Música

Para você que precisa encontrar uma música livre de direitos autorais para o seu curta! VOCÊ VEIO AO LUGAR CERTO!

Então, como você já deve saber, você não pode simplesmente baixar uma música da banda que você gosta para usar no seu filme, pois ela tem direitos autorais reservados para sua produtora/distribuidora/estúdio/sabe-se-lá. Então, para poder usar livremente, inscrever em festivais e/ou fazer exibições públicas, você terá três opções: conseguir que os detentores dos direitos da música cedam ela para teu filme, compor sua própria música ou usar uma música com direitos autorais livres!

Vamos focar aqui na terceira opção e passar uma lista de sites bem legais em que você pode consegui-las! Mas fique atento, algumas músicas disponíveis tem alguns “poréns”. Por exemplo: uso exclusivo estritamente para fins não comerciais; não permitir alterações; exigir que se coloque o compositor e o nome da música nos créditos, etc. No caso do site Public Domain Music, as músicas tiveram seus direitos autorais “vencidos”, em função da longa data de sua gravação e, por isso, caíram em domínio público!

Aqui vai a lista que selecionamos!

Free Music Archive

Musicstore

Jamendo

Lorenzosmusic

Pdmusic.org

freesound.org (aqui você encontra todo tipo de som e não só música!)

Mobygratis.com – (esse site tem umas músicas incríveis, porém você tem que fazer uma justificativa em inglês para seu detentor de como será feito seu uso… E aí, se garante?! Qualquer coisa dá um grito que a gente ajuda!)

Youtube – (sim, eles também tem músicas livres)

Para entender mais desse assunto sobre DIREITO AUTORAL das músicas, recomendo o seguinte vídeo: Conheça ae… Commonst Licença Creative

Se você conhece outros sites que disponibilizem músicas, deixe nos comentários! 🙂