Bloqueando áreas
Inicialmente devemos pensar, o que devemos proteger? São os nossos dados? São as nossas fórmulas? São os nossos gráficos? Tudo? Devemos atribuir acesso somente a leitura, acesso à escrita? Acesso apenas a uma tabela, ao documento inteiro? Algumas destas questões foram abordadas na seção anterior desta aula, vamos então repensar a parte prática.
Vamos analisar o exemplo à seguir. Trata-se de uma tabela de um campeonato de Fifa 2020 para PlayStation 4 que ocorreu a algumas semanas, os times envolvidos foram fixados e só terão acesso a leitura via visualização Web, já o gerente do campeonato poderá manipular apenas as informações dos resultados e o organizador do campeonato terá acesso completo a planilha.
O vídeo abaixo ilustra a organização desta planilha. Inicialmente temos uma Aba/Pasta só com o nome dos TIMES, estes times foram sorteados para organização deles na lista de grupos. A segunda pasta é a das CHAVES sorteadas que estão na ordem dos times na pasta TIMES, temos após esta, a pasta PARTIDAS – FASE, que apresenta todos os jogos dos times nas fases iniciais, assim como a distribuição dos pontos que vai variar de acordo com as partidas e em baixo temos a classificação geral e ordenação para os times que passaram para a próxima etapa. Temos então as fases chamadas de Mata a Mata que começam nas quartas de Final e terminam na Final, com disputa de terceiro e quarto colocado.
O primeiro passo então foi decidir, quem deveria ter acesso e a que parte? Ficou estabelecido que só o dono da planilha teria acesso as abas Time e Chaves e por isso elas aparecem no vídeo com o ícone de um cadeado, estas pastas não servem de nada para os jogadores ou para os gerentes e ao mesmo tempo, definem a posição dos times nas tabelas de classificação do campeonato.
Para inserir uma página ou intervalos protegidos devemos acessar o item de menu Dados e posteriormente clicar no item Páginas ou intervalos protegidos. Outro caminho possível é clicar na seta ao lado direito da pasta e clicar em Proteger página. O vídeo abaixo exemplifica estes dois usos.
As áreas específicas funcionam de forma bem parecida e ainda dá pra associarmos páginas e áreas específicas para facilitar o trabalho, no vídeo abaixo temos um exemplo de permissão mista, nesta tabela o gerente do campeonato só precisaria alterar os resultados das partidas, os demais campos que contém a lógica das pontuações das chaves não deveriam ser alterados por engano e portanto foram bloqueados.
Ao organizador do campeonato foi concedido acesso completo, para que ele pudesse vir a corrigir manualmente algum problema não previsto inicialmente, como por exemplo a não atribuição de critério final de desempate nas fases de grupos, ou seja, quando todos os outros critérios forem iguais (pontos, vitórias, saldo de gols, gols à favor). Dessa forma, para este usuário, atribuímos uma permissão completa nessas áreas, como exibido no vídeo abaixo.
Outro recurso muito útil nessa questão é o uso de Intervalo Nomeado que foi visto nas aulas de Validação de Dados, ao invés de selecionar os pontos específicos da tabela, este recurso permite em uma mesma permissão especificar vários pontos diferentes e não lineares de dados a serem protegidos e também é facilitado pelo fato de inserirmos um nome e não pontos que podem ser alterados à qualquer momento, o uso deste recurso pode ser observado no vídeo abaixo.