Início do conteúdo
Pesquisas e Deslocamentos

Pesquisas

Os itens de pesquisas estão no mesmo grupo das consultas, trata-se de funções que retornam determinados campos ao pesquisarmos por uma chave, como um código ou um nome por exemplo. Imagine que você tem uma tabela com milhares de dados de usuários e pretende fazer uma subtabela desta apenas com dados de alguns usuários, normalmente, utilizaríamos o recurso de busca do navegador e então utilizaríamos os recursos de copiar e colar. Esta forma, além de ser trabalhosa, tem todas as garantias possíveis pra dar errado. Imaginemos que após um tempo precisamos atualizar um determinado dado na tabela do usuário, o mesmo item não seria replicado as subtabelas, além disso, ao copiar e colar, as chances de copiar algo como uma fórmula que está associado a determinada posição é muito grande em uma tabela nas Planilhas Eletrônicas em geral.

Para evitar este problema, utilizamos os recursos de PROCH (HLOOKUP) e PROCV (VLOOKUP), para isso, utilizamos como parâmetros chave_de_pesquisa, que significa o campo em que está ou diretamente o valor a ser pesquisado, além disso, precisamos definir o intervalo de dados que estamos trabalhando, o índice, que é a linha ou coluna a ser pesquisada e o item classificado que obriga a passarmos o valor correto correspondente ao índice ou então o item não será exibido.

DESLOC(OFFSET) é um recurso que busca valores dentro de uma determinada área, trata-se de um recurso muito utilizado para a criação de subtabelas pela facilidade que ele nos dá em retornar valores específicos dentro de um conjunto de dados, podemos definir este conjunto no primeiro parâmetro e em seguida devemos dizer a quantas linhas e quantas colunas este item deverá começar a obter valores e posteriormente, à partir deste ponto inicial, quantas linhas e colunas devemos obter deste vetor. O vídeo abaixo exemplifica melhor este uso.

 

O item ÍNDICE(INDEX) retorna o valor de um campo em uma posição específica em um intervalo, para isso, devemos passar a referência, que é a lista ou seleção que queremos encontrar o item e em seguida a posição definida pela linha e coluna dentro desta seleção. É um recurso muito interessante a se utilizar quando desconhecemos o tamanho de um determinado dado e precisamos pegar posições específicas deste, como o primeiro item da segunda coluna, ou o primeiro item da primeira linha. Podemos observar o uso desta função no vídeo abaixo.

 

CORRESP(MATCH) é outro recurso auxiliar para montagem de planilhas, trata-se de uma função que retorna a posição relativa de um item em um intervalo que corresponde ao valor especificado, este item possui três parâmetros, sendo o último destes opcional. São eles a chave_de_pesquisa, o intervalo e o tipo_de_referencia, o primeiro parâmetro serve para definirmos qual o valor que desejamos pesquisar, o segundo é o intervalo que pode ser retirado diretamente da tabela ou através de intervalo nomeado e o terceiro parâmetro é relativo ao tipo de referência que estamos precisando passar, no vídeo abaixo temos um exemplo para visualizar melhor este recurso.