O projeto de pesquisa Poéticas Populares na Contemporaneidade procura investigar noções epistemológicas e processos artísticos e educativos em torno dos campos abarcados pelas artes populares no contexto atual, de modo a problematizar conceitos como Tradição, Memória, Cultura Popular, Folclore e Parafolclore, bem como seus possíveis atravessamentos. Também é interesse do projeto propor e analisar Práticas Experimentais e Metodologias Criativas em Artes Populares, articulando-se através de perspectivas que protagonizem o papel do corpo, da dança, do folclore e das tecnologias no cenário contemporâneo.
São estabelecidos como objetivos do presente projeto:
– Promover estudos e pesquisas em/com/sobre artes populares mediante suas características poéticas, artísticas, educativas e conceituais no contexto contemporâneo;
– Investigar elementos do contexto da contemporaneidade que se atravessam, afetam e interferem na produção e difusão das poéticas e saberes/fazeres populares na atualidade, com ênfase para estudos na relação entre corpo, folclore e tecnologias;
– Articular e abarcar investigações teóricas e teórico-práticas nos âmbitos de graduação e pós-graduação em torno dos temas de interesse do projeto;
– Propor, experimentar e analisar processos artísticos e educativos que elejam e/ou envolvam as poéticas populares em seu escopo principal em ambientes como a a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras (Pelotas – Brasil) e a Asociación Civil América Unida (Ciudad del Plata – Uruguai);
– Produzir conhecimento acadêmico no campo da artes populares e difundi-lo através de produções artísticas e produções científicas.
São estabelecidos como objetivos do presente projeto:
– Promover estudos e pesquisas em/com/sobre artes populares mediante suas características poéticas, artísticas, educativas e conceituais no contexto contemporâneo;
– Investigar elementos do contexto da contemporaneidade que se atravessam, afetam e interferem na produção e difusão das poéticas e saberes/fazeres populares na atualidade, com ênfase para estudos na relação entre corpo, folclore e tecnologias;
– Articular e abarcar investigações teóricas e teórico-práticas nos âmbitos de graduação e pós-graduação em torno dos temas de interesse do projeto;
– Propor, experimentar e analisar processos artísticos e educativos que elejam e/ou envolvam as poéticas populares em seu escopo principal em ambientes como a a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras (Pelotas – Brasil) e a Asociación Civil América Unida (Ciudad del Plata – Uruguai);
– Produzir conhecimento acadêmico no campo da artes populares e difundi-lo através de produções artísticas e produções científicas.
A metodologia deste estudo teórico-prático se dará, prioritariamente, a partir de:
– encontros periódicos de estudo e planejamento
– leituras de textos sobre as temas envolvidas no projeto
– assistência de vídeos sobre produções artísticas em artes populares
– proposição de experimentos criativos e compositivos em dança, folclore e artes populares
– recebimento de palestrantes, professores e artistas convidados
– preparação dos instrumentos de coleta de dados
– preparação da equipe de pesquisa para as visitas e registros
– coleta de dados
– tabulação, sistematização e organização dos dados coletados
– avaliação das atividades de pesquisa in loco
– produção artística com/sobre as poéticas populares investigadas
– estudos e atividades de experimentação na/sobre a relação entre corpo, folclore e tecnologia
– produção cientifica sobre a pesquisa realizada
– produção artística sobre a pesquisa realizada
– difusão e socialização da produção por meio de publicações e participações em eventos
– confecção do relatório final e conclusão da pesquisa
A ordem das etapas não é estática ou imexível, podendo ser adaptada conforme o interesse e necessidade do projeto e de seus participantes.
A partir do percurso que for estabelecido durante o trajeto da pesquisa, a metodologia poderá ser alterada ou ampliada.