Projeto de ensino – Análise Geométrica de Dados e suas aplicações nas Ciências Sociais
O projeto busca apresentar e trabalhar com estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de ciências sociais e afins as técnicas de análise geométrica de dados (AGD). Entre as técnicas da AGD, destacam-se a análise de componentes principais (ACP, para variáveis quantitativas) e a análise de correspondências múltiplas (ACM, para variáveis categóricas). O objetivo é disseminar seus potenciais para a pesquisa e elaborar, como atividade final, um livro com as contribuições dos participantes do projeto.
O que é a AGD? A AGD se tornou conhecida pelos trabalhos de Pierre Bourdieu e é desenvolvida principalmente na sociologia francesa. Porém, essas técnicas são cada vez mais utilizadas em diferentes países e empregadas proficuamente em várias áreas. A ACM e ACP permitem reduzir a complexidade de um grande número de variáveis, produzindo eixos que expressam as diferenças predominantes entre as unidades de análise. São técnicas apropriadas à classificação, taxionomia e criação de perfis, assim como à elaboração de estruturas relacionais, compatíveis com o conceito bourdieusiano de campo e outras noções de configuração causal nas ciências sociais.
Coordenação: Prof. Rodrigo Cantu
Inscrições: até 22/9/2024
Certificado de grupo de estudos – 30hs
Local: LabIFISP (sala 201 – CCHS) | Horário: 9hs – 12hs
Para se inscrever no projeto, escrever para <rodrigo.cantu@ufpel.edu.br>, com nome completo, número de matrícula e curso.
Programa de atividades:
23/9/2024 (seg) – Minicurso: apresentação AGD
27/9/2024 (sex) – Minicurso: apresentação AGD
4/10/2024 – Seminários de aplicações
11/10/2024 – Seminários de aplicações
18/10/2024 – Oficina AGD
25/10/2024 – Oficina AGD
Recesso (28/10 – 10/11)
22/11/2024 – Seminários de resultados
29/11/2024 – Seminários de resultados
6/12/2024 – Seminários de resultados
Minicurso:
Apresentação dos princípios teóricos de Análise de Correspondências Múltiplas (ACM) e Análise de Componentes Principais (ACP); exemplos de pesquisa com essas técnicas; introdução à ACM e ACP no R.
Seminários de aplicações:
Seminários para apresentação e discussão de resultados de pesquisas já realizadas que utilizaram ACM ou ACP, a fim de explorar a variedade de possibilidades de emprego dessas técnicas.
Oficina:
Trabalho conjunto com os bancos de dados dos participantes, para organiza-los e recodifica-los e, finalmente, para rodar uma ACM ou ACP e interpretar seus resultados.
Seminários de resultados:
Seminários para apresentação e discussão de resultados das ACM ou ACP dos participantes.