XIV ENANPEGE – GT 69 aborda Comércio e Consumo na Produção da Cidade

XIV ENANPEGE – GT 69 aborda Comércio e Consumo na Produção da Cidade

Nas últimas três décadas, pesquisar o comércio e o consumo tem mostrado ao geógrafo que na sociedade contemporânea, o consumo “parece” que tem vida própria, tal a centralidade alcançada por esta esfera da produção material da sociedade capitalista. Sem autonomizar este momento da produção, consideramos necessário destacá-lo da produção, distribuição e circulação de mercadorias para entender como esta subtotalidade se hipertrofia para sustentar a reprodução econômica que se apresenta financeirizada. É a esfera que envolve e se reproduz na prática da vida cotidiana, portanto, a que contém a maior complexidade da dimensão vivida. A crise mundial produzida pela pandemia da Covid19, com a necessidade do distanciamento social para conter a propagação do vírus, no plano do comércio e do consumo, retirou aquilo que lhe dá sentido, o encontro de pessoas e as possibilidades de trocas. O delivery e as compras por internet se tornam condição para o comércio funcionar, revelando o aumento de empregos precários que mobilizam as entregas de mercadorias. As grandes empresas supermercadistas e os marketplaces expandem suas atividades e os estabelecimentos comerciais de rua lutam para sobreviver, pois novas práticas espaciais de consumo são redefinidas conforme as variações das medidas de isolamento social impostas. Diante deste quadro, destacamos que as análises dos participantes deste GT podem apresentar diferentes enfoques desta problemática, o que possibilita o debate e garante energia para dar continuidade ao pensar e refletir dos geógrafos.

ENVIO DE TRABALHOS PRORROGADO ATÉ 19/07/21

Participe: http://enanpege.com.br/index.php

 

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