Início do conteúdo
Explorando os Recursos das Tabelas Dinâmicas

    Uma das principais vantagens das tabelas dinâmicas é a sincronização dos dados brutos com as tabelas dinâmicas, no caso de adicionarmos novas linhas ou colunas, bastará incluir essas linhas ou colunas novas na tabela dinâmica para manter os dados atualizados, uma alteração nos dados brutos reflete automaticamente os dados nas tabelas dinâmicas o que simplifica e muito o trabalho. No vídeo abaixo vamos incluir mais algumas colunas em nossa tabela para facilitar a visualização. Além disso, como temos cinco meses de dados, vamos relembrar a fórmula de transformação de Data em Semana do Ano para condensar e agrupar os dados em menos break points. Um outro recurso utilizado no vídeo abaixo é o de esconder linhas, de forma que a linha superior fique exatamente como queremos, o que não seria possível alterar na tabela dinâmica em si.

 

Agora que fizemos nossa primeira tabela dinâmica, cabe a pergunta, porquê fazer uma Tabela Dinâmica? Em outras palavras, pela possibilidade de analisar dados de uma planilha, porquê facilita e auxilia no processo de tomada de decisão (veremos adiante no curso como isso é importante ao estudarmos Inteligência de Negócios e Ciência de Dados), além disso, esse recurso permite resumir e explorar seus dados de maneira qualitativa, por isso transformamos os SIM e NÃO em 1 e 0. Auxilia também, nas atividades de cálculo e análise dos dados. Com ela, é possível ter uma melhor visão sobre possíveis padrões, comparações e muito mais sobre os dados na planilha.

Vimos portanto, que apesar de ser constantemente vinculada como um recurso complicado e avançado, a tabela dinâmica é um recurso de fácil utilização, que rapidamente pode ser aprendida. Resumindo, a tabela dinâmica é uma tabela interativa na qual podemos resumir facilmente uma grande fonte de dados. Com ela, você pode mover as linhas e as colunas de forma a ver diferentes resumos. Além disso, é possível filtrar os dados ou exibir detalhes das áreas de interesse. A tabela dinâmica é recomendada quando desejamos obter outra visão sobre os totais e médias relacionados. É muito útil quando a base de dados apresenta grande número de informações repetidas. Com esta, podemos suprir de forma excepcional casos em que poderíamos utilizar em diversos lugares funções como SOMASE, CONT.SE, CONT.SES e outras vistas anteriormente. Trata-se da forma mais fácil e rápida de reduzir uma grande quantidade de dados em dados aproveitáveis em Gráficos como veremos na próxima aula. No vídeo abaixo vamos observar como é simples clonar nossa tabela e criar outras à partir dos dados desta.