Início do conteúdo
Localização, Substituição e Substring

Localização, Substituição e Substring

A função que permite a localização de um determinado texto, assim como a substituição de um determinado conteúdo e a obtenção de pequenas partes de um texto estão sendo ressaltados nesta sessão apesar de comporem as operações disponíveis no item Texto por apresentarem detalhes que irão servir para diversas finalidades futuras.

Localização: Esta operação é realizada à partir da função: LOCALIZAR(pesquisar; texto_a_pesquisar; iniciando_com) onde podemos passar até três parâmetros, são estes o Pesquisar que é o termo que desejamos pesquisar, o texto_a_pesquisar que será onde o conteúdo que desejamos pesquisar está e o item iniciando_com que é o caractere que desejamos começar a contar, vejamos no vídeo abaixo um exemplo de uso.

Além da função LOCALIZAR temos uma variante denominada PROCURAR(), os parâmetros são os mesmos a única e principal diferença entre estas funções é que enquanto a LOCALIZAR não diferencia caracteres maiúsculos de minúsculos a função PROCURAR faz esta distinção.


Substituição
: A função mais utilizada para a substituição de uma determinada palavra, número ou outro dado de um texto é a SUBSTITUIR(texto_a_pesquisar; pesquisar; substituir_por; numero_da_ocorrencia) a ordem dos dados é um pouco diferente das observadas acima nas funções de PROCURAR e LOCALIZAR, na SUBSTITUIR o primeiro parâmetro é o texto na qual desejamos pesquisar, o segundo parâmetro é a palavra/texto que desejamos localizar e o terceiro parâmetro é a palavra/texto à qual desejamos substituir no texto pela palavra localizada. Existe ainda um quarto parâmetro opcional que se refere a quantidade de ocorrências em que a palavra localizada aparece na qual desejamos substituir. O Vídeo abaixo exemplifica o uso desta função.

Substring: Como String significa um objeto do tipo Texto como vimos anteriormente nas formatações de DATA.VALOR, o termo SubString se refere a um pedaço do texto. É um recurso muito útil quando precisamos apenas de um pedaço de um determinado conteúdo. Por exemplo, quando recebemos uma abreviação de algo em uma tabela junto com os dados que necessitamos, se o tamanho dessa abreviação for padrão poderemos fazer uso da função de Substring para obter apenas os dados que nos interessam. Para realizar essa operação temos três meios, aqui veremos os dois modos mais simples que são através dos métodos DIREITA e ESQUERDA.

  • DIREITA(string; numero_de_caracteres)
  • ESQUERDA(string; numero_de_caracteres)

O que diferencia estas duas funções é a direção em que cortaremos os textos, segue um vídeo exemplificando isto.