Início do conteúdo
Mínimo, máximo, média e mediana

    O Cálculo de valores mínimos, máximos, médias e mediana podem te trazer uma profundidade dos dados, é mais fácil se trabalhar com uma determinada informação quando conhecemos seus limites, vejamos como calcular estes dados nas Planilhas do Google.

Mínimo

Como observado na seção anterior, segue as funções para cálculo de valor mínimo:

MÍNIMO

Fórmula: MÍNIMO(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor mínimo em um conjunto de dados numéricos.

MÍNIMOA

Fórmula: MÍNIMOA(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor numérico mínimo em um conjunto de dados.

Inicialmente vamos a diferença entre estas funções, enquanto a fórmula MÍNIMO ignora células com valores de texto, a fórmula MÍNIMOA não consegue lidar com textos, mesmo que eles sejam numéricos, vamos ao vídeo para observar na prática, notem que utilizei a ferramenta de Intervalo Nomeado para não precisar a todo momento ter que selecionar as células.

Notem que a fórmula possui dois atributos, o primeiro atributo é o que observamos no vídeo acima, o segundo é uma condicional, ou seja, ele verifica o menor número de um determinado conjunto de dados e compara com um outro número e retorna o menor número entre estes, vejamos um exemplo.

Máximo

Como observado na seção anterior, segue as funções para cálculo de valor mínimo:

MÁXIMO

Fórmula: MÁXIMO(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor máximo em um conjunto de dados numéricos.

MÁXIMOA

Fórmula: MÁXIMOA(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor numérico máximo em um conjunto de dados.

O MÁXIMO irá trabalhar ignorando campos textuais, já o MÁXIMOA, dependendo dos valores que estiverem sendo trabalhados poderá retornar 0 assim como o mínimo, mas apenas se os valores em questão forem negativos. O zero neste caso é uma forma dele informar para o sistema que existem dados textuais onde deveriam ter dados numéricos, dados estes que podem ser porcentagens, inteiros, moeda e etc., devemos cuidar muito bem que função utilizar, pois um cálculo de mínimo ou máximo que apresente valor 0 quando na realidade existem valores menores ou maiores do que este pode atrapalhar todo o resultado. Normalmente quando obtemos dados de fontes externas precisamos contornar alguns obstáculos como por exemplo o texto “valor não informado” ou “N/A” ao invés de um valor, nestes casos utilizar o MÍNIMOA ou MÁXIMOA nos trará problemas, no entanto também podem servir para corrigirmos o problema removendo os valores dos campos. Vamos ver no vídeo abaixo como calcular o máximo. Detalhe apresentado no vídeo é os valores booleanos (Verdadeiro/Falso) notem que Verdadeiro faz o mínimo retornar 1 pois nas Planilhas do Google True = 1 e False = 0.

Assim como nas fórmulas do mínimo, o máximo também possui um segundo atributo do tipo condicional, ou seja, ele verifica o maior número de um determinado conjunto de dados e compara com um outro número e retorna o maior número entre estes, vejamos um exemplo.

Média

Segue as funções relacionadas a média disponíveis nas Planilhas do Google:

MÉDIA.GEOMÉTRICA

Fórmula: MÉDIA.GEOMÉTRICA(valor1; valor2) | Descrição: Calcula a média geométrica de um conjunto de dados. Na matemática, a média geométrica de um conjunto de números positivos é definida como o produto de todos os membros do conjunto elevado ao inverso do número de membros. Indica a tendência central ou o valor típico de um conjunto de números usando o produto dos seus valores.

MÉDIA.HARMÔNICA

Fórmula: MÉDIA.HARMÔNICA(valor1; valor2) | Descrição: Calcula a média harmônica de um conjunto de dados. A média harmônica é uma das três médias de Pitágoras. Para todos os conjuntos de dados positivos que contêm, pelo menos um par de valores distintos, a média harmônica é sempre a mínima das três médias, enquanto que a média aritmética é sempre a maior das três e a média geométrica está sempre no meio. (Se todos os valores de um conjunto de dados não vazio são iguais, as três médias são sempre iguais umas às outras. Por exemplo, as médias harmônica, geométrica e aritmética de {2, 2, 2} são todas 2.)

MÉDIA.INTERNA

Fórmula: MÉDIA.INTERNA(dados; proporcao_a_excluir) | Descrição: Calcula a média de um conjunto de dados, excluindo algumas proporções de dados das extremidades superior e inferior do conjunto de dados. Retorna a média do interior de um conjunto de dados. MÉDIA. INTERNA calcula a média obtida excluindo-se uma porcentagem dos pontos de dados das pontas superior e inferior de um conjunto de dados.

MÉDIA

Fórmula: MÉDIA(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor médio numérico em um conjunto de dados, ignorando o texto.

MÉDIAA

Fórmula: MÉDIAA(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor médio numérico em um conjunto de dados.

O vídeo abaixo exemplifica o uso destas médias, apesar de todos serem médias os valores podem ser bem diferentes uns dos outros, até porquê o primeiro faz uma média em progressão geométrica, ou seja, da multiplicação dos itens, a segunda média é utilizada para ser um meio termo entre a média geométrica e a média normal, a média interna vai variar de acordo com o valor especificado na porcentagem (segundo parâmetro da função) trata-se da porcentagem que iremos eliminar dos extremos para obtenção de uma média mais padronizada e por fim a média normal é a soma dos itens dividido pela quantidade de itens da amostra.

 

Mediana

Segue abaixo a função relacionada a mediana observada na seção anterior:

MED

Fórmula: MED(valor1; valor2) | Descrição: Retorna o valor médio de um conjunto de dados numéricos.

A mediana é o valor que separa a metade maior e a metade menor de uma amostra, uma população ou uma distribuição de probabilidade. Em termos mais simples, mediana pode ser o valor do meio de um conjunto de dados. A mediana pode ser usada como medida de tendência central, medida de posição ou medida de localização quando a distribuição é distorcida, quando os valores finais não são conhecidos ou quando importâncias reduzidas são anexadas aos outliers (por exemplo, quando podem existir erros de medição). Ela é definida por dados unidimensionais ordenados e é independente de qualquer distância métrica (por exemplo, a média geométrica é definida por qualquer número de dimensões).

A Mediana vai ser muito utilizada em fórmulas de distribuições e probabilidade como veremos adiante no curso, no momento, basta que saibamos aplicá-la corretamente nas Planilhas do Google. O vídeo abaixo exemplifica o uso desta função. Ressaltamos a questão do segundo parâmetro passado nesta função, trata-se de uma possibilidade de adicionar mais um valor ou uma seleção para os valores passados no primeiro parâmetro, como estamos trabalhando com uma grande quantidade de linhas de dados (382) a mediana tende a permanecer a mesma não importa o valor que eu coloque para ela, no entanto, quando adicionamos mais uma seleção com mais de 200 itens (mais baixos ou iguais ao da primeira seleção) o valor tende a baixar pois estes elementos são adicionados nas respectivas posições dentro da mediana criada.