Ainda falando sobre desenho e produção artística na Educação Infanti
Card com uma proposta de fotografia e observação da natureza
enviado para minha turma de crianças em 2020
Com o passar o tempo e o amadurecimento das crianças, elas vão repetindo desenhos cada vez mais estereotipados. Casa com telhado vermelho, sol amarelo, árvore com tronco marrom e copa verde, nuvens azuis…
Acredito que seja uma influência forte dos adultos que se dá por duas vias. A primeira delas é que esses desenhos são facilmente reconhecidos e poupam as crianças daqueles momentos: “Ah, que lindo você desenhou a mamãe?!” “Não, é um monstro horrível!”. A segunda influência é que nós adultos desenhamos para as crianças. Elas vêm com aquela conversa mole: “Não sei desenhar um cachorro”. E você vai lá e faz o seu cachorro. O interessante é que a criança descubra o seu próprio cachorro.
Como a gente pode amenizar esse processo?
a) convidando as crianças a observarem a natureza, as suas cores, as mudanças de luz, de tons;
b) não criando um desenho referência exemplo (até hoje eu sei desenhar o cachorro que a minha professora fazia no quadro);
c) criando um catálogo de referência de desenhos, fotos, pinturas, que possa ser consultado pelas crianças;
e) envolva as crianças na criação desse catálogo;
f) proponha que as crianças tenham um caderno de desenho de observação (não espere desenho acadêmico!);
g) substitua aquelas perguntas “hoje está sol, nublado, chuvendo?” por “vamos nos deitar no pátio e observar o céu, as nuvens…”.
Garanto que vão sair coisas incríveis.