Início do conteúdo
Consultas

Novas tabelas com consultas

As fórmulas de consultas das Planilhas do Google possuem diversas finalidades, desde a exibição da fórmula utilizada em determinada célula até o retorno de listas ou tabelas inteiras à partir de determinados valores chaves. São funções extremamente uteis, principalmente quando queremos montar tabelas novas à partir de dados pré existentes.

Um recurso bem interessante e utilizado principalmente quando queremos deixar transparente aos usuários que irão acessar nossas planilhas sobre como foi calculado ou disposto determinado assunto é o FÓRMULATEXTO ou FORMULATEXT(célula), com este recurso conseguimos guiar o leitor de nossas planilhas ao entendimento de como chegamos a determinado valor, sem que ele precise clicar na célula ou visualizar mesmo que o usuário só tenha acesso a leitura da planilha, no vídeo abaixo temos um exemplo de como utilizar.

 

Outro recurso simples de se utilizar e que pode fazer uma grande diferença principalmente na criação de formulários ou de tabelas é o Selecionar, ou =CHOOSE(índice;opção1;opção2;…), este recurso te permite exibir determinado resultado (opções) de acordo com um número definido em uma célula específica (índice). No exemplo do vídeo abaixo, quando digitamos um determinado número (corresponde ao mês) ao lado exibimos por extenso o mês correspondente.

 

Uma outra função simples de se utilizar e que já vimos em prática ao estudarmos as listas é o comando INDIRETO. Esta função cria uma seleção de valores à partir de células específicas, ou, à partir de uma posição da célula ou intervalos nomeados. No vídeo abaixo segue um exemplo desse uso.

 

As funções LIN e LINSCOL e COLS são recursos muito utilizados quando precisamos saber em que posições determinadas células se encontram, enquanto o LIN e COL exibem a primeira posição na largura e coluna e o LINS e COLS se referem a quantidade de itens de uma determinada seleção ou intervalo nomeado. No vídeo abaixo temos um exemplo de como utilizar esse recurso.

 

A função Endereço, serve para retornarmos em formato Texto uma determinada posição do da tabela, este recurso é muito útil quando combinado com funções que assim como o Indireto utilizam recursos de notação das posições, entre outros, ENDEREÇO(linha; coluna; [modo_relativo_absoluto]; [utilizar_notação_a1]; [página]) que têm como parâmetros os seguintes itens:

  • linha – o número da linha da referência de célula
  • coluna – o número da coluna (não o nome) da referência de célula. A é o número da coluna 1.
  • modo_relativo_absoluto – [OPCIONAL – 1 por predefinição] – um indicador sobre se a referência é linha/coluna absoluta. 1 é linha e coluna absolutas (por exemplo, $A$1), 2 é linha absoluta e coluna relativa (por exemplo, A$1), 3 é linha relativa e coluna absoluta (por exemplo, $A1) e 4 é linha e coluna relativas (por exemplo, A1).
  • utilizar_notação_a1 – [OPCIONAL – VERDADEIRO por predefinição] – um booleano que indica se utilizar a notação de estilo A1 (VERDADEIRO) ou notação de estilo R1C1 (FALSO).
  • página – [OPCIONAL – ausente por predefinição] – uma string que indica o nome da página para a qual o endereço se refere.

No vídeo abaixo temos um exemplo deste uso junto com o INDIRETO.