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Disciplinas do curso

Disciplinas do 1º semestre:

Desenho Paramétrico e Fabricação Digital

EMENTA:
Essa disciplina, baseia-se nas construções teóricas de alguns pesquisadores na área, como Robert Woodburry e Branko Kolarevic, com uma abordagem que busca conectar a teoria à prática projetual propondo-se a discutir sobre a potencialidade da conexão entre o projeto digital e Fabricação Digital. Assim, são apresentadas as novas tecnologias digitais no processo projetual, explorando tanto na teoria quanto na prática processos projetuais permeados pelo desenho paramétrico e geometrias generativas. Ainda, são apresentadas as inovações em resoluções técnicas e construtivas da arquitetura e do urbanismo. Avança-se nos aspectos tecnológicos e de materialidade tanto dos processos projetuais como do projeto-obra-construção.

Programa:

Unidade I:
– Desenho Paramétrico: conceituação e aproximação teórica com diferentes abordagens de imersão.

Unidade II:
– Fabricação Digital: análise das diferentes tecnologias e processos de fabricação digital disponíveis; fluxos de trabalho com fabricação digital em diferentes áreas da arquitetura, design e outras áreas; inovação através da fabricação digital.

Unidade III:
– Desenvolvimento de proposta: implementação de proposta de aplicação dos conceitos estudados em um projeto de escolha do aluno. A proposta integrará desenho paramétrico e fabricação digital.

Unidade IV:
– Apresentação em formato físico: durante essa unidade os estudantes testarão diferentes interações de sua proposta tanto nos aspectos paramétricos como testando sua fabricação a partir das tecnologias disponíveis no laboratório, principalmente impressão 3D e corte a laser.

Unidade V:
– Formatação científica: integração da conceituação teórica e aplicação prática da proposta sendo apresentada em formato científico.

Fundamentos da Modelagem Geométrica

EMENTA:
Estudo sobre um conjunto de técnicas e conceitos que subsidiam a modelagem geométrica. Os conteúdos abordados têm o propósito de habilitar para a geração e controle de modelos geométricos no espaço digital, fundamentando-se nas técnicas de modelagem bi e  tridimensional.

Programa:

Unidade I:
– Introdução e História da Modelagem Geométrica

Unidade II:
– Classificação de Tipos de Entes Geométricos e Geometrias

Unidade III:
– Técnicas de Representação de Geometria/Matrizes/Modelagem por pontos, curvas, planos e sólidos.

Unidade IV:
– Metodologia de análise da forma e composição geométrica: parametrização / simetrias / Simetrias 2D/ Simetrias 3D/ Proporção/ Recursão/ Processos generativos da forma.

Unidade V:
– Técnicas de geração e controle: poliédricas/ superfícies quádricas/ curvas e superfícies paramétricas/ transformações geométricas/ deformações.

Fundamentos para a Docência de Representação Gráfica e Digital para
Arquitetura

EMENTA
Estudo teórico e prático sobre o processo de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital. A partir de autores advindos da didática (Yves Chevallard), da psicologia (Jean Piaget), da comunicação (Vilém Flusser), da representação gráfica (Ching), de estudos sobre métodos digitais de projeto (Rivka Oxman), de reflexões sobre o papel das novas tecnologias (Santos), da percepção (Evgen Bavcar), objetiva-se a instrumentalização para o exercício docente na área de representação dirigida à ação projetual de arquitetura.

Programa:

Unidade I:
– Introdução, contextualização e relatos sobre as experiências prévias e a problematização dos processos de ensino/aprendizagem de representação gráfica e digital.

Unidade II:
– Reflexões sobre o panorama atual da realidade acadêmica do entorno imediato, brasileira e internacional na área de representação gráfica e digital aplicada à Arquitetura. A teoria da transposição didática como uma possibilidade de problematização. Considerações sobre o modo de constituição dos saberes relativos à representação no âmbito do processo projetual de arquitetura: indeterminação e especulação frente aos meios tecnológicos. Confrontação dos meios de representar contemporâneos com os meios sistematizados na história junto à ação projetual de arquitetura.

Unidade III:
– A infraestrutura conceitual e tecnológica para a formação docente na área de representação gráfica e digital.

Unidade IV:
– Análise e projeto de materiais e de momentos didáticos na área de representação gráfica e digital. Sistematização da produção.

Realidades Digitais

EMENTA:
Apresentação de conceitos e métodos envolvidos na concepção de representações digitais com o uso de técnicas de visualização em Realidade Aumentada e Realidade Virtual. Instrumentalização para desenvolvimento de representações digitais interativas.

Programa:

Unidade I: Introdução
– Linguagem gráfica para Arquitetura.
– Representações digitais para Arquitetura.
– Conceitos relacionados à Realidade Aumentada e Realidade Virtual.
– Métodos de concepção de representações digitais em Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Unidade II: Análise
– Estado da arte do estudo e utilização de representações digitais com tecnologias de visualizações interativas.

Unidade III: Instrumentalização
– Desenvolvimento de representações gráficas digitais com tecnologias de visualizações interativas.

Disciplinas do 2º semestre de 2023:

BIM - Fundamentos de Técnicas de Modelagem Avançada 1

EMENTA:
A disciplina propõe o desenvolvimento de habilidades de projeto baseadas em ideias conceituais com o apoio de ferramentas de modelagem BIM voltadas ao objeto arquitetônico. Desta forma a disciplina buscará apresentar formas de desenvolvimento de projetos desde sua fase conceitual, explorando formas, traçados em papel e modelos conceituais em 3D. A disciplina apresenta um caráter prático, onde os estudantes são levados a fazer seu projeto evoluir de elementos conceituais para um edifício. Objetiva nesse sentido instrumentalizar os estudantes com ferramentas que lhe permitam criar um processo de teste de opções formais e conceituais sem deixar de atentar para aspectos de planta baixa, eficiência energética, requisitos de áreas etc. partindo de um nível macro para até evoluir para os aspectos específicos de cada requisito na medida em que o projeto avança.

Programa:

Unidade I:
– Trabalho com massas e formas complexas
– Criação de massas: Extrusão; Revolução, Varredura– Sweep, Combinação, Combinação por varredura, Loft .
– Massas e Modelagem avançadas

Unidade II:
– Massas sólidas e superfícies:
– Projeto conceitual
– Formas criativas e complexas
– Projeto de Edificações com uso de massas

Unidade III:
– Transição entre massas e elementos da construção
– Refinando as formas do edifício
– Estratégias de modelagem de paredes
– Aplicando acabamentos

Unidade IV:
– Introdução ao uso de fórmulas matemáticas parasmassas
– Entendendo o Dynamo – expositiva

Liderança e Empreendedorismo em Gráfica Digital

EMENTA:
A disciplina propõe um olhar crítico a prática profissional diante de novas tecnologias e desafios sociais, projetuais, construtivos e de mercado
. Neste sentido a disciplina é um convite a considerar diferentes temas e formas de liderança através da prática profissional. Liderança não é aqui considerado em sua definição de gerenciamento autoritário, ao contrário, é considerada como forma criativa de praticar a profissão em direção a um objetivo relevante e desejado no campo. Neste sentido a disciplina apresenta uma introdução aos aspectos de empreendedorismo considerando diferentes modos de pensamento empreendedor incluindo empreendedorismo social e comercialização de propriedade intelectual desenvolvida no meio acadêmico. A disciplina apresenta um caráter prático em que os conceitos são aplicados em uma proposta de negócio, da escolha do estudante. 

Programa:

Unidade 1
– Liderança a partir da prática profissional em disciplinas projetuais egráfica digital: espectro de papéis, escalas e perspectivas de liderança;

Unidade 2
– Introdução ao empreendedorismo:

Unidade 3
– Desenvolvimento da proposta final

Metodologia de Pesquisa

EMENTA:
A partir das relações do homem com a realidade e dos distintos níveis do saber que daí emergem, identificar as especificidades do saber científico, seus processos metodológicos de planejamento, de estudo, de documentação, e exigências de sua elaboração e apresentação em trabalhos científicos e escolares.

Programa:

Unidade I: Introdução
– Arquitetura: a palavra e seus significados.
– Arquitetura como campo de conhecimento.
– Processo de projeto e meios de representação.

Unidade II: A pesquisa científica
– Universo da pesquisa em Arquitetura e Urbanismo.
– Procedimentos de pesquisa.
– Assunto e tema.

Unidade III: Instrumentalização
– Levantamento bibliográfico.
– Registro sistemático das fontes.
– Descrição e argumentação.

Modelagem de Geometrias Complexas da Arquitetura

EMENTA:
Estudo sobre técnicas e conceitos que subsidiam a modelagem geométrica digital de geometrias complexas com propriedades funcionais na arquitetura. São abordados temas tais como otimização geométrica em superfícies e suas interfaces com soluções voltadas a sustentabilidade em arquitetura. Os conteúdos abordados têm o propósito de habilitar para a geração e controle de tais geometrias no espaço digital a partir de técnicas de modelagem paramétrica e de simulação, focando-se em exemplos da arquitetura concebidos com tais princípios.

Programa:

Unidade I: Geometria e Arquitetura Sustentável.  

Unidade II: Geometrias otimizadas: conceito e classificação.

Unidade III: Técnicas de geração e controle de geometrias otimizadas: Superfícies de dupla curvatura. Superfícies mínimas. Modelagem paramétrica.

Unidade IV: Técnicas de modelagem de superfícies otimizadas por simulação de forças físicas: modelos de catenária.

Unidade V: Trabalho final: Modelagem de geometrias otimizadas da arquitetura.  

 

Processos Projetuais em Mídias Ativas

EMENTA:
A disciplina propõe
discutir sobre o processo projetual conectado às explorações advindas da revolução digital (KOLAREVIC, 2003). Busca-se refletir criticamente sobre a evolução tecnológica e as consequências para à área da Arquitetura, compreendendo como um processo contínuo de atualizações e camadas de informações. Essa disciplina, baseia nas construções teóricas de alguns pesquisadores na área como Rivka Oxman, Robert Woodburry, Antoine Picon, Jane Burry, Branko Kolarevic e Toni Kotnik. Com uma abordagem que busca conectar a teoria à prática projetual parte-se do entendimento de interação, o qual é estabelecido entre o profissional e a representação digital. Nesta direção, acredita-se que a tecnologia pode auxiliar o projetista, se utilizada adequadamente, facilitando a síntese de diferentes áreas e incorporando-as às decisões de projeto, produzindo análises e novas alternativas, flexibilizando a experimentação, permitindo a exploração de formas complexas, assim como outras diferentes vantagens que serão apresentadas por meio de análise e exercícios projetuais. 

Busca-se caracterizar e sistematizar as diferentes nuances entre a apropriação do ambiente digital no processo de projeto, distanciando as que apenas reproduzem métodos analógicos de metodologias de projeto apoiadas nas mídias ativas. Esta caracterização passa inicialmente por um processo de análise e posteriormente por uma atividade projetual utilizando-se das potencialidades da mídia ativa. 

Programa:

Unidade I:
– Introdução aos Níveis de computabilidade e Mídias Ativas;

Unidade II:
– Apresentação de casos;
– Apresentação de processos projetuais que utilizam-se do computador para a geração de soluções em diferentes níveis de computabilidade;

Unidade III:
– Desenvolvimento de proposição projetual;
– Exercícios sobre as explorações em diferentes níveis de computabilidade e proposição de uma resposta projetual utilizando-se das ferramentas apresentadas.

Unidade IV:
– Etapa de sistematização e Apresentação de resultados;
Unidade V:
– Formatação científica;

Tópicos Especiais

EMENTA:
Esta disciplina buscará abordar diferentes temas emergentes na área, conforme a disponibilidade dos próprios professores da especialização, ou de professores de outras instituições, ou de especialistas da área, que queiram contribuir com um assunto específico envolvendo inovação, tecnologia na área de gráfica digital.

Disciplinas do 3º semestre, previstas para 2024:

BIM - Técnicas de Modelagem Avançada 2

EMENTA:
A disciplina propõe o desenvolvimento de habilidades de otimização de processos rotineiros de projetos com interoperabilidade. Uso de ferramentas de programação visual para automatizar tarefas e realizar modelagens de geometrias mais complexas. A disciplina apresenta caráter prático, na qual os estudantes são levados a aprender a: operar com Dynamo; entender conceitos de programação; trabalhar com nós; criar modelos geométricos; classificar, filtrar e extrair dados; analisar e criar geometrias; manipular dados.

Programa:

Unidade 1 – Introdução
– Interface e uso de rotinas

Unidade 2 – Manipulação de dados:
– Funções
– Entrada de dados
– Funções matemáticas
– Trabalho com listas
Strings
– Importação e exportação de dados

Unidade 3 – Manipulação de Geometrias
– Criação e manipulação de elementos 2D
– Processos de criação de objetos 3D
– Análise de curvas, sólidos e superfícies
– Exportação de geometrias

Trabalho de conclusão

EMENTA:
Atividade de orientação individual de pós-graduandos, realizada por professores do curso, visando o adequado desenvolvimento e acompanhamento de proposição e desenvolvimento do tema de livre escolha do aluno para o Trabalho de Conclusão.

Estas são disciplinas da especialização em Gráfica Digital da Universidade Federal de Pelotas.
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