Aplicação de microalgas para biorremediação do glicerol oriundo da obtenção de biodiesel

A presente invenção propõe um processo que permite o aproveitamento do coproduto oriundo da produção de biodiesel, o glicerol. A proposta do projeto prevê o emprego deste subproduto como fonte de carbono do meio nutricional de cultivo de microalgas, visando à obtenção de uma elevada produção de biomassa algal, assim como de bioprodutos finais como saponinas e polissacarídeos. As microalgas serão cultivadas a 25ºC em fotobiorretor vertical com fluxo de ar sintético de 8 ml.min-1, luminosidade constante e meio de cultivo BGNp com adição de glicerol. As cepas da microalga serão cedidas pelo banco de cultura da University of Toronto Culture Collection of Algal and Cyanobacteria, Toronto, ON, Canadá (UTCC 164). Na realização do experimento serão utilizados 2,0 l de meio BGNp e concentração inicial de microalga de 100 mg.l-1. Diariamente serão retirados amostras de 20 ml dos meios, nas quais serão feitas o acompanhamento do pH, com pHmetro digital de bancada (modelo, Quimis), e do crescimento de biomassa algal, através de análise gravimétrica. Adicionalmente, serão retirados também 40 ml de amostra para a determinação do perfil lipídico, seguindo metodologia de extração de Bligh e Dyer (1959) e derivatização de Metcalfe et al. (1966), seguida de análise cromatográfica em equipamento GC-2010 marca Shimadzu®.

Registro: BR 10 2014 0141561A2

Publicado em Biotecnologia.