Início do conteúdo
Intervalos

Intervalos Nomeados

Intervalos Nomeados são uma forma de organização de dados, utilizamos estes para trabalhar com conjuntos de dados específicos, normalmente são chamados de categorias de dados e facilitam muitos processos que veremos ao longo deste curso. Um conjunto de dados nomeados é criado de maneira muito simples, bastando selecionar os dados desejados, clicar com o botão direito do mouse ou ir no item de menu Dados e em seguida clicar em Intervalos nomeados. Atribuiremos então um nome a este intervalo e este estará pronto para uso futuro. O vídeo abaixo exemplifica esta criação.

Tornar Intervalo Aleatório

Intervalos aleatórios é uma forma simples de bagunçar, desorganizar, tornar aleatório uma certa ordem de dados. A função serve para diversas finalidades, seja para cálculos de proporção estatística quanto para apresentação de dados onde não se pretendia ordenar por qualquer que fosse a coluna de dados. Assim como os intervalos nomeados, é extremamente simples de se utilizar, vejamos no vídeo abaixo:

Páginas e Intervalos Protegidos

Páginas e intervalos protegidos é um recurso extremamente valioso para as Planilhas do Google, pois definem o que uma pessoa ou um conjunto de pessoas podem ou não fazer dentro da sua planilha. Normalmente os recursos de permissão de editar são concedido aos colaboradores das planilhas, no entanto, às vezes necessitamos que nem tudo seja editável. Nesse momento entra o recurso de páginas e intervalos protegidos que servem para definir exatamente o que pode ou não ser alterado e por quem.

No vídeo abaixo existem dados que os editores dos dados não poderão ter acesso a edição, até porquê não faz sentido, como por exemplo o cálculo de Incidência e Mortalidade que se daria por uma fórmula específica diante da população e do número de casos/óbitos, desta forma podemos bloquear da seguinte forma, selecione o dado que deseja bloquear, clique com o botão direito em cima da seleção e selecione o item Proteger Intervalo e configure da maneira desejada.

Além de faixas específicas é possível proteger uma pasta inteira, é possível ainda fazer de maneira mista, adicionando um tipo de permissão em alguns dados e um tipo diferente no resto da pasta\planilha. Além disso, proteger a pasta permite criar exceções e que vão servir para a maioria dos casos em que você precisa proteger a planilha, o vídeo abaixo exemplifica este uso.