Convite Seminários

O PPGQ convida todos a assistir dois seminários que serão realizados na próxima quarta-feira, dia 27 de novembro de 2019, no Miniauditório do CCQFA.

O primeiro, às 09h, intitulado “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na UFPel”, que será ministrado pelo Prof. Vinicius Farias Campos, Coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel.
Sobre o Prof. Vinicius Farias Campos:
Biólogo (2007), Mestre (2009) e Doutor em Biotecnologia (2011) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É Professor Adjunto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel no curso Graduação em Biotecnologia. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, em nível de excelência, nota 7 CAPES e participa também do emergente Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), ambos da UFPel. É Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq – Nível 2 no Programa de Biotecnologia desde 2014. Recebeu o prêmio CAPES de Tese 2012. Desempenha atividades de P, D & I com instituições do Brasil, EUA, Argentina e Uruguai. Nos últimos 10 anos produziu o depósito de 20 patentes de invenção no INPI, cerca de 60 artigos em periódicos internacionais, 2 livros e 13 capítulos de livro. Possui cerca de 500 citações e índice H = 15 na base Scopus. Já concluiu a orientação/co-orientação de 9 mestres, 3 doutores e 10 alunos de iniciação científica e 6 de iniciação tecnológica. É coordenador do projeto de internacionalização do programa CAPES-Print na UFPel na área de biotecnologia. Atua no projeto de cooperação entre universidade e empresa como coordenador (RID) do Programa de Doutorado Acadêmico para a Inovação (DAI-CNPq). Tem experiência na captação de recursos e aprovou fomento em órgãos como CNPq, FAPERGS, CAPES e FINEP. É editor associado do periódico Animal Biotechnology. É assessor ad doc do CNPq, FAPERGS, FACEPE, SEBRAE, INOVATIVA Brasil e revisor de 23 periódicos internacionais, membro da Sociedade Brasileira de Genética. É fundador do Laboratório Genômica Estrutural onde atua como investigador principal das atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, coordenando um grupo de cerca de 20 profissionais. Nos últimos anos vem atuando no desenvolvimento tecnológico e inovação em biotecnologia animal e genômica de espécies aquáticas. Foi membro do Comitê de Assessoramento na área Multidisciplinar da FAPERGS (2017-2019) e membro do Conselho Universitário da UFPel (2013-2018). É presidente do Comitê Institucional de Propriedade Intelectual (2017-2020). Presidente do Comitê Gestor da Incubadora da Base Tecnológica Conectar da UFPel e membro do Conselho de Administração do Pelotas Parque Tecnológico. Membro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS (CITEC).

O segundo, às 14h, intitulado “Cromo em Whey Protein e Ferro em Carne de Frango: Determinação Analítica e Segurança Alimentar”, que será ministrado pelo Prof. Rafael Arromba de Sousa, da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Sobre o Prof. Rafael Arromba de Sousa:
Possui Bacharelado (2001) e Licenciatura em Química (2003) pela Universidade Estadual de Campinas. Fez Mestrado em Química (2003), na área de Química Analítica e Doutorado em Ciências (2007), na mesma universidade. Tem experiência no desenvolvimento de métodos analíticos baseados nos fenômenos de absorção e emissão atômica. Atua principalmente nos seguintes temas: constituintes e contaminantes metálicos em matrizes diversas, com ênfase em alimentos; preparo de amostras e análises para rotinas. Atuou como pesquisador de P&D do convênio BUNGE-UNICAMP – Projeto BiPHOR (2007-2009) e como pesquisador de pós-doutorado – bolsista FAPESP, também no IQ-UNICAMP (2010-2011). Atualmente é professor Associado I do Departamento de Química da Universidade Federal de Juiz de Fora (DQ-UFJF), onde atuou com subchefe (2015-2016), é vice-coordenador dos cursos de Química diurno (2018-atual) e ministra aulas para cursos de graduação e pós-graduação em química. Apóia ações de divulgação científica e integra dois grupos de pesquisa (Grupo de Química Analítica e Quimiometria – GQAQ – e Grupo Baccan de Química Analítica, ambos no DQ-UFJF), com os quais desenvolve pesquisas empregando técnicas espectrométricas de análise.

Esta entrada foi publicada em NOTÍCIAS. Adicione o link permanente aos seus favoritos.