O projeto de extensão “Cotas: um diálogo afirmativo entre a universidade e a escola” tem por objetivos divulgar as políticas de ações afirmativas nas escolas de educação básica de Pelotas e região, de forma a instrumentalizar os/as estudantes para acessar tais políticas. Visa também desenvolver ações de formação junto aos professores da rede pública municipal e estadual relacionadas à educação antirracista e às Leis 10.639/03 e 11.645/08 além de contribuir com o debate público em torno das ações afirmativas e políticas de reparação históricas no Brasil.
Para dar conta desses objetivos, o projeto prevê o desenvolvimento de diferentes ações junto às escolas parceiras, aos estudantes e professores/as da rede pública de Pelotas e região e às comunidades quilombolas e indígenas. As ações serão planejadas e desenvolvidas por uma equipe de trabalho que envolve docentes e discentes da Universidade Federal de Pelotas, professores/as da rede pública e integrantes das entidades parceiras, tais como o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Pelotas, o Núcleo de Educadores e Educadoras Negros/as, o Instituto Mário Alves e a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas.
Principais Linhas de Ação:
- Ações voltadas aos estudantes do Ensino Fundamental:
Ações junto aos alunos/as que cursam os anos finais do Ensino Fundamental, objetivando abordar temáticasvinculadas às ações afirmativas e à diversidade étnico-racial, bem como divulgar informações acerca da reserva de vagas para o ingresso nos institutos federais de educação técnica etecnológica (Institutos Federais), conforme prevê a Lei 12.711/12.
- Ações voltadas aos estudantes do Ensino Médio:
Serão realizadas atividades de formação sobre temáticas vinculadas ao tema central do projeto: racismo, intolerância religiosa (focando na questão do preconceito em relação às religiões de matriz africana), história, cultura e saberes indígenas, direitos humanos, culturas juvenis, entre outras. Estas atividades serão desenvolvidas mensalmente nas escolas parceiras, a partir de diferentes metodologias e linguagens: projeção e debate de filmes, intervenções artísticas, debates e oficinas. Nas turmas de Terceiro Ano das escolas parceiras, será desenvolvido um trabalho de acompanhamento desde o início do ano, visando à mobilização e instrumentalização para o ingresso no ensino superior. Este trabalho prevê ações de informação sobre as diferentes possibilidades de ingresso (ENEM, reserva de vagas/cotas, programas de financiamento público como o PROUNI) e de acompanhamento relativo às etapas do ENEM: inscrição, solicitação de isenção da taxa de inscrição, orientações sobre a estrutura da prova, criação de espaços de preparação, etc.
- Ações voltadas aos/às professores/as, gestores/as e servidores/as das escolas:
O projeto prevê a realização de ações de sensibilização, discussão e formação dos/as professores/as, servidores/as e gestores/as que atuam nas escolas de educação básica da região, especialmente nas escolas parceiras.
- Ações direcionadas às comunidades indígenas e quilombolas:
O projeto prevê a realização de reuniões com representantes e integrantes de comunidades indígenas e quilombolas e visitas às comunidades.