Início do conteúdo
Funções CONT.SE, CONT.SES, SOMASE, SOMASES, MEDIA.SE

    Nesta seção veremos as principais funções do menu de Matemática e Estatística voltados a comparações, estes recursos são muito úteis para limpar dados e efetuar cálculos quando ocorrerem situações específicas, por exemplo, se estamos querendo calcular dados apenas de um sexo em uma tabela, poderíamos criar uma sub-tabela para isso, ou então efetuarmos cálculos com condicionais como veremos adiante.

 

CONT.SE

A função CONT.SE retorna uma contagem condicional em um intervalo, só pode executar contagens condicionais com um único critério. Para usar vários critérios devemos utilizar o CONT.SES ou as funções de banco de dados BDCONTAR ou BDCONTARA que veremos mais adiante. Basicamente é uma função que nos faz verificar se dentro de um determinado intervalo temos a condição descrita no segundo parâmetro, que como podemos observar no vídeo abaixo pode ser de diversas formas.

A fórmula para se utilizar o CONT.SE é dada pela seguinte sintaxe: CONT.SE(intervalo; criterio), onde o intervalo é o intervalo sobre o qual é testado critério, que por sua vez é o padrão ou teste a ser aplicado no intervalo. Se o intervalo contiver texto para verificação, o critério deverá ser um texto (String). O critério poderá conter caracteres curinga, inclusive (?) para corresponder a qualquer caractere individual e (*) para corresponder a zero ou mais caracteres adjacentes. Para fazer correspondência com um ponto de interrogação ou asterisco, adicione o prefixo (~) (por exemplo, ~? e ~*). Um critério para string deve ficar entre aspas. O critério é conferido em cada célula no intervalo em busca de igualdade (ou correspondência, se caracteres curinga forem usados).

Se intervalo contiver números para verificação, critério poderá ser string ou número. Se um número for fornecido, o critério será conferido em todas as células do intervalo em busca de igualdade. Caso contrário, critério  pode ser uma string que contém um número (que também é sujeito a verificações de igualdade) ou um número prefixado por qualquer um dos seguintes operadores: =, >, >=, < ou <=, que verifica se a célula do intervalo é igual a, maior que, maior que ou igual a, menor que ou menor que ou igual ao valor de critério, respectivamente.

Trata-se de um recurso extremamente útil quando queremos contar linhas de acordo com alguma coisa específica, no vídeo abaixo observamos alguns exemplos deste uso.

 

 

CONT.SES

Esta função é muito semelhante ao CONT.SE a diferença é que permite várias hipóteses de verificações, enquanto o CONT.SE só permite uma, a forma e os caracteres usados para esta comparação são exatamente as mesmas, no entanto, temos a possibilidade de fazer verificações em vários registros com vetores e verificações diferentes, ou seja, retorna a contagem de um intervalo, dependendo de vários critérios. A forma deste se dá por
CONT.SES(intervalo_de_critérios1; critérios1; [intervalo_de_critérios2; critérios2; …]) onde intervalo_de_critérios1 é o intervalo no qual desejamos verificar os critérios1, que por sua vez é o padrão ou teste a ser aplicado em intervalo_critérios1 e o intervalo_de_critérios2 está para critérios2 da mesma forma que outros intervalos estarão para os seus critérios como pode ser visto no vídeo abaixo.

 

 

SOMASE

A função SOMASE possui um funcionamento bem semelhante ao CONT.SE no entanto temos um parâmetro a mais na função que é o do intervalo que devemos somar, enquanto o CONT.SE conta o número de células onde foi VERDADEIRO na relação com o critério o SOMASE tem como o resultado a soma destes valores, esta função possui a seguinte forma SOMASE(intervalo; critério; [intervalo_da_soma]), onde temos o intervalo sobre o qual é testado critério, o padrão ou teste a ser aplicado em intervalo que chamamos de critério e por fim, como opcional o intervalo que queremos somar, quando não colocamos este é porquê desejamos somar o próprio intervalo que estamos selecionando. Vejamos no vídeo abaixo um exemplo deste uso.

 

 

SOMASES

O SOMASES tem a mesma relação para o SOMASE que o CONT.SES tem para o CONT.SE, é possível somar os intervalos à partir de vários critérios, no entanto, devemos ter em mente que o intervalo da soma é o primeiro parâmetro que devemos passar, a sintaxe de sua fórmula se dá por: SOMASES(intervalo_da_soma; intervalo_de_critérios1; critério1, [intervalo_de_critérios2; critério2; …]), onde intervalo_da_soma é o intervalo a ser somado, em seguida passamos o intervalo_de_critérios1, que é o intervalo no qual verificar o critério1, que por sua vez é o padrão ou teste a ser aplicado em intervalo_de_critérios1 e assim por diante. Vejamos no vídeo abaixo um exemplo deste uso:

 

 

MEDIA.SE

A MEDIA.SE tem o mesmo de funcionamento das funções observadas acima, podemos utilizar também a função AVERAGEIF que diferentemente dos de cima, que retornam uma soma, ou de linhas ou de valores, este retorna a média de um intervalo dependendo dos critérios, possui sintaxe idêntica as operações vistas anteriormente, com intervalos de critério, critério e o intervalo que será calculado, basicamente é uma mistura entre o CONT.SE e o SOMASE, pois o resultado é a operação do SOMASE dividido pelo CONT.SE, se dá pela forma AVERAGEIF(intervalo_de_criterios; criterio; [intervalo_da_media]). Podemos observar seu uso no vídeo abaixo: