de Dança 2010 de Melhor Espetáculo, Coreografia e Produção. Integra o Coletivo Novos Velhos Corpos e atua como bailarina convidada da Ânima Cia. de Dança e da Eduardo Severino Cia. de Dança.

 

Sergio Trabucco Zerán (Chile)

Jornalista pela Universidade do Chile, Mestre em Estética e Teoria da Arte Contemporânea e Mestre em Gramáticas da Arte Contemporânea pela Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha (Bolsas Chile-CONICYT). Atualmente está matriculado no Doutorado em Artes e Educação da Universidade de Granada, Espanha.
Publicou suas experiências em revistas e capítulos de livros de circulação nacional e internacional. É cocriador da Rede Patagônia Cultural (UFRO, ULagos, UdeAysén e UMAG), diretor acadêmico de cursos de especialização em comunicação, território e gestão cultural e em educação artística, além de avaliador e jurado em concursos literários do Ministério das Culturas, das Artes e do Patrimônio.
Atualmente é docente nos departamentos de Arquitetura e de Humanidades e Artes da Universidade de Los Lagos, atuando nas áreas de comunicação e gestão cultural, e também exerce a função de subdiretor de Arte, Cultura e Patrimônio da mesma instituição de ensino superior.
Além disso, integra o conselho da Fundação de Orquestras Juvenis e Infantis e da Corporação Cultural Estación Mapocho, o comitê acadêmico do Observatório do Livro e da Leitura coordenado pela Universidade do Chile, e a Rede de Artes e Humanidades do Consórcio de Universidades do Estado do Chile.

Programação

1pr
2pr_v2
3pr
4pr
previous arrow
next arrow

 

LOCALIZAÇÃO

Anais

ANAIS EDIÇÕES ANTERIORES

ORGANIZAÇÃO

COORDENAÇÃO
Profª. Drª. Helene Gomes Sacco (UFPel)
Profª. Drª. Kelly Wendt (UFPel)

COMISSÃO  CIENTÍFICA
Profª. Drª. Alice Jean Monsell (UFPel)
Ana Beatriz Magalhaes Mattar (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Profª. Drª. Ana Cristina Ribeiro Silva (UFPel)
Barbara Larruschim da Costa (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Profª. Drª. Carmen Anita Hoffmann (UFPel)
Profª. Drª. Claudia Mariza Mattos Brandão (UFPel)
Prof. Dr. Édio Raniere da Silva (UFPel)
Profª. Drª. Eduarda Azevedo Gonçalves (UFPel)
Prof. Dr. Eduardo Rocha (UFPel)
Profª. Drª. Eleonora Campos da Motta Santos (UFPel)
Prof. Dr. Felipe Caldas (FURG)
Profª. Drª. Helene Gomes Sacco (UFPel)
Jailson Valentim dos Santos(Doutorando PPGARTES UFPel)
Jarbas Gama Macedo (Doutorando PPGARTES UFPel)
Jessica Fernandes Porciuncula (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Jordana Belem Rodrigues (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Kathleen Oliveira de Avila (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Profª. Drª. Kelly Wendt (UFPel)
Kelly Xavier (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Profª. Drª. Larissa Patron Chaves (UFPel)
Larissa Schip Ferreira de Deus (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Prof. Dr. Lauer Alves Nunes dos Santos (UFPel)
Prof. Dr. Marco Aurelio da Cruz Souza (UFPel)
Profª. Drª. Martha Gomes de Freitas (UFPel)
Profª. Drª. Nádia da Cruz Senna (UFPel)
Profª. Drª. Neiva Maria Fonseca Bohn (UFPel)
Patrick Tedesco (Doutorando PPGARTES UFPel)
Pedro Elias Parente da Silveira (Doutorando PPGARTES UFPel)
Raquel Casanova dos Santos Wrege (Doutoranda PPGARTES UFPel)
Profª. Drª. Rebeca Recuero (UFPel)
Renan Silva do Espirito Santo (Doutorando PPGARTES UFPel)
Prof. Dr. Ricardo Henrique Ayres Alves (UFPel)
Prof. Dr. Rogério Vanderlei de Lima Trindade (UFPel)
Profª. Drª. Renata Azevedo Requião (UFPel)
Profª. Drª. Rosângela Fachel de Medeiros (UFPel)
Profª. Drª. Roseli Aparecida da Silva Nery (FURG)
Profª. Drª. Thays Tonin (UFSM)
Prof. Dr. Thiago Pirajira Conceição (UFPel)

REALIZAÇÃO E APOIO