Forças que atuam na escola
Esse slide também é da mesma apresentação do post anterior
A escola é um espaço no qual se educa, se ensina e se aprende. A educação é um termo mais amplo. Se educa pelo exemplo, pelas atitudes, nas conversas, no jeito de ser, de fazer, de estar no mundo. A escola deveria ser um espaço aberto, acolhedor, no qual todos possam educar e se educar, aprender e ensinar.
Nesse cenário, temos muitas forças atuando. Muitas delas negativas. Nessa figura, eu identifiquei algumas positivas e muitas negativas.
Vamos focar nas positivas!
Pensarmos a partir de princípios e orientação feminista é um grande passo para mudanças positivas na escola. Acredito numa docência com orientação feminista como um ponto fundamental para as mudanças sociais que desejamos.
Entendermos as nossas igualdades e diferenças e aprendermos a conviver com elas faz parte de uma educação para todas, todes e todos. Somos crianças, mas somos diferentes. Somos adultos, mas somos diferentes. Somos diferentes. Aí está a beleza!
A escola também deveria ser um lugar seguro para crianças e famílias LGBTQIA+. Há muito espaço para essa discussão quando se trata de escolas para a infância. Já vi muitos olhares de reprovação e comentários maldosos sobre questões relacionadas à expressão de gênero das crianças. O que mais me incomoda é a previsão do futuro feita por adultos. “Esse aí será” ou “Essa daí será”. A afetividade e a sexualidade futura de crianças não é um objeto que deveríamos nos preocupar, mas sim contribuir para que as crianças desenvolvam identidades saudáveis, que se amem, que se gostem, que tenham orgulho de quem são e de quem se tornarão.
Podemos também contribuir com as transformações necessárias para acolhermos as diferenças, as identidades, as sexualidades, as expressões das crianças, dos jovens e dos adultos. O melhor jeito é estudar, se informar, ler e estar aberto.
Vamos tentar?