Professores que produzem vídeo

Amigos, nesse espaço você vai encontrar contato de professores que produzem vídeo estudantil no Brasil. Fizemos a seleção por estado. Se desejar, você pode indicar algum professor enviando email para videoestudantil@gmail.com

RIO GRANDE DO SUL

Pelotas
Josias Pereira – Pelotas/RS
Sou professor adjunto da UFPel do curso de Cinema e docente da Pós Graduação em Educação Matemática da UFPel, tenho um grupo de pesquisa sobre produção de vídeo estudantil. Meu Mestrado e Doutorado são sobre o tema produção de vídeo estudantil. Escrevi uns cinco livros sobre este tema. Junto com a professora Eliane, Jeane, Rozane e Rogério coordenamos o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil.
Vídeo apresentação

Viviane Lino – Pelotas/RS
Sou professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Campus Pelotas. Há pouco tempo, aproximadamente 2 anos, tenho trabalhado com a produção de vídeo com meus alunos e tem sido uma experiência enriquecedora para todos nós. No IF, eu e outros colegas, estamos organizando um projeto para promover uma mostra ou um festival de vídeo estudantil.

Porto Alegre
Cintia Boll – Porto Alegre/RS
Sou professora na Faculdade de Educação na UFRGS. Pesquisei enunciação estética juvenil em vídeos escolares no YouTube na tese e hoje sigo estudando-a considerando tecnologias móveis.

Maria Angélica dos Santos – Porto Alegre/RS
Trabalho na Cinemateca Capitólio onde desenvolvo o Programa de Alfabetização Audiovisual. O Programa trabalha com cinema no Ensino Básico, incluindo a exibição e produção para Escolas Especiais e Bilíngues – libras e baixa visão.

Capão do Leão
Larissa Pedra – Capão do Leão/RS
Formanda em Psicologia, Pedagoga e Professora de Educação Infantil. Tenho trabalhado com a produção de vídeo na pré-escola. Também já trabalhei com fundamental II. Tenho interesse em pesquisa, Ensino e Extensão e estou buscando carreira acadêmica, almejando começar o mestrado em breve.

São Lourenço do Sul
Adriana Bandeira – São Lourenço do Sul/RS
Sou professora de Educação Física da E.M.E.F Martinho Lutero. Trabalhamos com produção de vídeos na escola a 3 anos através de uma parceria da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e a Prefeitura de São Lourenço do Sul. Trabalho juntamente com minha colega Adriana Kovalscki, professora de matemática.

Canguçu
Carla Felcher – Canguçu/RS
Doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Moro em Canguçu e utilizo as Tecnologias Digitais para ensinar Matemática e também pesquiso sobre elas. Ano passado ganhei um prêmio em um Festival de vídeos em educação matemática, promovido pela Unesp de Rio Claro. Ano passado também publiquei um artigo sobre produção de vídeos. Meu foco são os vídeos produzidos pelos alunos sobre conteúdos matemáticos. Agora a pouco foi aceito no SENID um outro artigo meu sobre vídeos: Vídeo como uma performance matemática digital.

Guaiba
Roberto Silva – Guaíba/RS
Sou professor de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Augusto Meyer, de Guaíba. Há 13 anos coordeno o Núcleo de Vídeo Terra Cambará que faz cinema estudantil. A princípio era para o Festival aqui do nosso município, com a descoberta de outras mostras, começamos a participar de eventos de cinema estudantil no país e no exterior.

Fagundes Varela
Kharel Valtingojer – Fagundes Varela/RS
Oficialmente sou monitor de escola. Extra oficialmente, professor de informática da pré escola (entre outras coisas). Dada a pré experiência em informática (programador, instrutor, YouTuber, e algumas mais) trabalhar com vídeos foi o fluxo natural da proposta de ensinar tecnologias para os pequenos (foi quando ouviu falar da iniciativa do Josias e tantos projetos tão legais).

Gramado
Fernando Gomes – Canela-Gramado/RS
Sou supervisor no Espaço Cultural da FAURGS/UFRGS em Gramado e vice presidente da Fundação Cultural de Canela. Em Canela temos o Cineclube, que costuma ter sessões voltadas ao público jovem (embora ainda sem exibição de produções locais) e na FAURGS já recebemos exibição do projeto escolar Educavídeo. Fui jurado de filmes escolares em 3 colégios, adoro ver e apoiar o cinema escolar. A FAURGS sediou por muitos anos o Gramado Cinevídeo, evento paralelo ao Festival de Cinema com foco no audiovisual universitário. Contatos por email: eventos@ufrgs.br e fernando@fccanela.com.br

São Leopoldo
Eliane Candido – São Leopoldo/RS
Pedagoga e Especialista em Mídias na Educação. Utilizo a produção de vídeo como recurso pedagógico desde 2006 com alunos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trabalhei também na Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo e criei o “São Léo em Cine – Festival de Vídeo Estudantil” em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ou seja, com a ajuda do profe Josias Pereira. O projeto virou lei e agora é um programa municipal que incentiva a produção de curtas da Educação Infantil, Fundamental e da EJA.
Atualmente coordeno o Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil (CBPVE), juntamente com Josias, Rogério, Rozane e Jeane. Tenho alguns artigos publicados em livros e revistas sobre essas experiências.

Andréa Rodrigues – São Leopoldo/RS
Sou a professora Andréa Rodrigues. Formada em Artes Visuais e Especialista em Informática e em Mídias. (Esta última pela UFPEL. Tive a honra de ser orientanda do professor Josias Pereira). Trabalho em São Leopoldo juntamente com o colega professor Diego Comerlato. Juntos coordenamos as Oficinas de Cinema JG e Otília.

Cássia Wagner – São Leopoldo/RS
Sou professora de educação infantil do município de São Leopoldo, atualmente supervisora de uma escola municipal de educação infantil e tutora EAD em um polo da Uninter no curso de Pedagogia. Fiz um documentário sobre o olhar das crianças em relação à inclusão em 2016 e ano passado um curta de uma história de própria autoria “Giralua”. Tenho especialização em Mídias na Educação pela UFRGS.

Ana Patricia Amorim – São Leopoldo/RS
Sou formada em Letras. Tenho grande apreciação pela produção de vídeos estudantis. No momento exerço a função de vice-diretora. Implantamos na escola o Festival de Curtas Alvinho, em 2018 teremos o 3°. Com a parceria de professores estamos construindo na prática a ideia de que os vídeos estudantis enriquecem bastante a prática pedagógica.

Ana Necchi – São Leopoldo/RS
Sou professora de educação infantil da rede municipal de ensino de São Leopoldo. Sou aluna do curso de Licenciatura em Pedagogia à Distância na UFRGS. Estou engatinhando ao inserir a educação audiovisual como prática pedagógica na educação infantil. Iniciei em 2016 com 1 curta numa turma de Berçário II (2/3anos) e tive oportunidade, em 2017, de experimentar a criação colaborativa de 3 curtas: 1 com uma turma de Infantil II (4anos) e 2 com crianças do Programa Novo Mais Educação (8 aos 13 anos). Em 2017, em parceria com a colega da UFRGS Deise Moraes, iniciamos a criação de um aplicativo para divulgar os Festivais de Vídeos Estudantis no Brasil sob orientação da Profa Dra Cíntia Boll. O aplicativo está em fase de ajustes e logo será lançado oficialmente

Mariana Bueno – São Leopoldo/RS
Na minha escola desenvolvo junto com meus alunos a oficina de cinema Luz, Câmera, Gusmão! (E.M.E.F. Professora Maria Gusmão Britto). Já utilizo os vídeos nas minhas aulas de teatro há tempos. E sempre estamos descobrindo novidades.

Michele Heck – São Leopoldo/RS
Produzo vídeos com meus alunos e tenho a parceria de muitos colegas maravilhosos que acredito estarem neste grupo também.

Fatima Luciana dos Santos – São Leopoldo/RS
Trabalho na Emef Senador Salgado Filho e iniciei no São Léo em Cine por incentivo da professora Nara Locatelli em 2014 e as crianças participaram como figurantes. A partir daí comecei a produzir vídeos com minhas turmas como uma forma de incentivar a leitura e a autoestima dos alunos

Cris Lemos – São Leopoldo/RS
Sou a professora Cristina Lemos e atuo na rede municipal de São Leopoldo (escola Hohendorff e NTM) e na Escola da indústria criativa na Unisinos.

Luciane Benites – São Leopoldo/RS
Sou professora de Artes nas Emefs Germano Sperb e Castro Alves em São Leopoldo.

Nara Locatelli – São Leopoldo/RS
Produzo vídeos desde sempre nas aulas de Artes Visuais como exercício, mas fui convidada a participar com meus alunos desde o ano de 2014, de Festivais de vídeos estudantis e estou aprendendo.

Lê Daudt – São Leopoldo/RS
Professora do Atendimento Educacional Especializado da Escola Municipal Olímpio Vianna Albrecht, em São Leopoldo. Trabalho com curtas metragens em meus atendimentos desde 2014.

Eden Bittencourt – São Leopoldo/RS
Objetivando promover a leitura, propus aos meus alunos da EJA a produção de um curta. Deu tão certo, que filmamos outro e outros.

Campo Bom
Marlon Nunes – Campo Bom/RS
Moro em Novo Hamburgo/RS, mas sou professor em Campo Bom. Sou formado em Arte, pela Universidade Feevale. Faço cinema estudantil desde 2008. Orientei 52 curtas nesses anos. Hoje organizo o que será o 3° Festcine31 em Campo Bom que esse ano será Nacional. Sou responsável pela TV Revolução na escola.
Apresentação em vídeo

Alvorada
Adailton Moreira – Porto Alegre/RS
Realizo trabalho em audiovisual na cidade de Alvorada com o Projeto Clube das 5/Primeira Tela e com o FECEA, Festival de Cinema Escolar de Alvorada, juntamente com o Professor André Bozzetti.

André Bozzetti – Porto Alegre/RS
Trabalho em Alvorada com o Projeto Clube das 5 e com o FECEA (Festival de Cinema Escolar de Alvorada), juntamente c om o Professor Adaílton.

Novo Hamburgo
Maria Jeane Candido – Novo Hamburgo/RS
Sou professora da Educação Infantil. Pedagoga e Especialista em Mídias na Educação. Já trabalho com vídeo estudantil desde 2008. Sempre achei importante inserir os pequeninos, o quanto antes, no mundo digital de forma pedagógica. Produzi curtas sem e com acessibilidade (legenda, Libras e audiodescrição). Sou uma das coordenadoras do Congresso Brasileiro de Produção de Vídeo Estudantil, juntamente com Josias, Eliane, Rogério e Rozane.

Maria Emília Lubian – Novo Hamburgo/RS
Trabalho com a produção literária, pois o cinema é a transformação de um gênero narrativo em roteiro. Nos nossos curtas, procuramos trabalhar recursos acessíveis como audiodescrição e legendas. Com roteiros autorais, inclusive.

TOCANTINS

Palmas
Ademir Bandeira – Palmas/TO
Sou formado em LETRAS-Português/espanhol, especialista em Língua Espanhola. Trabalho com alunos do fundamental II, o meu projeto é: eu faço cine na Escola. Trabalhamos com curtas, animações e entrevistas.

Elisangela Dantas – Palmas/TO
Sou licenciada em Filosofia e técnica em exibição de filmes. Servidora da Fundação Cultural de Palmas no Tocantins, trabalho cinema e educação. Sou coordenadora do Festival de Cinema Estudantil de Palmas – Você na Tela. Vamos para o 3 ano, o festival tem sido um sucesso.

BAHIA

Vitoria da Conquista
Ana Paula Perovano – Vitória da Conquista/BA
Sou professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, atuando nos cursos de licenciatura em Matemática e Pedagogia. Estou enveredando neste mundo dos vídeos.

Cosmerina Angélica Soares Cruz de Santana – Vitória da Conquista/BA
Professora de Matemática do Ensino Médio do Colégio Polivalente de Vitória da Conquista.

Benival Júnior – Vitória da Conquista/BA
Professor de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Vitória da Conquista. Desde 2010 organizo o Curta 5 – Festival Estudantil de Curtas, aberto a todo o Brasil. Este ano iremos promover a oitava edição no mês de outubro.Trabalho no ensino médio com a produção de vídeo em sala de aula com ênfase na produção a partir do Storyboard.

Adriana Souza – Vitória da Conquista/BA
Atualmente sou professora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura – CJCC da cidade de Vitória da Conquista. Segue o link www.cjccvc.org . Fico muito feliz com a oportunidade de intercâmbio de ideias com pessoas experientes na área e assim poder enriquecer a nossa prática.

PERNAMBUCO

Recife
Jaileila de Araújo Menezes – Recife/PE
Sou professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vivenciei um projeto de intervenção com jovens do ensino médio da região de Suape. O projeto denominação Ação Juvenil contemplou um curso de mídias móveis. A experiência está relatada no livro “Jovens, câmera, ação” que coordenei. A obra foi resenhada e está publicada na revista Desidades, da UFRJ. versão do livro on LINE está disponível no site do laboratório de estudos da sexualidade humana, labeshu-ufpe. Desde então busco trazer para meus trabalhos em ensino, pesquisa e extensão a produção audiovisual.

RIO DE JANEIRO

Mirna Juliana Santos Fonseca – Rio de Janeiro/RJ
Pesquiso sobre cinema e educação no doutorado da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e sou integrante do Grupo de Pesquisa, Educação e Mídias (Grupem) da mesma universidade.

Lídia Santos Arruda – Rio de Janeiro/RJ
Sou professora de História e trabalho com leitura de imagem e produção de curtas com os alunos na Escola Municipal Grécia.

Luiz Claudio Motta Lima – Rio de Janeiro/RJ
Trabalho na Escola Municipal Ginásio Carioca Núcleo de Arte Grécia, localizada no bairro de Vila da Penha, Subúrbio Carioca. Realizo oficinas de introdução à linguagem cinematográfica desde 2003 no Núcleo de Arte Grécia. Também sou um dos fundadores e organizadores do Cineclube Subúrbio em transe criado em 2007.

SÃO PAULO

Campinas
Meiry Pereira – Campinas/SP
Sou professora em Campinas e trabalhamos com Cineclube na escola de Educação Infantil.