Início do conteúdo

Currículo na Educação Infantil

Coleção de conchas

As questões relacionadas ao currículo na Educação Infantil têm promovido muitas discussões. Como não há uma lista de conteúdos que devem ser seguidos para cada faixa etária, muitas professores e professores têm dúvidas em como implementar o conceito de currículo que está expresso nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Algumas pessoas até mesmo estranham o uso do termo “currículo”, pois entendem que este é composto por matérias que devem ser estudadas e avaliadas.

Imaginem fazermos uma prova para o berçário I. Os bebês que caminham são aprovados para o berçário II com notas por desempenho, estabilidade, número de quedas… Parece uma loucura, mas a questão é pararmos de aplicar conceitos do Ensino Fundamental, Médio e Superior para a Educação Infantil. Já partimos de palavras diferentes: “Educação” e “Ensino”. Reflita sobre a ação da professora ao “ensinar” e ao “educar”.

Entretanto, a criação da Base Nacional Comum Curricular, em 2017, abriu a possibilidade do mercado editorial lançar obras didáticas, manuais, livros do professor para a Educação Infantil. A maioria dessas obras parte da premissa que as professoras e os professores não tem conhecimento didático, repertório e princípios para trabalhar com suas turmas. Seguindo nessa linha, essas cartilhas têm uma visão de criança muito distanciada daquela que está nas DCNEI e que entendo que deveria ser a guia das nossas práticas pedagógicas.

Para se aprofundar mais sobre o tema, o que penso e pesquiso, deixo aqui dois textos que escrevi. O primeiro deles é mais crítico e foi escrito durante o meu pós-doutorado sob supervisão do doutor Rodrigo Saballa de Carvalho da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O artigo foi publicado na revista Currículo sem Fronteiras em 2020. O texto traz resultados da pesquisa que fiz durante meu pós-doutoramento.

Concepções sobre Currículo

O segundo texto é mais panorâmico e traz um bom resumo sobre questões de currículo na Educação Infantil. Ele foi publicado na revista Pindorama, em 2021, e traz aproximações do currículo com a Pedagogia da Infância.

Currículo e Pedagogia da Infância

Os dois textos estão hospedados na minha página da academia.edu. Para ter acesso a outros escritos meus, acesse o link na barra lateral.

Publicado em 26/02/2022, na categoria Notícias.