Comemoração do Conceito 5 do PPGQ na CAPES

O Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) da UFPel é credenciado pela CAPES, criado em 2006, com início das atividades em 2007 no nível de Mestrado. A criação do PPGQ partiu da demanda da comunidade acadêmica e não acadêmica em dar continuidade à formação dos egressos dos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura) da UFPel. Na época, egressos da graduação em química que desejavam seguir os estudos eram obrigados a se deslocar a outra cidade (Santa Maria, Porto Alegre, etc.) ou a migrar para outra área, já que não havia curso stricto senso em Química na metade Sul do estado.

Professores e Secretárias

A criação do PPGQ-UFPel também foi importante para a ampliação da Pós-Graduação do CCQFA e da UFPel. O Programa atingiu no seu primeiro triênio de funcionamento, conceito 4 na CAPES, e hoje o PPGQ está comemorando a evolução no conceito para a NOTA 5, cujo resultado é derivado de grande esforço de sua comunidade. A renovação do quadro docente, conjuntamente com a consolidação de pesquisadores do Programa, elevou a produtividade, qualidade de ensino e impacto na região sul, formando profissionais de excelência na área de química.

Todos os Coordenadores

Nos últimos anos, os PPGs vêm sofrendo severos impactos quanto as mudanças impostas pela pandemia, bem como cortes no orçamento. Embora estes impactos imponham novos desafios ao PPGQ, por meio de sua infraestrutura, equipamentos e, especialmente, pelos alunos qualificados, o mesmo buscará novos caminhos para que mantenhamos a qualidade no Programa, visionando a internacionalização e interação com outras áreas do conhecimento.

O PPGQ tem por missão proporcionar uma base sólida nas quatro subáreas da Química, bem como em suas interfaces. Embora estejamos constantemente enfrentando novos desafios, como o não pagamento das bolsas no prazo correto neste mês de dezembro, mais uma vez impactando a comunidade científica, essa missão se manterá perene, buscando sempre a excelência. Parabéns a todos!

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.