Compartilhar com Pessoas e Grupos
O Compartilhamento com pessoas e grupos é muito simples, exige apenas, que os envolvidos possuam uma conta google, o email pode ser por exemplo, thomas.aguiar@ufpel.edu.br desde que a conta esteja vinculada ao google, caso não esteja ele enviará um email indicando que a pessoa faça esta associação.
Conforme pode ser observado no vídeo abaixo, uma maneira simples de se fazer este compartilhamento é clicando sobre o atalho no canto superior direito escrito “Compartilhar”, basta então digitar o e-mail da pessoa com que você gostaria de compartilhar, ou o nome de usuário caso a pessoa esteja em seus contatos do google. Você deverá observar com atenção o tipo de permissão que deseja atribuir a pessoa com quem você está compartilhando algo, os grupos específicos do google são: Leitor, Comentarista e Editor. Ainda é possível tornar o usuário a quem você está compartilhando o proprietário da planilha.
Nas configurações deste item, é possível ainda especificar, se: “Os editores podem alterar permissões e compartilhar”, ou seja, se vocês querem permitir que pessoas que possam editar a planilha possuem permissões para alterar e compartilhar ou ainda configurar se: “Os leitores e comentaristas podem ver a opção de fazer o download, imprimir e copiar”, ou seja, se estará disponível apenas leitura ou também a permissão de baixar ou copiar o arquivo compartilhado com pessoas destes dois grupos.
Uma outra forma de compartilhar é através do compartilhamento por link, chamado de “Copiar link”, o item possui acesso restrito, onde apenas pessoas na qual você compartilhou o conteúdo terão acesso e a opção “Qualquer pessoa com o link”, na qual você poderá compartilhar com muitas pessoas sem a necessidade de adicionar cada uma no arquivo. Ao definir Qualquer pessoa com o link as opções “Leitor”, “Comentarista” e “Editor” voltarão a aparecer, para confirmar a mudança, basta clicar em “Concluído”.
Uma outra opção para acessar o conteúdo de compartilhar conforme descrito acima é acessar através do item de menu Arquivo e depois clicar em Compartilhar, notem no vídeo abaixo que se trata do mesmo conteúdo, o botão na planilha é um atalho rápido para chegar neste conteúdo.
Outras formas de se Compartilhar
No exemplo acima observamos o compartilhamento de uma planilha com pessoas específicas, no vídeo abaixo observaremos um exemplo de compartilhar a planilha através da WEB.
Para esta finalidade existem diversas formas de se obter este resultado, mostraremos as maneiras mais comum, primeiro temos o compartilhamento de Arquivos, para isto, basta que você salve a planilha em algum formato específico e compartilhe através do meio desejado, seja através de anexo em um email ou uma rede social. O ponto negativo deste tipo de compartilhamento é que como será um arquivo fixo, qualquer alteração que for feita na planilha não será replicada para estas pessoas.
Outra forma de se efetuar esse compartilhamento é através do item encontrado em Arquivo -> Publicar na Web, este item possui diversas configurações que podem ser observadas no vídeo abaixo, inicialmente cabe entender as duas principais formas disto, que é através de “Link” ou “Incorporar”.
O modo link permite que se envie a pessoa para uma página em que receberá as atualizações constantemente, este link poderá ser de um Documento inteiro ou de páginas específicas da tabela. Como resultado, teremos um link que poderá ser enviado através de email, publicado em websites, compartilhado em redes sociais. A outra opção Incorporar é mais comumente utilizada em sites, quando queremos que determinado conteúdo que esteja em outro link seja exibido em nossa página, para isso, fazemos uso da solução HTML chamada de IFRAME.
Observação: Na solução WordPress utilizada na instituição, recomendamos o uso do Link diretamente no conteúdo de um Post ou Página, pois este sistema fará a incorporação do Link automaticamente. O uso do Iframe é permitido no WordPress Institucional, no entanto sua formatação neste é diferente da informada pelo Planilhas Google.