Problema da Escolha de Carteira de Investimentos

A UFPel Investimentos Acadêmicos gerencia recursos de terceiros através da escolha de carteiras de investimentos para diversos clientes, baseados em bonds de diversas empresas. Um de seus clientes exige que:

– Não mais de 25% do total aplicado deverá ser investido em um único investimento;

– Um valor superior a 50% do total aplicado deve ser investido em títulos de maturidades maiores que 10 anos;

– O total aplicado em títulos de alto risco deve ser, no máximo, de 50% do total investido;

A tabela à seguir mostra os dados dos títulos selecionados. Determine qual o percentual do total que deve ser aplicado em cada tipo de título.

Retorno Anual Anos para Vencimento Risco
Título 1 8,7% 15 1 – muito baixo
Título 2 9,5% 12 3 – regular
Título 3 12,0% 8 4 – alto
Título 4 9,0% 7 2 – baixo
Título 5 13,0% 11 4 – alto
Título 6 20,0% 5 5 – muito alto

Resolução:

Corrigindo, como se trata de obter maior retorno e não menor, cabe a correção apontada no vídeo abaixo.