Início do conteúdo
Inserindo mapa do Google Maps

Instalando o Maps for Sheets nas Planilhas do Google

A instalação deste plugin não apresenta muitas dificuldades, basta ir no menu Complementos, depois Instalar Complementos, usar a ferramenta de busca para encontrar o plugin Maps for Sheets e clicar no botão de instalar. Depois disso, basta escolher o usuário do Google em que você estará instalando o plugin e ir clicando em avançar e concordar para avançar no processo. O vídeo abaixo exemplifica este processo de instalação, recomendamos a visualização geral dos recursos que esta ferramenta disponibiliza.

 

No menu Complementos veremos um item novo chamado de Maps for Sheets, neste item teremos uma lista de itens que formam um conjunto de ferramentas novas para serem utilizadas nas planilhas do Google, este conjunto de ferramentas é voltado a duas coisas principais, gerenciamento de dados do Google Maps e exibição de mapas, quanto ao gerenciamento do Google Maps teremos recursos que vão da localização de latitude e longitude de endereços, até o retorno de vários itens referentes a uma determinada coordenada, algo semelhante ao retorno quando pesquisamos algo no Google Maps. Quanto a exibição de mapas temos com essa ferramenta diversas possibilidades, uma dessas é a criação de um mapa totalmente personalizado utilizando a própria api do google.

Segue abaixo os itens de menu e o que contém em cada um desses:

  • Show ideas: Este menu é responsável por demonstrar em exemplos o funcionamento do plugin, nele podemos observar diversas funcionalidades, que vão da captura de informações do Google Maps, até a criação de mapas como o de Rotas, de Informação, de Calor e etc.
  • Insert: Este menu iremos utilizar depois de entender o funcionamento e os dados necessários para a criação de determinado mapa. Trata-se de inserir em nosso projeto a funcionalidade deste plugin, nele é possível encontrar visualmente o tipo de fórmula ou objetivo que queremos alcançar e usar nossos dados, nossas informações para criar nossas próprias soluções.
  • Update formulas: Algumas das fórmulas observadas acima nos permitem edição futura do problema, outras no entanto não, nesse caso, devemos montar novamente. O recurso update formulas te permite atualizar dados dos problemas que permitem edição.
  • Replace formulas with values: Recurso semelhante ao observado em Update formulas, no entanto, ele deverá atualizar o recurso baseado na alteração de dados, portanto, se seus dados foram alterados esta ferramenta irá atualizar sua ferramenta baseada nos dados novos informados.
  • Settings: Este item de menu será responsável pela configuração geral do seu plugin, trata-se de recurso mais técnico de personalização e identificação do usuário para os recursos do Google Maps, neste item é possível a identificação da aplicação em si (para estilizar o mapa por exemplo) além de especificar a chave de API que será utilizada para obter as informações do google maps.
  • Subscriptions: Trata-se da ferramenta do plugin Maps for Sheets em que é possível atualizar a chave de API (que dura um dia na versão gratuita), além da possibilidade de comprar chaves, que duram períodos entre 1 ano ou ilimitado. Recomendamos o uso gratuito da ferramenta, a principal dificuldade no uso deste recurso será ter que atualizar a api toda vez que pretender usar a ferramenta.

 

Após a instalação do mesmo, vamos precisar usar nesta, recursos do Google Maps, estes recursos são gratuitos para pequenos projetos, ou seja, aqueles que não tem muitas solicitações de informações aos servidores do Google, se você está pensando algo como, será se eu me encaixo na versão gratuita? Com certeza você não se encaixa no plano pago, trata-se de operações de empresas com muito acesso, que necessitam de muita consulta de dados da plataforma do Google Maps, no vídeo abaixo temos a criação de uma conta no Google Console da API do Google Maps e a solicitação de um endereço de API que será utilizado no menu Settings deste plugin.

 

No vídeo abaixo exemplificamos o uso de diversas ferramentas, explore os exemplos passados nos itens show ideas para ter uma visão mais clara e aprofundada do que essa ferramenta tem a oferecer, normalmente quando temos como atributos variáveis de endereço, cidades, países, ou seja, quando temos dados geolocalizados o uso de um mapa melhora e facilita e muito a visualização da informação e são altamente recomendáveis.

Criando um Mapa de Calor:

 

Criando Rotas: