Apresentação I SAIF

A presença da FILOSOFIA na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) remonta a agosto de 1984, quando foi criado o curso de Licenciatura Plena em Filosofia, cuja primeira turma iniciou suas atividades no ano seguinte. Em 1997, surgiu Especialização (Lato Sensu) em Filosofia Moral e Política (atualmente desativada) e, em 2006, o Bacharelado em Filosofia. Em 2007, foi criado o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia (Mestrado em Filosofia), com área de concentração em Ética e Filosofia Política, cujas atividades tiveram início em 2008. Em 2014, através da Universidade Aberta do Brasil (UAB), foi implementado o curso de Licenciatura em Filosofia a distância (EAD) e, por fim, coroando todo esse percurso, no segundo semestre de 2015, foi instalado o Doutorado em Filosofia. Assim sendo, o Departamento de Filosofia da UFPel conta com três Cursos de Graduação (Licenciatura e Bacharelado presenciais e Licenciatura a distância) e dois Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado).

O total de discentes atinge a impressionante cifra de 1732 alunos (1450 na licenciatura a distância, 151 na licenciatura presencial, 74 no bacharelado, 40 no mestrado e 17 no doutorado). O corpo docente é formado por 17 professores efetivos, os quais se dedicam à pesquisa sobre variados temas filosóficos, tanto no âmbito da Filosofia Antiga e/ou Medieval, quanto da Filosofia Moderna e/ou Contemporânea. Nesse sentido, numerosos Grupos de Estudos são ofertados todos os semestres, nos quais temas e autores atuais e/ou clássicos podem ser aprofundados. Além disso, diversos Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão estão em andamento, os quais viabilizam a iniciação científica e o amadurecimento científico dos já iniciados. Ademais, existem três periódicos acadêmicos empenhados na publicação de trabalhos inéditos e filosoficamente relevantes: a Revista Enciclopédia de Filosofia (editada pelos discentes da Graduação), a Revista Seara Filosófica (editada pelos discentes da Pós-Graduação) e a Revista Dissertatio (editada pelos docentes). Por fim, ainda há o NEPFil Online, uma editora do próprio Departamento de Filosofia, que publica pesquisas filosóficas de ponta, coletâneas de artigos, materiais didáticos e anais de eventos.

Por essa razão, com o objetivo de simbolizar a unidade de todas essas “frentes de trabalho”, estamos propondo a I Semana Acadêmica Integrada do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (I SAIF/UFPel), que se realizará de 25 a 29 de setembro de 2017, em diferentes campi da UFPel. De fato, embora haja divergências filosóficas e inevitáveis conflitos de interesse, O QUE TODOS NÓS AMAMOS E BUSCAMOS É A SABEDORIA E A VERDADE, pelo que, mesmo impropriamente, podemos ser chamados de “filósofos”. Reuniremos, com efeito, dois eventos já consolidados: a XXX Semana Acadêmica dos Cursos de Graduação e a V Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação. Nossa intenção, desse modo, enquanto Comissão de Organização, é criar um espaço de troca de experiências e conhecimentos, onde graduandos e pós-graduandos, irmanados pelos mais nobres sentimentos de humildade e excelência acadêmicas, possam aprender, ensinar, debater, refletir e, em suma, FILOSOFAR.