Uma Tabela Dinâmica é uma ferramenta poderosa para calcular, resumir e analisar os dados que lhe permitem ver comparações, padrões e tendências nos dados. Os campos selecionados são adicionados a suas áreas padrão: os campos não numéricos são adicionados a Linhas, as hierarquias de data e hora ou categorias por exemplo são adicionadas a Colunas e os campos de valores normalmente são os dados que queremos visualizar alguma evolução.
As tabelas dinâmicas permitem resumir dados em poucos cliques. Trata-se de um recurso muito flexível e ideal para ajudar na análise de planilhas com grande quantidade de informações. O usuário pode alternar os valores entre colunas e linhas em tempo real. As modificações são aplicadas e exibidas instantaneamente, permitindo que você chegue no resultado esperado com maior facilidade.
Antes de criarmos nossa tabela dinâmica, vamos importar o conteúdo do site http://ti.saude.rs.gov.br/covid19/ que já andamos utilizando nas aulas, o recurso está disponível na direta do site no item DADOS CSV, disponível também no link https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/download o vídeo abaixo demonstra como fazer esta importação no caso de você estar tendo dificuldades para encontrar dados para praticar, no arquivo em questão temos dados padronizados de todos os que foram detectados com COVID 19 no Estado do Rio Grande do Sul até a última atualização do dia.
As tabelas dinâmicas são, sem dúvidas, uma das melhores invenções criadas pelos desenvolvedores destas Planilhas do Google, pois com elas nós realmente podemos criar relatórios incríveis em questão de segundos usando os mais diversos filtros possíveis em nossas tabelas. Diferentemente das funções abordadas até aqui, esta funciona praticamente com cliques, mas claro, não existe tabela dinâmica que salve dados mal formatados, como veremos nos dados importados da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul.
No vídeo abaixo é possível visualizar a transformação dos dados importados em uma tabela dinâmica, o objetivo desta tabela será de criar tabelas dinâmicas com a evolução ao longo do tempo dos sintomas apresentados pelos pacientes infectados pelo COVID 19 nas cidades do sul do Rio Grande do Sul. Inicialmente vamos preparar nossos dados pelas datas, os vídeos serão um pouco longos, mas é altamente recomendado que sejam assistidos na totalidade, pois como se trata de muito recurso de clique é difícil apontar todos os passos fora do recurso visual.
Tanto em linhas quanto em colunas temos a possibilidade de ordenação e classificação dos dados, ordenando por crescente ou decrescente e classificando de acordo com o dado da coluna ou com os valores, no vídeo abaixo vamos alterar entender como definir uma ordenação, devemos lembrar que os dados são classificados de acordo com o tipo de dados, em nosso caso, como na importação não selecionamos alteração do tipo de forma automática, então todos os nossos dados foram importados como texto e por este motivo, já que o objetivo será ordenar as datas, então precisaremos definir estas datas como sendo objetos do tipo DATA. Vejamos no vídeo abaixo como fica o resultado.