Sem a experiência de profissionais que transformam tecnologia de ponta em percepções acionáveis, Big Data não é nada. Hoje, mais e mais organizações estão abrindo suas portas para big data e desbloqueando seu poder, aumentando o valor de um cientista de dados que sabe como extrair insights acionáveis de terabytes de dados.
Tornou-se uma verdade universal que as empresas modernas estão inundadas de dados. No ano passado, McKinsey estimou que as iniciativas de big data no sistema de saúde dos EUA “poderiam representar US $ 300 bilhões a US $ 450 bilhões em gastos reduzidos com saúde ou 12 a 17% dos US $ 2,6 trilhões de linhas de base nos custos de saúde nos EUA”. Por outro lado, estima-se que os dados ruins custem aos EUA cerca de US $ 3,1 trilhões por ano.
Está ficando claro a cada dia que existe um valor enorme no processamento e na análise de dados e é aí que um cientista de dados ganha destaque. Os executivos já ouviram falar de como a ciência de dados é uma indústria atraente e como os cientistas de dados são como os super-heróis modernos, mas a maioria ainda não tem consciência do valor que um cientista de dados tem em uma organização. Vamos dar uma olhada nos benefícios da ciência de dados.
O que um cientista de dados faz?
A maioria dos cientistas de dados do setor possui treinamento avançado em estatística, matemática e ciência da computação. Sua experiência é um vasto horizonte que também se estende à visualização de dados, mineração de dados e gerenciamento de informações. É bastante comum que eles tenham experiência anterior em design de infraestrutura, computação em nuvem e armazenamento de dados.
Aqui estão algumas vantagens da ciência de dados nos negócios:
- Mitigando riscos e fraudes. Os cientistas de dados são treinados para identificar dados que se destaquem de alguma forma. Eles criam metodologias estatísticas, de rede, de caminho e de big data para modelos preditivos de propensão à fraude e os usam para criar alertas que ajudam a garantir respostas oportunas quando dados incomuns são reconhecidos.
- Entrega de produtos relevantes. Uma das vantagens da ciência de dados é que as organizações podem descobrir quando e onde seus produtos vendem melhor. Isso pode ajudar a entregar os produtos certos na hora certa – e pode ajudar as empresas a desenvolver novos produtos para atender às necessidades de seus clientes.
- Experiências personalizadas do cliente. Um dos benefícios mais interessantes da ciência de dados é a capacidade das equipes de vendas e marketing de entender seu público em um nível muito granular. Com esse conhecimento, uma organização pode criar as melhores experiências possíveis para o cliente.
Por que ciência de dados?
Vamos ver 8 maneiras que um cientista de dados pode agregar valor aos negócios
1. Capacitando a administração e os diretores para tomar melhores decisões
Um cientista de dados experiente provavelmente será um consultor confiável e parceiro estratégico da alta administração da organização, garantindo que a equipe maximize suas capacidades analíticas. Um cientista de dados comunica e demonstra o valor dos dados da instituição para facilitar processos de tomada de decisão aprimorados em toda a organização, por meio de medição, rastreamento e registro de métricas de desempenho e outras informações.
2. Ações diretas com base em tendências – que por sua vez ajudam a definir metas
Um cientista de dados examina e explora os dados da organização, após o que recomenda e prescreve certas ações que ajudarão a melhorar o desempenho da instituição, envolver melhor os clientes e, por fim, aumentar a lucratividade.
3. Desafiando a equipe a adotar as melhores práticas e focar nas questões que importam
Uma das responsabilidades de um cientista de dados é garantir que a equipe esteja familiarizada e bem versada com o produto analítico da organização. Eles preparam a equipe para o sucesso com a demonstração do uso eficaz do sistema para extrair ideias e impulsionar a ação. Depois que a equipe entende os recursos do produto, seu foco pode mudar para enfrentar os principais desafios de negócios.
4. Identificando oportunidades
Durante sua interação com o sistema analítico atual da organização, os cientistas de dados questionam os processos e suposições existentes com o objetivo de desenvolver métodos adicionais e algoritmos analíticos. Seu trabalho exige que aprimorem contínua e constantemente o valor derivado dos dados da organização.
5. Tomada de decisão com evidências quantificáveis e baseadas em dados
Com a chegada de cientistas de dados, a coleta e análise de dados de vários canais descartou a necessidade de assumir riscos elevados. Os cientistas de dados criam modelos usando dados existentes que simulam uma variedade de ações potenciais – dessa forma, uma organização pode aprender qual caminho trará os melhores resultados de negócios.
6. Testando essas decisões
Metade da batalha envolve a tomada de certas decisões e a implementação dessas mudanças. E a outra metade? É fundamental saber como essas decisões afetaram a organização. É aí que entra um cientista de dados. Vale a pena ter alguém que possa medir as principais métricas relacionadas a mudanças importantes e quantificar seu sucesso.
7. Identificação e refinamento de públicos-alvo
Do Google Analytics a pesquisas com clientes, a maioria das empresas terá pelo menos uma fonte de dados de clientes que está sendo coletada. Mas se não for bem usado – por exemplo, para identificar dados demográficos – os dados não são úteis. A importância da ciência de dados é baseada na capacidade de pegar dados existentes que não são necessariamente úteis por conta própria e combiná-los com outros pontos de dados para gerar insights que uma organização pode usar para aprender mais sobre seus clientes e público.
Um cientista de dados pode ajudar na identificação dos grupos-chave com precisão, por meio de uma análise completa de fontes de dados díspares. Com esse conhecimento profundo, as organizações podem personalizar serviços e produtos para grupos de clientes e ajudar as margens de lucro a florescer.
8. Recrutando o talento certo para a organização
Ler currículos o dia todo é uma tarefa diária na vida de um recrutador, mas isso está mudando devido ao big data. Com a quantidade de informações disponíveis sobre talentos – por meio de mídias sociais, bancos de dados corporativos e sites de busca de empregos – os especialistas em ciência de dados podem trabalhar em todos esses pontos de dados para encontrar os candidatos que melhor atendem às necessidades da organização.
Ao minerar a vasta quantidade de dados que já está disponível, processamento interno para currículos e aplicativos – e até mesmo testes de aptidão e jogos sofisticados baseados em dados – a ciência de dados pode ajudar sua equipe de recrutamento a fazer seleções mais rápidas e precisas.
Conclusão
A ciência de dados pode agregar valor a qualquer empresa que possa usar bem seus dados. De estatísticas e insights sobre fluxos de trabalho e contratação de novos candidatos, para ajudar a equipe a tomar decisões mais bem informadas, a ciência de dados é valiosa para qualquer empresa em qualquer setor.