Início do conteúdo
Operações com Texto

Operações

Assim como a Data e Hora, o Texto também possui diversas funções que utilizaremos ao longo deste curso. No vídeo abaixo exibe um pouco de como encontrar estas funções.


SPLIT:
 Esta função divide um texto pelo caractere ou string especificados e coloca cada fragmento em uma célula separada na linha. O seu uso é simples, possui até quatro parâmetros e é dado pela função SPLIT(texto; delimitador; [dividir_por_cada], [remover_texto_vazio]). Como observado no vídeo abaixo, o parâmetro dividir_por_cada caso falso só efetuará a separação da STRING se todos os caracteres estiverem presentes juntos.

Exemplos:

SPLIT(“texto com, várias vírgulas, para exemplificar o uso”; “,”) retornará [texto com| várias vírgulas| para exemplificar o uso];

SPLIT(“texto com, várias vírgulas, para exemplificar o uso”; “, “) retornará [texto|com|várias|vírgulas||para|exemplificar|o|uso], pois cada espaço que é um dos caracteres de ‘explosão’ será um delimitador da String;

SPLIT(“texto com, várias vírgulas, para exemplificar o uso”; “, “; FALSO) retornará [texto com| várias vírgulas| para exemplificar o uso] pois é necessário que tenha a vírgula + espaço (“, “) para que seja separado a String;

MAIÚSCULA: Converte uma string especificada em letras maiúsculas. Por exemplo: MAIÚSCULA(“teste”) o retorno será “TESTE”;

MINÚSCULA: Converte uma string especificada em letras minúsculas. Por exemplo: MINÚSCULA(“TESTE”) o retorno será “teste”;

PRI.MAIÚSCULA: Converte a letra inicial de cada palavra de uma string especificada em letra maiúscula. Por exemplo: PRI.MAIÚSCULA(“teste”) o retorno será “Teste”;

MUDAR: Substitui parte de uma string de texto por outra string de texto. A diferença para o Substituir visto anteriormente é que podemos controlar a posição e a quantidade de caracteres a partir desta posição que devemos substituir, por exemplo.. MUDAR(“Planilhas de Excel”; 11; 8; “do Google”) retornará “Planilhas do Google” como pode ser observado no vídeo abaixo.

ARÁBICO: Calcula o valor de um algarismo romano. Por exemplo: ARÁBICO(“VII”) retornará 7.

ROMANO: Formata um número em algarismos romanos. Por exemplo: ROMANO(7) retornará “VII”, também é possível adicionar número em String, por exemplo, ROMANO(“7″) que o resultado será o mesmo “VII”.

MOEDA: Formata um número de acordo com a moeda específica da localidade. Por exemplo, MOEDA(“5,321”;2) retornaria “R$ 5,32”, lembrando que a moeda em exibição tem haver diretamente com a definição do usuário.

ARRUMAR: Remove espaços à esquerda e à direita em uma string especificada. Por exemplo, na função ARRUMAR(” João da Silva”) que é um erro muito comum observado em preenchimento de formulários, no caso o usuário colocar um espaço a mais, o resultado seria “João da Silva”;

EXATO: Testa se duas strings são idênticas. A função para usar é extremamente simples, como por exemplo: EXATO(“teste”;”teste”) terá como retorno VERDADEIRO, no entanto, se testarmos EXATO(“teste”;”test”) o resultado será falso, o mesmo se observa no exemplo à seguir, EXATO(“teste”;”Teste”) que retorna FALSO pois a função EXATO distingue uma letra maiúscula de uma letra minúscula. Para ignorar basta passar ambos os textos para maiúsculo ou minúsculo com as funções adequadas visto acima, por exemplo: EXATO(MAIÚSCULA(“teste”);MAIÚSCULA(“Teste”)) que terá como retorno VERDADEIRO.

DEF.NÚM.DEC: Formata um número com um número fixo de casas decimais. Por padrão a função gera o número com 2 casas decimais, no entanto, basta modificarmos o segundo parâmetro, por exemplo: DEF.NÚM.DEC(5,555555) retornará 5,56, no entanto se adicionarmos, DEF.NÚM.DEC(5,555555;3) o retorno será 5,556 e se adicionarmos DEF.NÚM.DEC(5,555555;1) o retorno será 5,6.

NÚM.CARACT: Retorna o tamanho de uma string. O tamanho é definido pela quantidade de caracteres, por exemplo: NÚM.CARACT(“A FRASE POSSUI X CARACTERES”) o retorno será 27.

REPT: Retorna texto especificado repetido um número de vezes. Por exemplo, REPT(“Planilhas do Google”;3) retornará “Planilhas do GooglePlanilhas do GooglePlanilhas do Google” ou seja, como se tivéssemos copiado e colado o texto 3 vezes, então o ideal é sempre colocar um caractere separador, neste caso a vírgula e o espaço, sendo assim REPT(“Planilhas do Google, “;3) ficaria “Planilhas do Google, Planilhas do Google, Planilhas do Google, ” e poderíamos remover a última vírgula com a função de MUDAR() visto acima;

SEARCHB: Retorna a posição na qual uma string é encontrada pela primeira vez no texto, contando cada caractere duplo como dois caracteres.

VALOR: Converte uma string em qualquer formato de data, horário ou número que o Editor de planilhas do Google compreenda em um número.

TEXTO: Converte um número em texto de acordo com um formato especificado.

DIREITAB: Retorna a seção direita de uma string até um determinado número de bytes.

ESQUERDAB: Retorna a seção esquerda de uma string até um determinado número de bytes.

EXT.TEXTOB: Retorna uma seção de uma string, começando em um dado número de caracteres até o número de bytes especificado.

NÚM.CARACTB: Retorna o tamanho de uma string em bytes.

SUBSTITUIRB: Substitui parte de uma string de texto por outra string, com base em um número de bytes.

FINDB: Retorna a posição na qual uma string é encontrada pela primeira vez no texto, contando cada caractere duplo como dois caracteres.

EXT.TEXTO: Retorna um segmento de uma string.

JOIN: Concatena os elementos de uma ou mais matrizes unidimensionais usando um delimitador especificado.

REGEXEXTRACT: Extrai substrings correspondentes a uma expressão regular.

REGEXMATCH: Identifica se parte do texto corresponde a uma expressão regular.

REGEXREPLACE: Substitui parte de uma string de texto por outra string de texto usando expressões regulares.

TEXTJOIN: Combina o texto de várias strings e/ou matrizes, com um delimitador especificado separando os textos.

T: Retorna argumentos de string como texto.

UNICODE: Retorna o valor decimal Unicode do primeiro caractere do texto.

ASC: Converte caracteres ASCII e katakana de largura total em caracteres de meia largura.Todos os caracteres de largura padrão não são alterados.

CARACTUNICODE: Retorna o caractere Unicode que corresponde a um número.

CÓDIGO: Retorna o valor de mapeamento Unicode numérico do primeiro caractere na string fornecida.

CARACT: Converte um número em um caractere de acordo com a tabela Unicode atual.

CLEAN: Retorna o texto sem os caracteres ASCII não imprimíveis.

Algumas funções vistas acima não serão bem exploradas nesta etapa, pois aprofundaremos este conhecimento em outro momento, observamos portanto acima as funções mais úteis\utilizadas neste momento.