Montando um calendário
Como uso prático de algumas funções de Data/Hora e formatação o vídeo abaixo exemplifica a criação de um calendário com algumas regras de validação conforme pode ser observado abaixo.
Vamos desmembrar a fórmula utilizada em quase todo o calendário:
=SE(B8<>“”;SE(B8+1<=FIMMÊS(B8;0);B8+1;);“”)
Podemos iniciar com o motivo de utilizar a fórmula, devemos lembrar que fevereiro às vezes possui 28 dias e outros anos 29 dias o que em uma formatação simples não permitiria, desta forma precisamos verificar se a data que estaremos exibindo é <= ao último dia do mês, para isso, utilizaremos a fórmula estudada na sessão anterior FIMMÊS, onde passaremos como parâmetro a data do dia anterior e 0 que significa que veremos o último dia do mês em atividade.
Para efetuar estas verificações utilizamos a condicional SE que veremos de forma mais aprofundada mais tarde, mas basicamente significa que, se o resultado for VERDADEIRO então faremos o cálculo da data do dia anterior + 1, ou seja, próximo dia. Caso contrário não exibiremos nada, nesse caso, simbolizado pelas aspas duplas sem conteúdo dentro “”. A outra validação serve para não exibirmos nada caso o valor anterior seja em branco.
Desta forma, podemos alterar o ano e teremos o dia da semana correspondente a qualquer dia do ano, um exemplo prático e rápido para se utilizar as funções de Data.