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Atividades de Fixação

Propostas para praticar:

  • Baixe o arquivo em CSV do link: https://ti.saude.rs.gov.br/covid19/download
    • Esse arquivo contém os dados de todos que fizeram o teste para Covid19 no Rio Grande do Sul e que deram positivos.
    • Dependendo da forma como vocês fizerem para importar os dados é possível que fiquem tudo em uma única linha, sendo assim, vocês devem utilizar o recurso de “Dividir texto em colunas” e selecionar como separador personalizado o “;”
    • Por se tratar de muitas linhas de dados, recomendo a criação de um Intervalo Nomeado para facilitar os processos descritos abaixo;
  • Crie uma outra ‘Pasta/Tabela’ e dê nome de subtabela
  • Nesta subtabela vamos obter dados mas inicialmente vamos utilizar o comando =ÍNDICE(covid;1;1), onde covid é a tabela completa incluindo os títulos por exemplo, para obter os títulos que desejamos obter. Vamos pegar apenas os títulos, Município, Sexo, Faixa Etária, Data Confirmação, Data Sintomas, Hospitalizado, Febre, Tosse, Garganta, Dispneia e Outros… colunas(2,5,6,8,9,12,13,14,15,16,17).
  • Para criar a nossa lista vamos utilizar a função Query, nesta, vamos inicialmente obter todos os dados utilizando o comando =QUERY(covid;“SELECT B,E,F,H,I,M,N,O,P,Q,R”)
  • Se você selecionou toda a tabela em covid, você provavelmente verá na primeira linha se repetir os parâmetros de cima, vamos eliminar essa linha adicionando um WHERE na consulta acima, ficando: =QUERY(covid;“SELECT B,E,F,H,I,M,N,O,P,Q,R WHERE B<>’MUNICIPIO’), ou então, você pode apagar os comandos feitos pelo ÍNDICE acima e deixar o comando dessa forma:
    • =QUERY(covid;“SELECT B,E,F,H,I,M,N,O,P,Q,R WHERE B=’PELOTAS’ LABEL B ‘Município’, E ‘Sexo’, F ‘Faixa Etária’, H ‘Data de Confirmação’,I ‘Data do Sintoma’,M ‘Hospitalizado’,N ‘Febre’,O ‘Tosse’,P ‘Garganta’,Q ‘Dispneia’,R ‘Outros’)
    • Notem no comando acima que estamos utilizando um novo item chamado de LABEL através deste item podemos dar nome as colunas;
  • Na maioria das vezes não nos interessa resultados específicos, então vamos criar mais umas linhas em nossa subtabela:
    • Resultados como SIM e NÃO são fáceis de quantificar, vamos criar então colunas novas para utilizar;
    • Na subtabela crie uma coluna nova para Hospitalizado_num, Febre_num, Tosse_num, Garganta_num, Dispneia_num;
    • Nessa subtabela vamos colocar na fórmula algo como: =SE(F2=”SIM”;1;0) onde F2 é o Hospitalizado em nossa subtabela;
  • Agora com esses dados crie um novo intervalo nomeado chamado Pelotas com estas colunas novas;
  • Crie uma nova subtabela chamando de totais;
  • Na primeira célula coloque algo como: =QUERY(subtabela;“SELECT sum(L), sum(M), sum(N), suM(O), sum(P), count(A)”)
    • A função sum está somando todos os 1 e 0 da subtabela, no caso, foi somado os dados das colunas novas criadas e ao final colocamos uma função count que  especifica quantos registros existem nessa tabela e que foram utilizados no cálculo;