Recurso Query
O QUERY é um dos recursos mais poderosos que vocês verão nas Planilhas do Google, trata-se de uma ferramenta que integra todas as outras formas de consultas vistas até aqui, quem já trabalhou com banco de dados de padrões SQL não terá grandes dificuldades para trabalhar com este recurso e quem nunca trabalhou a forma como foi implementada essa funcionalidade é tão simples que o aprendizado dela torna-se muito rápido.
Este recurso possui dois parâmetros principais, o primeiro é o conjunto de dados onde queremos pesquisar, este pode ser passado manualmente ou utilizar os Intervalos Nomeados. E o segundo parâmetro é a query propriamente dita, que é o comando ou os comandos que reduzem a nossa consulta aos dados que queremos demonstrar. No vídeo abaixo é possível visualizar alguns usos de forma geral desta query.
Os dados observados no vídeo acima são de todos os casos de Covid registrados até o momento no Rio Grande do Sul, restringimos em nossa consulta os dados a apenas os casos de Pelotas, posteriormente, restringimos os casos apenas aos que estão em acompanhamento, ou seja, os casos ativos de Covid na cidade de Pelotas, em seguida, restringimos ainda mais os dados ao selecionarmos apenas os casos em que os pacientes estão hospitalizados. Posteriormente, selecionamos apenas os casos de risco, observando os dados, vimos que tinham 2 casos de pacientes entre 30 e 39 e então retiramos estes usando os sinais <> que significa DIFERENTE, e depois restringimos os casos aos que os sintomas ocorreram após 1 de Junho.
Vimos também no vídeo acima a utilização da função COUNT(A) que retorna a quantidade de linhas de um resultado, assim como a função date que converte um texto em uma data para facilitar processos de comparação entre datas. Muitos outros recursos ainda estão disponíveis com esta função e serão observados mais adiante, enquanto isso, quem tiver interesse em se aprofundar no conhecimento desse recurso, segue o link da documentação:
https://developers.google.com/chart/interactive/docs/querylanguage