Gráficos de Barras, Colunas e Linhas

Gráficos de Barras e Colunas

Embora estejam em grupos diferentes, ambos os gráficos possuem muito em comum e tem por finalidade exibir de forma distinta dados normalmente separados por categorias descritivas. No vídeo abaixo exemplificamos o uso com o gráfico de Barras, nesse caso, não teríamos muitas diferenças na visualização do gráfico de colunas, a principal distinção destes está na área disponível para a exibição dos dados, quando temos uma dimensão horizontal maior do que a vertical, recomenda-se utilizar gráficos de barras, já quando a dimensão vertical disponível é maior do que a horizontal recomendamos utilizar o gráfico de colunas.

No vídeo abaixo, a primeira coisa que fazemos é ocultar as linhas com dados que não vamos utilizar nos gráficos, um ponto a ressaltar nisso é que os gráficos das Planilhas do Google não reconhecem linhas ou colunas ocultas e isso é bem interessante, pois muitas vezes é mais fácil trabalhar com títulos que não estejam nas tabelas pois são mais fáceis de ajustar.

Então, após termos nossos dados como queremos utilizar, inicialmente clicamos em uma célula vazia e clicamos em Inserir -> Gráfico. Devemos então escolher o formato adequado para o gráfico que vamos utilizar, o ideal é ter bem definido o tipo de gráfico que queremos montar e com quais informações, dessa forma você evitará retrabalho.

As principais escolhas para os gráficos de Colunas ou Barras estão no Eixo X e na Série, o Eixo X trata-se das categorias que nossos dados vão retratar, no exemplo do vídeo abaixo selecionamos o nome de algumas cidades. Na Série devemos adicionar uma ou mais sequência de dados, lembre-se que a quantidade de dados deve sempre ser exatamente o mesmo número de células selecionadas no Eixo X para que o Google possa construir o gráfico de maneira correta.

É possível adicionar várias séries nesse tipo de gráfico, cada série implementará uma nova cor e barra nesse gráfico e seu comportamento vai depender do tipo escolhido, que poderá ser de colunas simples, com séries de dados empilhados ou com série de dados empilhados em porcentagem.

Gráficos de Linhas

Os gráficos de linhas são ideais em gráficos onde as categorias são ordinais ou numéricas, pois diferentemente do gráfico de barras e colunas a ideia destes gráficos será demonstrar como uma determinada variável se comportou ao longo de um período específico de tempo ou através de outras variáveis.

Um exemplo bem comum deste tipo de gráfico observamos em período eleitoral, onde os candidatos possuem as variáveis de intensão de votos em relação aos outros candidatos em N pesquisas e normalmente quando se refere a uma única pesquisa é observado através do gráfico de colunas, no entanto, quando são demonstrado os dados com muitas pesquisas ao longo de um determinado tempo o gráfico de linhas é o que melhor representa as linhas de tendência criadas pelas pesquisas.

No vídeo abaixo fizemos uso deste gráfico para projetar os dados de Sintomas de Febre ao longo das semanas pelas diferentes Cidades trabalhadas. Esse tipo de gráfico é ideal para esse tipo de situação, pois temos uma ideia de fluxo, conseguimos ver de maneira extremamente clara as evoluções dos dados ao longo do período e pode ser usado para se sobrepor outros dados em que se observe relações determinantes.