Início do conteúdo
Classificação e Filtros

Classificação

A classificação de uma tabela é algo simples, mas precisamos ter alguns cuidados, o primeiro deles é ter em mente que precisamos selecionar todo o conteúdo da tabela para fazer uma classificação, senão, incorremos ao risco de perder a coerência de nossa informação. Então o primeiro passo é selecionar toda a tabela, você tem a opção de selecionar também a primeira linha, que normalmente é o título de uma tabela ou não, selecionando o título você pode classificar escolhendo o título desejado, caso contrário, você precisará selecionar a coluna correspondente.

Outra questão que precisamos ter muito atenção é ao formato dos dados, pois, nem tudo é da forma como visualizamos, no vídeo abaixo temos um caso típico onde o tipo de informação atrapalha e muito a classificação dos dados da maneira como gostaríamos. Notem que no vídeo temos as mesmas colunas que no vídeo anterior, no entanto, os dados foram especificados com o caractere “.” (ponto) ao invés da “,” (vírgula), como a seleção de dados está configurado para Automático e em Português o sistema entendeu que os dados eram referentes a DATA e na hora da ordenação ficou tudo errado, quando retornamos para “,” (vírgula) como separador os dados voltaram a ser organizados da maneira correta.

Filtros

Os filtros são elementos indispensáveis em qualquer planilha eletrônica e dominar este recurso irá agregar muito a sua planilha. Dentre os principais motivos para se usar filtros estão o destaque das informações relevantes, a facilidade para a criação de sub-tabelas e obtenção de outros dados (informações que não era o objetivo de destaque) de forma fácil e simplificada.

O vídeo abaixo exemplifica o uso deste filtro de uma maneira genérica, isso é, para toda uma tabela de dados, para isso, basta que selecionemos toda a tabela, ir até o item de menu Dados e depois em Criar um filtro. Lembrando também no vídeo abaixo que dentre as funções do filtro estão a própria classificação vista acima.

O filtro pode ser utilizado apenas uma visualização específica, desta forma, qualquer alteração que fizermos na seleção de dados vai ser ignorada quando voltarmos para a tabela como podemos ver no vídeo a seguir. Devemos selecionar a tabela, ir até o item de menu Dados e depois em Visualizações de Filtros e então clicar em Criar nova visualização com filtro.

Outra opção de filtro interessante é a do filtro flutuante, definida através do submenu Controle de filtros no item de menu Dados que permite ressaltar um filtro para o usuário, este recurso é muito útil quando o filtro em si é determinante para quem analisar a planilha. Possui diversos controles de configuração da mesma forma que os filtros convencionais observados acima. Segue um exemplo no vídeo abaixo de como criar este filtro.

Diferentemente da Classificação, os filtros podem ser inseridos em uma única coluna que são expandido para todos automaticamente, claro, que nesse caso não é interessante criar mais de uma tabela nas mesmas linhas pois filtrar uma área pode prejudicar a visualização de outra. Segue abaixo um vídeo exemplificando esta criação. A criação se dá da mesma forma que o primeiro filtro explicado acima a única diferença é que selecionamos apenas a coluna desejada.