Início do conteúdo
Sobre o BI

O que é?

O BI é uma sigla que significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). Muitos chamam de inteligência empresarial por abranger todos os setores da empresa, desde o financeiro, operacional, comercial, até o marketing. Basicamente, o BI é um conjunto de teorias, metodologias, processos, tecnologias e estruturas que transformam grandes quantidades de dados que, sozinhos, não significam muito, em informações essenciais para uma boa gestão.

Ou seja, é um conjunto de técnicas e de ferramentas que visam oferecer suporte à tomada de decisão e ao monitoramento de resultados dos investimentos da empresa. Business Intelligence ou, simplesmente, BI, é uma forma de agrupar e explorar informações para descobrir vantagens para o seu negócio. O objetivo central dele é auxiliar na interpretação e análise de dados e informações, para identificar oportunidades ou riscos. Dessa forma, o BI auxilia a organização a estruturar um planejamento estratégico para construir vantagens competitivas sustentáveis que agreguem valor ao negócio e às soluções oferecidas aos clientes.

 

Vantagens no uso do BI

As vantagens de empregar ferramentas de BI são inúmeras, dando mais velocidade à tomada de decisões de mais qualidade, potencializando a eficiência das operações e otimizando processos. Esse suporte à tomada de decisão é oferecido pelo Business Intelligence pela facilidade de visualização de análises e relatórios resultantes dos processos.

Suponhamos que você precise tomar uma decisão muito importante que afetará seu orçamento. Com um relatório exibido por uma tela de computador ou celular, você consegue saber exatamente o que fazer em muito menos tempo. Isso acontece porque você tem acesso ao panorama geral da sua empresa. Com ele, você pode tomar uma decisão pensada, estratégica e inteligente em questão de minutos, poupando tempo e esforços. Assim, você começará a guiar seu negócio estrategicamente.

As ferramentas do business intelligence auxiliam na identificação de tendências de consumo e mudanças no comportamento do seu público-alvo. Com isso, auxiliam na detecção de oportunidades de negócios, no desenvolvimento e lançamento de novos produtos, na ampliação de receitas e na conquista de novos clientes e mercados. Consequentemente, também ajuda no aumento da lucratividade!

Em termos práticos e no nosso universo de uma Universidade Pública, o BI torna possível com um simples clique que possamos descobrir coisas como:

  • Nível de reprovação em determinado curso em comparação com outros;
  • Disciplinas em que está existindo muita reprovação (indicador pra evasão);
  • Controle geral de investimento entre os setores da universidade;
  • Acompanhamento do andamento de obras;
  • Acompanhamento e andamento do desenvolvimento de sistemas;
  • Etc.

 

Benefícios

  • Ajuda você a conhecer o seu negócio;
  • Melhora o processo de tomada de decisão, baseando-a em evidências;
  • Facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão;
  • Permite análise em tempo real com navegação rápida;
  • Ajuda a identificar perdas no sistema;
  • Reduz o risco de problemas e obstáculos;
  • Entrega resultados corretos, no tempo certo, para a pessoa exata;
  • Identifica oportunidades de vendas cruzadas e de vendas diretas;
  • Possibilita respostas rápidas a qualquer consulta de negócios;
  • Obtém informações valiosas sobre o comportamento de seus clientes.

 

Passos

  1. Coleta de dados: no primeiro momento, todas as informações e dados da empresa são coletados e analisados. São determinadas características como produtividade; oportunidades; reputação etc.
  2. Organização e análise: os dados e informações recolhidos e analisados são organizados em bancos de dados. Para facilitar a visualização dos gestores, pode-se apresentá-los visualmente, com o auxílio de ferramentas e plataformas.
  3. Ação e monitoramento: os responsáveis tomam decisões baseadas nas informações analisadas e monitoram seus resultados.